- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
E o rolo do bingo no Baré?
O fechamento do bingo que funcionava na sede do Baré Futebol Clube virou mistério na Polícia Federal, o assessor de imprensa da instituição, Geovane Negreiros, informa que o inquérito corre sobre sigilo. O fechamento do bingo ocorreu há quase três meses e deixa no ar questionamentos sobre quem permitiu seu funcionamento e diante de quais argumentos pois esse tipo de jogo é proibido em todo território nacional há quase 10 anos.
Gente graúda
Fonte da própria Polícia Federal informa que as investigações não descartam envolvimento de gente graúda beneficiada com o funcionamento do bingo.
Alvará e coincidência
Para funcionar o bingo, como todo e qualquer estabelecimento comercial, precisava de alvará concedido pela secretaria de Finanças do município. Se não assinou esse alvará, pelo menos teve conhecimento, o secretário Getúlio Cruz, coincidentemente, vice presidente do Baré, clube que faturou uma boa grana alugando sua sede para o bingo.
Mais coincidência
Getúlio é cunhado do presidente "quase\' vitalício do Baré, Zuza Araújo.
"Distorções claras"
A senadora Ângela Portela bateu pesado no governo estadual em relação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) lamentando que eles estejam sendo mal utilizados em Roraima, com "distorções claras".
Ângela observou que o volume de recursos destinados ao estado cresceu 126,44%, saindo de R$ 111 milhões em 2004 e chegando a R$ 251 milhões em 2010. Ela assinalou que, no mesmo período, a população cresceu apenas 18,15% e o número de estudantes diminuiu: passou de 106 mil em 2005 para 86.147 em 2010.
E-mail Aberto - Competência de senador
"Parece que agora virou versos de trocadilhos, um senador da República Federativa do Brasil ocupar a tribuna de um Senado e falar da educação de Roraima. A senadora Angela está esquecendo que no governo do marido Flamarion ocuparam o poder em Roraima, e o que se viu naquela época era escândalos no Estado com merenda, transporte escolar, infra-estrutura de escolas, pior do que hoje...!, gafanhotos, etc... Agora fala de educação. Por que a Sra. não fala do gasto da educação no Brasil, tributos altíssimos que o governo cobra dos cidadãos, por sinal um dos mais altos do mundo, a exploração mineral em terras indígenas? Temas relevantes e de interesse nacional? Por que não dos tributos altíssimos que o governo mantém para o cidadão. Falar de educação do Estado e com pouca informações sobre ela é no mínimo preocupante na posição de uma senadora. É por isso que aparece os tiriricas no mundo politico." James Freitas, educador.
E-mail Aberto - Melindres, biquinho e cara feia
"Edersen, quem esteve na Câmara Municipal na terça-feira no dia da audiência pública dos secretários municipais, e foi um pouco mais observador, notou que o secretário Getúlio Cruz parecia bastante incomodado com a situação de coadjuvante em que foi colocado. Getúlio, acostumado a ser o foco das atenções nos últimos tempos, falando em nome do prefeito Iradilson, parecia, sinceramente, chateado!!!
Falou pouco, explicou o de sempre, e não fazia questão de esconder a cara feia e a falta de paciência por estar ali. Chegou até a perder a compostura e a EDUCAÇÃO, quando um sindicalista afirmou do plenário que muitos estão "pagando para trabalhar", Getúlio riu. Quando o sindicalista afirmou que ele estava rindo porque era RICO, Getúlio explodiu e chamou o rapaz de idiota, chegou a ser contido por outros secretários. Fica a dúvida, será que o incômodo de Getúlio era por conta de Maria Helena Veronesse estar naquela oportunidade representando o Prefeito e não ele? Ou será que já é por conta do comentário de que a candidata escolhida para receber o apoio do Prefeito nas eleições do ano que vem será a Veronesse e não ele, Getúlio??? SERÁ?? Fica a dúvida. Outra dúvida é, será mesmo que Getúlio realmente achava que iria ser o escolhido do Prefeito para ser seu candidato nas eleições de 2012? Pode ser que nem tudo esteja perdido na administração de Iradilson." Marcelo Ribeiro, jornalista
E-mail Aberto - Sobrinho
"Senhor Edersen Lima, denúncias lá da Superintedência de Atenção Especializada da secretaria municipal de Saúde, dizem que lá quem dá as cartas é MARCELLO ARAUJO DE SOUZA - Fisioterapeuta - sobrinho do Zuza do Baré F. C. que é irmão do secretário Robério Araújo, o pula-pula, não encontrei publicada sua nomeação no diário municipal." Agenor Batista
Enquanto isso, cada um faz o que sabe...

