00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Campeão nacional entre os políticos com processos no STF, tão cedo Neudo se verá livre deles.


\"\"Edersen Lima
De Brasília

Enquanto se preocupa com rampinhas...
A precária situação em que se encontra a execução da obra de acessibilidade que vem sendo realizada no complexo poliesportivo Aírton Senna, com recursos oriundos  da União,  por intermédio de convênio firmado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Boa Vista, bem como a suspeita de superfaturamento da obra motivaram o Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) a instaurar Inquérito Civil Público (ICP) para apurar o caso.

... acordos outros rolam soltos
Enquanto o MPF se preocupa com rampas no Ayrton Senna, um tal "Termo de Ajustamento de Gestão" fechado entre o Tribunal de Contas do Estado e a Prefeitura de Boa Vista foi assinado desculpando o prefeito Iradilson Sampaio de nao ter aplicado os 25% constitucionais do Orçamento no setor da Educação no exercício de 1009, e agora, como corre informações nos corredores da Câmara Municipal, no exercício de 2010.
Os recursos não aplicados são oriundos do Fundeb, verba federal.

Que moral?
Condenado pela Justiça Federal por desvio de dinheiro público e ignorado inúmeras vezes pelas urnas, que moral tem o babalaô da Folha de B. Vista, Getúlio Cruz, em questionar projetos aprovados na ALE?

Que moral? 2
Que moral tem esse tal movimento pró Justiça se não questiona em nada o fato de um dos candidatos ao governo, Neudo Campos, responder a mais de 40 processos por peculato, enriquecimento ilícito, desvio de dinheiro público e formação de quadrilha?

Movimento político disfarçado
Ao contrário, os chefes desse movimento político disfarçado apóiam o campeão nacional de processos.

Igual a Getúlio
O coordenador do Pró-Justiça, Faradilson Mesquita, segue o caminho de Getúlio Cruz, disputando eleições (2004, 2006, 2008 e 2010) e conquistando fracassos nas urnas. No ano passado ele apoiou publicamente Neudo Campos, e os protestos que patrocina hoje, apenas são contra opositores de Neudo Campos.

Candidato de novo
Vamos ver ano quem, lá estará Faradilson fazendo campanha tendo como mote sua atuação como isento coordenador do pró Justiça candidato a vereador.

\"\""Piada"
A senadora Angela Portela acusou ontem a empresa de telefonia Oi de fazer "piada" com o povo de Roraima. Segundo ela, o estado ainda sofre com conexão de internet discada, "lenta, cara e instável", apesar de haver uma rede de fibra ótica ociosa de propriedade da Eletronorte, desde a construção da linha de transmissão de Guri em 2002.

"Afronta"
"Parece piada. Na verdade, é uma afronta ao povo de Roraima bancada com dinheiro público. Em 2009, a Oi fez a mesma festa em Roraima, anunciando a chegada da internet rápida com a rede de fibra ótica da Eletronorte. Como compensação, se comprometia a acelerar o programa banda larga nas escolas do governo federal. Quase dois anos depois, apenas 79 escolas foram contempladas. Desde que implantou o serviço em Boa Vista, a Oi conseguiu atender apenas oito de um total de 60 bairros que tem a capital", lamentou Angela Portela.

Papel
Um pedaço de 1/2 metro quadrado no forro do Palácio da Cultura caiu devido à infiltração e a oposição fez um escarcéu no Twitter.

