- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Vaia homérica
O deputado Mecias de Jesus levou uma vaia homérica no fim de semana passado durante entrega de prêmios do Roraima Show Fitght ocorrido na Vila Olímpica. A platéia,
mostrando-se indignada sabe-se lá o porquê, chamou Mecias de adjetivos impublicáveis em referência à condição de réu por desvio de dinheiro público e formação de quadrilha no famoso Casa dos Gafanhotos, e por ter sido o gestor da obra de reforma do prédio da Assembléia Legislativa, o Jesusão, que custou três vezes mais que o Edifício Varandas do Rio Branco.
Sem discurso
Sem graça, Mecias deixou de lado o discurso que iria fazer e assim acabar logo com a vaia que levou.
Diárias para o Rio em Manaus
Falando em Mecias de Jesus, as últimas diárias (10) que ele pegou na ALE para viajar ao Rio de Janeiro no período de 6 a 19 de julho para "interesses do seu gabinete" estão sendo questionadas por um leitor assíduo do Fontebrasil. Segundo o leitor, no dia 9 de julho Mecias não estava no Rio e sim, em Manaus na festa de formatura de uma de suas filhas. Ele ficou na capital amazonense até o dia 13 quando despachou a mulher Darbilene Rufino do Vale para Miami (EUA).
O certo é que...
Se são incertos os dias em que teria que estar no Rio com os dias em que ficou em Manaus, tanto faz pois nenhum órgão fiscalizador irá encher o saco de Mecias. O certo de tudo é que as 10 diárias saíram e foram-lhe pagas e que participar da festa de formatura de uma filha e da despedida da mulher para viajar para os Estados Unidos, são mais que motivos "de interesses do seu gabinete".
Farinha do mesmo saco
Essa festa das diárias desfrutada pela oposição mostra que é tudo igual, sem por e nem tirar.
Destaque na Folha de S. Paulo
Projeto de Lei da deputada Teresa Surita que determina que firmas
contratadas via Regime Especial de Contratações para obras de Copa e Olimpíada apliquem 1% do valor do acordo em projetos sustentáveis, foi destaque da Coluna Painel FC da Folha de São Paulo, no último sábado (13).
Crianças e adolescentes
A proposta de Teresa, ainda, prevê que projetos mantidos pelas empresas teriam obrigatoriamente, também, que ser voltados para o atendimento de crianças e adolescentes de bairros do entorno das obras para os eventos.
E-mail Aberto - Novos contratados
"Senhor Editor, após a demissão em massa dos servidores da Prefeitura de Boa Vista, cuja desculpa foi atender a recomendação do TCE, o prefeito Iradilson Sampaio iniciou nova série de contratações. É o que consta no Diário Oficial do Municipio de Boa Vista, de hoje(15). No DECRETO Nº 831/P, DE 12 DE AGOSTO DE 2011, observamos que estão sendo acomodados, aos poucos, irmãos, parentes e filhos de politicos e amigos da gestão da Prefeitura. A maioria dos parentes, estão lotados (acomodados) na Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. Abaixo alguns nomes que entraram hoje (ontem) na PMBV:
* Thiago Coelho Fogaça - AS-6, Assessor Técnico, no gabinete da vice prefeita Suely Campos. O Thiago é irmão do deputado estadual Dhiego Coelho Fogaça.
* Esdra Rumã Brilhante Santos Araújo, Assistente 1 AS - 7 - Gabinete da vice prefeita Suely Campos. Esdras é nora do desembargador aposentado Elair de Morais e amiga de Daniele Campos, filha de vice-prefeita. Esposa de Rodolfo Morais, advogado da Coligação para Roraima Voltar a ser feliz. Ela participou da campanha do Neudo Campos na Tv a qual tirava uma camisa amarela para em seguida aparecer uma vermelha.
* Jacques Pereira Filho Assistente 1 AS – 7, filho da Mariângela Drumont, chefe do Cerimonial do Palácio quando Neudo Campos era governador.
* Luis Afonso Maciel de Melo (Luluca), AS-4, Assessor 4, Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, amigo pessoal de Neudo Campos e irmão do atual Secretario Estadual de Fazenda, Renato Maciel de Melo.
