- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Com as benções do babalaô
Intrigante como um homem de imprensa e conhecedor de leis como o super-secretário municipal Getúlio Cruz não saiba que desde 2001 os bingos estão
proibidos no país e os poucos que funcionaram até 2008, funcionaram sob liminar que depois caíram.
O bingo que a Polícia Federal fechou quinta-feira passada, 17, tinha permissão de funcionamento dada pela Prefeitura de Boa Vista, mas precisamente pela pasta que Gegê comanda.
Em família
O bingo funcionava na sede do Baré Futebol Clube, time que Getúlio é vice presidente e o cunhado, Zuza Araújo, o presidente.
Levantando dados
Os deputados Soldado Sampaio e Diego Silva estão solicitando à Mesa Diretora levantamento minucioso do quadro de pessoal da ALE, empresas prestadoras de serviços e fornecedoras, além de mais custos operacionais da Casa.
Identificação da frota
De antemão, Sampaio já solicitou que todos os veículos de uso da ALE, sejam próprios ou locados, contenham identificam visível de que estão a serviço do Poder Legislativo.
E-mail aberto - Vala
"Entre os bairros Cinturão Verde e Asa Branca uma vala vem causando transtorno para a população. O mato elevado vem servindo de refúgio para marginais, além de ser criadouro de insetos peçonhentos. Para piorar, enxames de abelhas são atraídos pelos restos de frutas jogados no local pelos produtores da feira do Passarão. Moradores já reclamaram através do telefone 156 da Prefeitura, mas até agora nada de providências. Só não vale depois culpar a população pelo mau estado da vala.", Maria de Nazaré Cruz.
E-mail aberto - Mané Garrincha
"Caro Edersen Lima, a praça Mané Garrincha está definitivamente entregue aos bandidos. Durante o dia e a noite é comum encontrar usuários de drogas consumindo entorpecentes sem o menor constrangimento. Assaltos e cenas de violência também são comuns. Só não se encontra Guardas Municipais por lá.", Pedro Contijo.
E-mail aberto - Praças
"Lima, a conhecida prática de conseguir verbas para a construção de praças esportivas prospera em Boa Vista. Um caso recente foi a área em frente à igreja Matriz que rendeu polêmica e um bom trocado. Passado pouco mais de um ano a praça já está em estado deplorável com o piso todo esburacado. Outro caso é uma praça de esporte que está sendo concluída no bairro Caçari num ponto morto às margens do igarapé Mirandinha. Aliás, o Caçari é pródigo em praças. Com mais essa serão cinco praças para felicidades de empreiteiros e moradores do Caçari. Abraços. Edgar Nogueira.
Surpreso
Na Assembléia Legislativa, um deputado estadual que conhece o senador Mozarildo Cavalcanti de longas datas se disse surpreso não com as declarações dele de que fora procurado por alguns empresários que denunciaram que estão sofrendo extorsão, mas sim, pelo fato desses empresários terem conseguido falar com ele.
Famoso
Mozarildo, às vezes, dá um trabalho para ser encontrado. Quando governadores, Neudo Campos, Flamarion Portela e até Ottomar Pinto penaram por vezes para conseguir falar com Mozarildo.
Pedido de urgência
O líder do governo no Senado, Romero Jucá é o relator do projeto que aumenta o valor do salário mínimo para R$ 545 e estabelece uma política de valorização nos próximos anos e já está recolhendo assinaturas para aprovar pedido de urgência na tramitação do projeto. O objetivo é que a proposta seja apreciada diretamente no plenário do Senado depois de amanhã, 23. Sem o pedido de urgência, o projeto teria que ser analisado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser levado ao plenário.
Maioria
Jucá afirmou que pretende agilizar a votação antes que a pauta do Senado seja ocupada por medidas provisórias capazes de bloquear as votações do plenário. Ele disse acreditar que o governo terá maioria para aprovar no Senado o valor de R$ 545.
Locadoras vão responder processos
Vai sobrar para as locadoras que tiverem seus veículos envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas. De acordo com a súmula 492 do Supremo Tribunal Federal, veículo locado também entra nos processos de danos morais e físicos, ou em caso de seguro por morte decorrente de acidentes provocados pelos locatários. Em Boa Vista, já tem locadora se preparando para responder ações.
Está de gozação
O deputado Mecias de Jesus só pode estar de gozação ao criticar demissões no governo do estado. De outubro a dezembro do ano passado mais de mil servidores da ALE foram demitidos por ele e, coincidentemente, pessoal que manifestou ter votado no governador José de Anchieta.
Cadê o diário?
Desse pessoal demitido por Mecias, muitos procuram até hoje no Diário Oficial do Legislativo os decretos de suas demissões.
Defesa dos interesses
"A expulsão de dezenas de famílias da área Raposa Serra do Sol vai completar dois anos e até hoje o governo federal não cumpriu a promessa de indenização justa e relocação de terras. Como o Incra não demonstra preocupação com a situação dos ex-moradores da área, o Iteraima vai assumir a responsabilidade de defender os interesses de quem perdeu tudo o tinha naquela região", a promessa é do presidente do Iteraima, Márcio Junqueira.
Ação judicial
Uma comissão formada por técnicos do Iteraima e representantes dos desintrusados foi criada para estudar as melhores áreas para reacentar os expulsos. Em outra linha, o instituto vai ingressar com ação judicial contra a união cobrando perdas e danos dos produtores daquela região.
Especulação
Nem Anchieta nem Neudo. A jornalista Kátia Brasil especula hoje em matéria na Folha de S. Paulo a possibilidade de nova eleição em Roraima.
Multimídias
Profissionais que dispensam apresentações, os multimídias Rubênio Souza e César Larry, vão emprestar seus serviços aos gabinetes dos deputados federais Luciano Moreira, Paulo César Quartiero e Jonatan de Jesus.