Lula enrolado
O senador Alvaro Dias defendeu em discurso na tribuna do Senado, abertura de investigação sobre os motivos que levaram o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cesar Asfor Rocha a desistir de concorrer a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Para Dias, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve convocar os envolvidos no caso para prestar depoimento.
Confirmou
Cesar Asfor confirmou à revista VEJA que renunciou à candidatura depois de ter sido acusado levianamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cobrar propina para votar em um julgamento no STJ a favor de uma empresa. A informação foi levada a Lula por Roberto Teixeira, advogado e compadre do ex-presidente.
De quem é a vaga?
O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) vai julgar nesta semana se a vaga de suplente pertence ao partido ou à coligação. A decisão afetará 24 vagas na Câmara.
O primeiro caso, que servirá de parâmetro para os demais, será o do suplente do PSB do Rio Carlos Victor Rocha Mendes. Ele quer ficar com a vaga deixada por Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que está ocupada por Carlos Alberto (PMN-RJ).
Câmara não empossou
No Supremo, já existem 18 mandados de segurança com o mesmo pedido. Até agora, o tribunal determinou liminarmente cinco posses de suplentes dos partidos. No entanto, a Câmara não deu posse a eles.
Meia-entrada
Membros da União Roraimense de Estudantes Secundaristas (Ures), Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer), União de Estudantes Estaduais de Roraima (UEER), na União Municipal de Estudantes Secundaristas (Umes), União Geral dos Estudantes (UJE), prometeram entrar com uma ação penal na justiça, na próxima semana, contra os promotores de evento que, mesmo após recomendação do Ministério Público Estadual, que estudantes que apresentarem a carteira de estudante em shows, cinemas só pagam meia entrada, insistem em descumprir cobrando entrada integral.
Direitos humanos
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil promoverá, em parceria com a International Bar Association, o evento "Relatório sobre a situação do sistema judiciário da Venezuela" e "Direitos Humanos na Administração da Justiça (em português) - Um curso de Direitos Humanos para Advogados, Juízes e Defensores Públicos", que será realizado hoje e amanhã (26) na sede do Conselho Federal da OAB-DF.
Lan Houses
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que regulamenta o funcionamento de lan houses, prevê parcerias entre os estabelecimentos e os governos e dá prioridade em linhas especiais de financiamento para compra de computadores. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
\'A proposta define as lan houses como centros de inclusão digital para universalizar o acesso à internet e prevê parcerias com o Poder Público em projetos educacionais, culturais e de utilidade pública para ampliar o acesso à internet por meio de programas de complementação pedagógica", destacou o deputado Luciano Castro.
Enquanto isso, cooptando rebanho via agência de turismo...

Quem é o vice?
Em entrevista a Jô Soares, semana passada, o professor Gaudêncio Torquato citou o caso da eleição de 1996, como pitoresco. O fato foi sobre a pergunta que um cidadão gaguinho fazia no horário eleitoral gratuíto sobre quem era o vice do candidato Ottomar Pinto, o desconhecido Mimi Filgueiras, à Prefeitura de Boa Vista.
Lady Kate
Depois que se casar com o príncipe William, Kate Middleton passará a ser chamada de Lady Kate, homônimo de personagem humorístico do Zorra Total.