Raul Ribeiro Pinto - AP-2, Assessor Especial, Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo
* Emerson Cairo Matias da Silva, Agente Público Municipal 4 AO-10, Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, filho de Antonia Matias, jornalista.
Sebastião Cairo da Silva, Assessor Especial AP-2, Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, pai do Emerson Cairo.
* Ainda consta no cargo de superintende, a aposentada Iracyrema da Costa Neves, AP-2. Amiga de Suely Campos."
E-mail Aberto - Lista do achincalhe
"Edersen, naquela lista que o seu Clóvis, o da "TV a cores", faltou perguntar QUEM, foi presa no Centro Cívico pela Polícia Federal por porte de drogas?". Aluísio Filho
E-mail Aberto - O senhor de todas as dragagens
"Caro Edersen Lima, como administrador o Getúlio Cruz dragou muito dinheiro da União para aquele lunático projeto dele de dragar o rio Branco. Agora a
política econômica dele na Prefeitura dragou a esperança de muitos pais de família." José Anísio
Política econômica de Getúlio dá chabú
Está mais que comprovado que a política econômica adotada pelo professor Getúlio Cruz à frente da super secretaria de Finanças, Planejamento e Economia, criada especialmente para atender seus vastos conhecimentos, deu chabú. Não presta. É a pior da história de Boa Vista, por isso, mandou para rua 1.670 servidores comissionados.
Pegou Prefeitura ajustada, mas...
Depois de passar 20 anos na Folha de B. Vista ditando regras de ética política e de como se deveria administrar uma cidade e um estado, Getúlio Cruz foi convidado em 2007 para ser super secretário do prefeito Iradilson Sampaio, que herdou da ex-prefeita Teresa Surita, uma prefeitura ajustada e com alto índice de aprovação.
Azedão
Desde que Getúlio instalou sua política econômica a coisa começou a azedar pelas bandas do Palácio 9 de Julho. As primeiras demissões e reduções de salários começaram três dias depois que Iradilson se elegeu em 2008. Sob acompanhamento de Getúlio, Iradilson voltou a contratar mais do que a Prefeitura poderia arcar, e novas reduções salarias ocorreram.
Colocou filho do chefe no curso de Direito
E-mail enviado à Coluna informa a moral que ilustre figura tem dentro da empresa em que trabalha. Tal figura intermediou ingresso fraudulento do filho do patrão no curso de Direito em universidade federal. Das 40 vagas do curso, ele ficou em 43º. Ingressou com mandado de segurança e "passou" sem que houvesse qualquer recurso contra impetrado pelo reitor amigão. Já o candidato que ficou em 41º, a universidade recorreu e impediu seu ingresso.
Por isso, tal ilustre figura esbraveja por onde passa que "Inho" só é advogado por causa dela, e que "duvido, maninha, me demitirem de lá!".
Comprometimento com pessoal
Enquanto a política econômica da gegegê adotada pelo prefeito Iradilson Sampaio extrapola o limite de contratações de servidores, o governo do estado compromete 40% dos 49% em recursos com pessoal. O Judiciário, cerca de 4,7% dos 6% do seu limite. O Ministério Público 2% dos que tem direito. Mas é no Legislativo, que soma ai o Tribunal de Contas, que o bicho pega com excesso registrado e nenhum dos dois quer cortar na carne os 3,5% que extrapolam dos 3% que lhes são constitucionais.
Derrubou bocada
Em 2004, o então governador Flamarion Portela, assinou decreto aumentando de 3% para 4,5% os gastos com pessoal do Legislativo atendendo pedidos da ALE e do TCE. Ocorre que esse percentual fere a Constituição Federal que determina 3% com despesas da folha de servidores. Ottomar Pinto assumiu no fim daquele ano e derrubou a bocada.
Veto certo
O governador José de Anchieta já manifestou posição de vetar qualquer projeto que venha ferir a constituição federal.
Exarcebadíssimo de tanto trabalho
O secretário Rui Figueiredo, o nosso querido Alberto, vem acumulando serviços com a recém criada pasta do Facebook, daí certa dificuldade em encontrá-lo no Palácio Hélio Campos onde fica a sua sala na Secom.
Enquanto isso, com tratamento diferenciado...
