00:00:00

OPINIÃO FORMADA

O deputado Jean Frank, é o entrevistado do Jogo Rápido.


Edersen Lima
De Brasília

Obras na Guiana para o Brasil
O líder do governo no Senado, Romero Jucá, tratou ontem com o embaixador Antônio Simões, subsecretário –Geral para América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, sobre a construção da estrada que liga Boa Vista a Geogetown, a construção de um porto e de uma  hidrelétrica na Guiana. O embaixador adiantou que o presidente guianense, Bharrat Jadgeo, pediu para duas empresas brasileiras estudos completos para construção das três obras.

Reajuste do IR
Ainda falando em Romero Jucá, ele anunciou ontem que foi editada a medida provisória 528/11, que reajusta em 4,5% a tabela do Imposto de Renda para o período de 2011 a 2014. Segundo ele, essa correção representa o planejamento das ações do governo para os próximos anos, da mesma forma como foi feito no caso da votação do reajuste do salário mínimo.

Benefício
"Quando votamos aqui o salário mínimo, confirmamos à população brasileira que assim que fosse aprovado, ainda este ano, a presidente Dilma [Rousseff] editaria uma medida provisória para que a correção da tabela do Imposto de Renda pudesse beneficiar também os contribuintes brasileiros já a partir da sua edição", informou Jucá.

Posteridade
\"\"
Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, e o governador José de Anchieta,
semana passada durante encontro sobre questões ambientais em Manaus.

Cachorro de rua causa mais um acidente
Mais um acidente ocorreu por causa de um cachorro. A colisão ocorreu na Rua Flamboyant, bairro Jardim Primavera, quando Silvana Correia, conduzia uma moto Titan preta, placa NAN 2708, quando foi surpreendida por um cachorro de rua que cruzou a sua frente. Moradores reclamam do aumento de animais soltos pelas ruas e da inércia do Centro de Controle de Zoonoses, que não recolhe esses animais. Esse é o oitavo acidente do ano causado por cães.

Transparência orçamentária
Uma pesquisa encomendada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) aponta Boa Vista como uma das capitais com a pior transparência orçamentária do país. O município aparece em 10º lugar que onde as contas são as piores em gestão em lidar com dinheiro público.  Quando esteve à frente da Prefeitura de Boa Vista, Teresa Surita ganhou vários prêmio como gestora. A administração atual ainda culpa "gestões anteriores" pela situação atual que se encontra, não é babalaÔ?

Gordorico e os salários atrasados
De Mucajaí, servidora comissionada da Prefeitura informa que há três meses que o prefeito Gordorico Lopes não paga o salário dos comissionados, é verdade?

Mal das pernas
Reclamações diversas contra o EcoHotel. Até a feijoada que começou bem, sábado passado não teve.

Jornais, também
Não é só em radio e TVs que políticos usam "laranjas" como donos. A façanha também é feita com jornais.

Coletiva
O presidente da ALE, deputado Chico Guerra recebe a imprensa hoje para informar a programação do I SIMPÓSIO: “SAÚDE: Preocupação de todos” – Os desafios para a construção de um sistema de saúde justo e eficaz. O evento será realizado no dias 12, 13 e 14 de abril no Plenário da Casa.
Este é o primeiro de uma série de simpósios serem pela Casa, discutindo temas importantes, relacionados aos problemas enfrentados pela população de nosso Estado, em parcerias com os órgãos públicos e privados envolvidos de modo direto ou indireto nas respectivas questões.

Curiosidade
Uma decisão de um juiz dando reintegração de posse de um lote considerado área de preservação permanente causa curiosidade pelo fato de que o autor da ação já possui várias APPs, quando a lei define apenas uma por cidadão ou empreendimento.

Jogo Rápido / Jean Frank
Como o senhor classificaria a atual situação da agropecuária de Roraima?
Temos um Estado de grande potencial, que detém muitas oportunidades para pequenos e grandes produtores. Faltam, porém, políticas públicas estritamente voltadas para privilegiar a agricultura familiar. Vamos trabalhar \"\"em cima dessa proposta. 

