- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Guerra equivocado
O deputado Xingú fez reclamação pertinente à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Seus requerimentos pedindo informações sobre quadro de pessoal e os custos daquele misto de rodoviária com ginásio de esportes chamado de reforma do prédio da ALE não foram respondidos. Alega o presidente Chico Guerra que todas as informações estão no Diário Oficial da Casa. Guerrinha está equivocado. Não constam tais informações no diário.
Das duas, uma
Já que está tudo lá como afirma Guerra, não custava nada ele mostrar, então, em qual edição do diário e em qual página estão as informações que o deputado Xingú cobra da Mesa Diretora, ou então, simplismente, num gesto de gentileza, fornecê-las com cópias dos documentos que estão sob seu poder.
Pode esquecer
Um experiente deputado, a la Herculano Quintanilha, previu: "Esse mandato do Xingú vai passar e ele não vai ter as informações que pediu."
E as passagens?
Não demora muito, vai ter deputado encostando Chico Guerra na parede querendo saber quanto já foi gastos com passagens aéreas e a quem pertece a agência de viagens que fatura bem com a conta da ALE.
Abrindo o fichario
Aliás, a quem pertence as empresas que prestam serviços para a Assembléia nas áreas de limpeza, conservação, informática, serviços elétricos e de telefonia?
Visita e convite
O vice governador Chico Rodrigues esteve esta semana com o general Jorge Fraxe, indicado pela presidente Dilma Rousseff para dirigir o DNIT. No encontro, Chico relatou a situação das obras em Roraima e em nome do governador José de Anchieta, convidou o general a ir ao estado para ver o andamento dos serviços.
Fraxe agradeceu o convite e confirmou que tão logo confirmada pelo Senado sua permanência no cargo, visitará o seu estado natal. Ele é roraimense.
No Haiti
Não foi a primeira vez que Chico Rodrigues mantém contato com Jorge Fraxe. Os dois estiveram juntos em duas ocasiões no HAiti. CHico como membro da comissão de deputados federal que visitou aquele país em que o Brasil compõem tropa de segurança da ONU, e Jorge Fraxe, como o então comandante da tropa brasileira.
Foi eleito pra quê?
Depois das dragagens de cargos e dos salários, a Prefeitura de Boa Vista agora quer dragar a compreeensão do cidadão. Se houveram problemas com obras em 2001, 2002 e 2003, por que o prefeito Iradilson Sampaio não as resolveu em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e neste ano de 2011, afinal, ele foi eleito para quê?
E o supersecretário, ao lado?
Não é Iradilson que conta com ajuda, com a perspicácia e vastos conhecimentos de um supersecretário, o que estão esperando para solucionar todos os problemas da Prefeitura?
Júnior Brasil:
"Algumas gestões tem como regente o poderosíssimo número 2...
Tem mandante Número 2 (às vezes bem mais respeitado que o Número 1), tem Caixa 2 (bem mais robusto que o oficial), tem até a Número 2, às vezes bem mais poderosas que as Números 1 ou, pelo menos, mais enxutas.
A PMBV tem como marca a “Etapa Número 2”."
Júnior Brasil 2:
"A Etapa 2 municipal se refere às obras, a maioria inaugurada com todas as pompas, ainda que as obras não tenham sido terminadas e continuem na maior cara de pau.
Querem conferir? É só irem ali na pracinha do Caçari, recém “inaugurada” às margens do Mirandinha. Agora é que estão colocando os postes de iluminação.
Pior é quando quebram a etapa anterior para completar a segunda, como fizeram na igreja Matriz, retirando as luminárias da praça de trás para recolocar na “praça” da frente, aquela que interditou a rua Floriano Peixoto."
E-mail Aberto - Líder do dalits
"Caro Edersen Lima, no apagar das luzes do ano passado, teve deputado que não foi re-eleito ganhando passagens para viajar para Fortaleza (CE) acompanhado de assessora nos dias 30 e 31 de dezembro, ou seja, em pleno reveillon!"
E-mail Aberto - Denúncias SUS/BV/RR
• Médicos e enfermeiros das UBS (unidades básicas de saúde) serão demitidos, serviços essenciais como a vacinação deixarão de ser ofertados para nossa população
• Salários de quem realmente trabalham serão diminuídos para que assim possam manter a folha complementar de altos salários dos que possuem apadrinhamentos políticos
• Médicos e enfermeiros serão remanejados de UBS para driblar o sistema de informação da atenção básica de saúde, já que muitas equipes estão sendo desfeitas com estas demissões em cadeia. Desta forma, objetivam forjar uma falsa aparência de que os serviços estejam sendo ofertados de acordo com a demanda.
• Mais farmácias das UBS serão fechadas
• Nosso prefeito covardemente se ausenta de decisões que refletem a saúde de uma população de aproximadamente 264 mil habitantes
• Na maioria das UBS não temos nem material para curativos, sendo necessário procura HGR para resolver problemas deste tipo
• População muitas vezes tem que levar a folha de papel para garantir que sairá do atendimento com uma receita médica. Atestados médicos são negados pela falta deste formulário nas UBS
• Em algumas UBS a população tem que levar sua cadeira de casa para garantir o direito de senta-se durante a consulta
• Em muitas UBS não há recursos humanos destinados a limpeza geral
• Geralmente os apadrinhados inseridos na folha, com o cargo destinado a exercer esta função, se negam a realizar o serviço e conseguem fazer valer esta improbidade
• Secretarias que essenciais como educação e saúde, parecem não ser essenciais neste momento caótico que enfrentamos. Festas e propagandas continuam sendo realizadas, enquanto UBS e escolas não terão condições de ofertar o mínimo necessário para estarem de portas abertas
Finalizamos esta denúncia com a tristeza e o pesar de saber que população de boa vista presencia tudo isto sem protestar, sem ir às ruas e exigir seus direitos e o impeachmant deste político que traiu milhares de eleitores.
Deputado de alto nível
Questionado ontem se abriria mão da imunidade parlamentar para responder processo na Justiça por acusar jornalista de extorsão, o deputado Soldado Sampaio respondeu que não ia "descer a esse nível".

Fogo amigo
A demissão de Wagner Rossi do Ministério da Agricultura é tida como fogo amigo do aliado PT. Israel Batista, ex-presidente da comissão de licitação do Ministério e autor das denúncias dos negócios do lobista Julio Cesar Fróes Fialho dentro do MA, é petista do ramo.
Reclamação
Servidores da Fetec reclamam ausência do chefe Osmar Marques.
Não foi inveja, foi surpresa
Por telefone, o deputado que fez comentário sobre a mansão avaliada em R$ 1 milhão, do assessor especial da ALE, J.R. Rodrigues, o Jota R, explicou que não fez o comentário por ser "invejoso", como publicado no título da nota, e sim, "de surpresa por não ter a mesma competência em administrar seus ganhos". Está explicado.
Posteridade

O vice líder do governo, Luciano Castro, num teretêtê de pé de ouvido
com ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) em audiência pública
na Câmara Federal.