Jogo Rápido / Luciano Castro
OF: Há muito se fala na Reforma Política. O senhor acha que agora a reforma sai?
\"\"Luciano:
A reforma política é uma vontade do Congresso Nacional, tanto dos senadores quanto dos deputados. Ela está começando efetivamente a ser debatida agora, e com a instalação da comissão especial na Câmara nós esperamos que esse processo seja acelerado. Para que a reforma política tenha efeito na eleição do ano que vem – as eleições municipais – é preciso que ela seja votada nas duas casas até dia 02 de outubro. Então é possível que nós possamos trabalhar com celeridade, mas focando que no que precisa ser alterado nas leis eleitorais.
Quais são os pontos mais polêmicos que o senhor acredita que serão discutidos?
Bom hoje se fala muito nas questões das eleições proporcionais, que há um desvirtuamento e que muitas vezes você tem parlamentares que chegam a esta Casa, ou até mesmo nas assembléias legislativas, ou câmaras, com pouquíssimos votos, por se beneficiarem da proporcionalidade. A famosa puxada. Na realidade, o que se busca agora é que se elegem os mais votados, para ficar mais claro para sociedade. Então, é mudar de eleição proporcional para eleição majoritária. Ou seja, no caso de Roraima, os mais votados para deputado federal vão preencher as vagas. Os estaduais mais votados, da mesma forma. Eu acho que me parece mais justo, transparente e que atenderia mais os anseios da sociedade.
O senhor arriscaria um prazo para que seja aprovada a Reforma?
Nós temos que fazer isso até o final de setembro, não só aqui como no Senado. Tem que votar nas duas casas. Porque senão, ela não será validada para a eleição do próximo ano.
A Reforma teria que ser fatiada em áreas para dar tempo de cumprir este prazo?
Eu acho que nós deveríamos ter projetos específicos e ir votando esses projetos e dando andamento a esses projetos. Por exemplo, tem a questão daquilo que chamamos de “janela” – um prazo para que haja possibilidade da troca partidária. Um projeto que eu já estava examinando como relator em uma Comissão Especial. Isso pode ser aproveitado? Pode! Pode-se andar com esse projeto e debatê-lo aqui no plenário.
Há também essas discussões, pode-se trazer a transformação das eleições proporcionais e majoritárias para um projeto em específico, um financiamento público de campanha, coincidência de calendários, então há uma série de coisas que podem ser tratadas separadamente.

Enquanto isso, como uma sombra...

\"\"

Artigo
Tendo o Direito Romano como parâmetro, o ex-prefeito Júlio Martins chama atenção do leitor do Fontebrasil para desatenção do TRE no artigo "Roraima e a Roma antiga" publicado neste site.

Roraima e a Roma antiga
"O TRE resolveu punir o governador Anchieta Junior, segundo o que foi noticiado, pelo uso indevido da Rádio Roraima, de propriedade do Governo do Estado. Pouco importa não tenha sido o próprio Anchieta o autor do ato impugnado. Pouco importa seja a rádio pouco ouvida, sobretudo na capital, onde se concentram quase 70% do eleitorado. Pouco importa seja o fato relativo ao primeiro turno, onde Anchieta foi derrotado, sendo, portanto, de pouca ou nenhuma relevância no segundo turno e no resultado final da eleição. Pouco importa a exigência de compatibilidade entre a gravidade do delito e o grau da pena. O que se viu foi simplesmente o seguinte: para uma infração mínima, a pena máxima. Mas o maior absurdo ainda não é esse.", comenta Júlio Martins.

Roraima e a Roma antiga 2
"Ao determinar a posse imediata de Neudo Campos, o TRE ignorou as dezenas de processos (segundo a “Folha de São Paulo” desta semana, “22 inquéritos e ações penais no STF, a maioria por desvio de verba pública e formação de quadrilha”) contra ele em curso no âmbito do Poder Judiciário, do qual faz parte o TRE. Ora, ignorar, no caso, equivale a obliterar, elidir e absolver.", acrescenta.

Foi Deus!
O deputado Jonatan de Jesus esteiou na tribuna da Câmara agradecendo a "Deus, que, por sua infinita graça e vontade permissiva me trouxe ate esta Casa legislativa e até este planalto central."
Então Deus operou o milagre de dar a votação que Joantan obteve sem uso da máquina da ALE, então presidida pelo pai Mecias.

Carolismo
"Creio que seguramente meu Senhor e Deus têm um futuro e, com certeza, um propósito para minha vida, e minha preocupação inicial será não desonrá-lo.", prometeu Jonatan.
A gente espera que esse carolismo todo sirva para alguma coisa.

Macaco Simão:
E o Gaddafi já lançou até plano de saúde para os líbios: o MORRAMED!
Sabe o que o Tiririca falou do Gaddafi? "Ele quer morrrreeeee!". Rarará!
E diz que o filho de um ditador árabe estudando em Londres escreveu pro pai: "Estou me sentindo envergonhado de andar com a Ferrari 5999GTB enquanto meus amigos andam de trem". Resposta do ditador árabe: "Pare de nos envergonhar! Vá e compre um trem pra você também". Rarará!

Posteridade
\"\"
Homenagem da coluna à Shirlayne Rodrigues,
veterana das sociais e de muitas lições.

Últimas Postagens