O programa da Secretaria de Agricultura condiz com a necessidade do produtor?
Em parte sim. A secretaria já dispõe de alguns projetos como o Pró Custeio, Programa de Mecanização, de Distribuição de Sementes e de Calcário. Entretanto, falta assistência técnica, aliada a um trabalho de extensão rural, que apóie e oriente o pequeno produtor no  campo.  Falta facilidade de financiamentos. Falta o registro fundiário para que ele possa ter acesso ao crédito.  Credito existe, mas falta a possibilidade do acesso.

A médio e longo prazo, quais seriam as providencias que deveriam ser tomadas para o incremento do setor?
Adotar um programa que estabeleça metas de produção, por região.  Precisamos reunir, ouvir, calcular as dificuldades,  identificar e reduzir  gargalos, que estão prejudicando nosso  Estado. Planejar,  para apoiar cada região em sua peculiaridade. E assim, estabelecer um calendário produtivo, com o propósito de facilitar o escoamento e a comercialização dos nossos produtos. 

Missão
O vice governador, Chico Rodrigues, assumiu a comissão especial que vai atuar junto ao setor produtivo do estado.

Regularização de terras
O governador José de Anchieta e o secretário de Planejamento, Haroldo Amoras estiveram em Brasília em reunião com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, para criação de Grupo de Trabalho que trará celeridade na regularização das terras em Roraima.
Na pauta a definição de um cronograma para regularizar ocupações rurais que ainda não possuem título. O objetivo é garantir a transferência de terras da União para domínio estadual.

Fim das demissões em férias
A Câmara analisa o Projeto de Lei 120/11, do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que proíbe a dispensa arbitrária ou sem justa causa de empregado durante as férias e até 60 dias após o retorno ao trabalho. A proposta permite, porém, que nesse período seja dado aviso prévio da demissão.

Indústria da invasão
Um grupo de sem terra ocupou indevidamente lotes no final do Conjunto Cidadão, a fim de pressionar os órgãos públicos a regularizarem a ocupação, denominada Pérolas do Rio Branco. A área foi invadida há 10 dias. No final de semana a Polícia Militar foi acionada para promover a retirada dos invasores em cumprimento a uma determinação judicial.

Mistério
Falando no Pérolas do Rio Branco, a Prefeitura de Boa Vista não informa de jeito enhum os nomes dos beneficiados com as casinhas do conjunto. Há denúncia de que entre os sorteados, estão funcionários de veiculos de comunicação que dão suporte à PMBV e à oposição ao governo.

Enquanto isso, repleta de candidatos fortes...

\"\"

Falta plano de segurança
Após receber a visita de empresários do ramo atacadista e supermercadista do Estado na ALE, o deputado estadual Brito Bezerra (PP) acusou o Governo de Roraima de não ter um plano de estratégico de segurança, de desenvolvimento social e humano. O parlamentar afirmou que o Estado não toma providência para resolver o problema da violência porque não quer, pois o problema não decorrente da falta de arrecadação e sim de gestão.

Falta segurança na ALE, também
É bom que essa preocupação do deputado Brito se estenda também aos corredores da ALE e seus gabinetes. Dia desses, uma mulher quis agredir uma chefe de gabinete só por causa dos serões que ela estava fazendo com o patrão. Coisa feia.

Míssil
Fato curioso, pelo menos para Roraima e América do Sul. A Venezuela comprou mísseis de sistemas de defesa antiaérea S-300, que Moscou se recusou a fornecer ao Irã na sequência de uma nova rodada de sanções da ONU contra a República Islâmica. Detalhe, esse míssil é o mesmo utilizado pelo ditador da Líbia Muammar Kadahfi.

Acervo
As fotos publicadas ontem na "posteridade" com o brigadeiro Ottomar Pinto andando de mobilete, fazem parte do acervo do fotografo Antônio Diniz.

Círculo da Política
O jornalista Jonas Elmore passa a assinar página no Fontebrasil.

Macaco Simão:
E quem vai ganhar o BBB1? A periguete com voz de Pato Donald, a biba hilária pernambucana ou o médico mongo? E adorei os comentários sobre a saída da Diana: "Ela vai sair e pegar mais mulher que eu". Ah, vai! Rarará!

Últimas Postagens