00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Na Posteridade de hoje, turma dos anos 80.


\"\"Edersen Lima
De Brasília

Visita
O governador José de Anchieta esteve ontem visitando o ex-deputado Urzeni Rocha, que se encontra internado no Instituto do Coração, em São Paulo. Urzeni deve entrar na fila de pacientes que precisam de um transplante.
Anchieta foi recebido pela esposa de Urzeni, Nira Mota, que agradeceu o apoio dele ao disponibilizar a UTI no Ar que levou o marido a São Paulo depois de sofrer duas paradas cardiacas em Boa Vista.

Reclame com quem de direito
A secretária de Educação, Lenir Rodrigues, reclamou ontem da Coluna em "envolvê-la" em questões com sua irmã, a repórter de Política da Folha de B. Vista, Elissan Paula. Lenir, que vem realizando bom trabalho à frente da SECD, tem razão em não querer ser envolvida com questões particulares que não lhe dizem respeito. No entanto, tais questões dizem respeito à sua responsabilidade como chefe da pasta em que a irmã Elissan, professora concursada, há anos não pisa em sala de aula e recebe salário normalmente em razões que ninguém na secretaria sabe explicar.

Queimando o filme
Lenir, que tem pretensões políticas para 2014, não deve reclamar de quem lhe informa sobre irregularidades que ocorrem na secretaria que comanda, e sim, com quem lhe queima o filma, usufruindo de situação que só prejudica a sua imagem. Fechar os olhos para irregularidades ou beneficiar parentes depõem contra tanto ao gestor público como ao pretenso político.

Debochando no Twitter
Em redes sociais, Elissan Paula debochou ironicamente da situação privilegiada que vive na Educação, afirmando que está "chovendo convites de trabalho". Por isso, para que servidores na pasta não soubessem de novos deboches e críticas ao governo Anchieta, o acesso ao Facebook e Twitter na SECD foi interrompido.

Duas opções
Lenir Rodrigues quer marcar sua passagem na Secretaria de Educação e carimbar seu projeto de ser candidata em 2014 de que forma, como a secretária que ajustou a Educação e melhorou a vida de professores e alunos, ou como a chefe que beneficiou a irmã com salário sem trabalhar?

Posteridade
\"\"
Em preto e branco, Jadir Correea, Consuelo Oliveira, Ester Bastos,
Expedito Peronico, Laucides Oliveira e Ottomar Pinto.

Primeiro lugar
Iara Calheiros, filhado presidente do Crea-RR, comandante Carlos Calheiros, passou em primeiro lugar para assessora de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça de Roraima.

Factóide
Os deputados Brito Danadão,  Soldado Sampaio Diárias e Diego Coelho, estiveram ontem na Codesaima acompanhados de cinegrafistas e fotógrafos da Assembléia Legislativa para entregar ao presidente da empresa, Ramiro Teixeira, requerimento cobrando informações sobre a folha de pessoal.

Melancia dá mais efeito
Marinheiros de primeira viagem, Brito, Sampaio e Diego não sabem que todo pedido de informação partindo da ALE ou de um deputado tem que ser votado em plenário. Ao levar equipe de comunicação, os três só queriam era criar fato e aparecer na imprensa. Se cada um colocasse uma melancia na cabeça, causavam mais efeito.

Qual a fonte de tantos recursos?
Brito anunciou que um grupo de 10 empresários se reuniu e decidiu fazer uma cota, em que cada um doará o valor de R$ 1 milhão para abertura um novo matadouro frigorífico.
Um jornalista que acompanhava a vista fez questionamento curioso: "É bom que a Receita Federal fique atenta quanto a procedência do dinheiro da tal cota, pois nesses tempos de crise, quem tem um milhão para doar assim sem mais nem menos?"

Sorriso amarelo
Ainda durante a visita na Codesaima, o diretor Comercial George Melo, perguntou a Brito: "Deputado, e o problema do caso das bananas? Em tempo, Brito era diretor do Mafir no governo Neudo Campos, quando a dupla Wilson Mulinari e Luís Carlos Florenciano, concunhados de Neudo, desviaram mais de R4 10 milhões da emrpesa com compra de bananas e outras frutas com notas fiscais falsas.
Sem graça e com sorriso amarelo, Brito respondeu: "Não vamos nos prender ao passado. Quem vive de passado é museu", desconversou.

E-mail Aberto - Apenas uma parte
"Prezado Lima, após denuncia do Fontebrasil, o Tribunal de Contas do Estado de Roraima disponibilizou apenas a tabela de cargos e vencimentos. Ainda é um completo mistério a razão pela qual o órgão se recusa a disponibilizar no site, o seu quadro de pessoal e os dados sobre as licitações feitas naquele tribunal." Ednaldo Vieira

Enquanto isso, na sala dos arquivos...

\"\"

Mais um assalto à joalheria em Boa Vista
Uma joalheria, localizada na Avenida Benjamin Constant, bairro Centro, foi assaltada na tarde de quarta-feira (3). De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar, dois jovens a bordo de um veículo Siena vermelho, anunciaram o assalto. Levaram R$ 40 mil reais entre dinheiro, jóias e 1 notebook. Os bandidos fugiram sem que fossem identificados. A Policia está investigando.

Bola fora
A Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher do Senado deu bola fora ontem com a divulgação de nota de repúdio contra o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, que disse, antes de ser demitido, que a ministra Ideli Salvati (Relações Institucionais) era "fraquinha". Ora, muitos políticos e ministros e até aliados da presidente Dilma Roussef pensam a mesma coisa, só não se pronunciaram.

Bola fora 2
Considerar uma pessoa - nesse caso uma mulher - "fraquinha" para o cargo que ocupa não é nenhuma forma de "ataque de forma machista e preconceituosa" que "demonstra uma profunda violência a todas as mulheres, bem como ao governo da primeira mulher presidenta do Brasil".
Quer dizer que um político pode ser chamado de fraquinho, mas uma política, não, por que isso é preconceito e violência contra a mulher?

Menos feminista e preconceituosa
A nota ainda faz uma ligação totalmente fora do contexto com a semana em que a Lei Maria da Penha faz cinco anos. Ou seja, a Subcomissão do Senado misturou alhos com bugalhos em "repúdio pela violência de um ministro". Pode?
Fica o toque a quem assinou a nota ter visão menos feminista e, nesse caso, verdadeiramente preconceituosa, para no futuro dar outra bola fora dessas.

Pagamento de precatórios
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima, durante reunião com professores na manhã de hoje, anunciou o pagamento dos precatórios da União para próxima quarta-feira (10).

Macaco Simão:
E a foto do Obama completando 50 anos? Compara com uma foto de cinco anos atrás! Tá velho. O poder envelhece! Veja uma foto do Sarney há 50 anos. Tá o mesmo! Rarará!

\"\"

Últimas Postagens