- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
A condenação da verdade
Por falar a verdade, o deputado Chico das Verduras foi condenado ontem em críticas num jornal da cidade. Ele disse a verdade, que entrou na política também pelo salário. Não à toa, verdade é um conceito duvidoso lá por aquelas bandas. A diretora do veículo já foi pega em situações constrangedoras como a de "ter" ligado para um advogado para obter "uma consultoria" e ter sido "aconselhada" por ele a publicar nota de repúdio da OAB contra sua colunista social e evitar que o jornal fosse "processado".
Pois bem, a colunista, no mesmo dia em que presenciou a "conversa" por telefone entre a diretora e o advogado, soube que o mesmo estava na Ilha de Margarita há uma semana sem qualquer comunicação com seu escritório. Ou seja, o tal telefonema para a "consulta" foi uma interpretação digna das melhores atrizes. Nunca existiu. Vários colegas são testemunhas desse fato e estão aí para comprovar o que conto aqui.
Dispensando comentar sobre jornal que publica nota de repúdio contra seus próprios funcionários, fico no que seja o conceito sobre a verdade. Que ela sempre prevalecerá. Que ela "vos libertará"(João 8:32). Que ela deva ser ensinada às crianças, e por aí vai.
Portanto, criticar um deputado por falar a verdade, parece defender o que os outros pregam, na cara dura, que entram na política visando o bem comum da sociedade. Que querem dividir o que ganham com os pobres ou que têm a missão de trabalhar única e exclusivamente pelo povo. Ora, se assim fosse, por que ninguém vê algum político abrindo mão de benefícios que têm direito ou direcionando parte dos seus ganhos para entidades filantrópicas que não sejam suas ou de familiares?
A maioria dos políticos corre atrás de uma mandato é pelo salário, sim, e pelo rol de benefícios que lhes são oferecidos. E isso não é crime. Pelo menos, não consta como crime no Código Civil. Mas para certo jornal, falar a verdade é despautério, é escárnio, é motivo de crítica e dependendo de quem a falou, é gancho para zombaria.
Lá, talvez, vergonhoso não seja a mentira, mas sim, ser flagrado com ela.
Enquanto isso, na farra das passagens e diárias...

TFDs
O governo de Roraima tem priorizado o atendimento aos pacientes atendidos pelo Tratamento Fora de Domicilio (TFD). Dados da Secretaria Estadual de Saúde-Sesau, apontam um crescimento de 38% das pessoas que foram beneficiadas pela modalidade. No ano de 2009 foram 560 pacientes que buscaram tratamento em outros estados. Em 2010 houve um aumento de 214 pessoas atendidas pelo TFD. São Paulo foi o estado que mais recebeu paciente.
TFDs 2
Os tratamentos mais procurados são nas especialidades na área de nefrologia (53), oncologia (43), oftalmologia (30) e ortopedia (69), representando mais de 30% dos TFDs liberados pela Sesau no ano passado.
Transtorno
Já em Boa Vista, sob cuidados de Iradilson Sampaio, faltam médicos, remédios e leitos no Hospital Infantil Santo Antonio. A reclamação partiu de um grupo de pais, que chegam a esperam por até 5 horas para terem seus filhos atendidos.
Devido à precariedade nos postos de Saúde, muitos pais procuram a emergência do hospital Santo Antonio em busca de atendimento médico. A queixa principal é a falta de leitos, onde os pacientes tem que dividir espaço com outras crianças nos bancos, localizados nos corredores, ou dormirem em cadeiras de plásticos.
Transtorno 2
“Meu filho foi diagnosticado com dengue. Além da dor ocasionada pela doença, ele ainda enfrenta o desconforto de dormir em uma cadeira, porque não há leito disponível” reclamou a professora Graciete Muniz.
Líder do presidente da CMBV
Denúncia sobre gastos com passagens aéreas e diárias na Câmara de Vereadores de Boa Vista foi parar no TCE. No entanto, o conselheiro Reinaldo Neves devolveu a denúncia feita por um vereador exigindo que ela fosse votada e aprovada em plenário. Ora, denúncia é denúncia, se assim for, como o cidadão comum poderá fazê-la tendo que ter que aprová-la em algum plenário?
Reinado Neves não agiu como conselheiro de um TCE, e sim, como líder do presidente da CMBV.
Corte política
Mas, em se tratando do TCE de Roraima, cabe lembrar que o ex-presidente Manoel Dantas defendeu tese de que aquela corte não é só jurídica, mas, sim, política.
Explica, Papudinho!
A PMBV foi notificada a esclarecer informação sobre o número de fiscalizações de terrenos baldios realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos no ano passado. De acordo com a procuradora da República, Daniela Caselani Sitta, há contradições nas informações repassadas pelo Município em relação aos trabalhos executados.
Bronca feia
Documentos enviados ao MPF pela Secretaria apontam que em 2010 não houve nenhuma autuação em face ao descumprimento ao Código de Posturas da Prefeitura de Boa Vista, que determina aos donos de terrenos baldios, que realizem os serviços de limpeza, capina a fim de coibir quaisquer matérias nocivas à saúde da vizinhança e da coletividade. Alem das ações de combate à dengue, a Prefeitura terá que publicar nota em todos os jornais informando que os dados divulgados não condizem com as informações oficiais prestadas pelo Município. O prazo proposto pelo Ministério Público é de dez dias.
"Carta" partidária
Leitor assíduo da Coluna fez ontem breve relato sobre a tal "Carta" que pede celeridade nos julgamentos no TRE, em especial, o do governador José de Anchieta.
"Primeiro, as 18 entidades apoiaram o Neudo Campos. Segundo, por que não cobram para que processo outros, mais antigos, como os de 2008, sejam julgados e que põe em indefinição os municípios Uiramutã, Pacaraima, Normandia, Bonfim, Alto Alegre? Para essas entidades, celeridade só serve para julgamento do governador?
Comandadas por derrotados
Dessas 18 entidades, quantas são realmente oficiais, existem como entidades sociais registradas em Cartório, com CNPJ, com diretorias legalmente instituídas?
O que se sabe é que a maioria é comandada por candidatos derrotados nas últimas eleições.
Enquanto isso, continuando com o PP familiar...

Elogios
Tem sido muito elogiado o programa "Salvando vidas" comandada pelo Detran.
Greve de juízes
Juízes federais devem decidir em assembleia, no dia 24 de março, se fazem greve pela revisão de salários.
Eles também reivindicam os mesmos direitos e garantias concedidos ao Ministério Público e à Advocacia-Geral da União, simetria que já foi reconhecida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
"Desde 2005, só tivemos uma reposição inflacionária, em 2009, de 8,88%", afirma Gabriel Wedy, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil).
Protesto continua
Terminou por volta das 17h desta terça-feira, 8, o protesto organizado pelos moradores do bairro Raiar do Sol. Segundo informações do presidente da Associação do bairro, Raimundo Vieira Normandia, 45, a motivação é cunho social. Eles cobram a conclusão imediata na obra da ponte localizada na Rua Estrela Dalva.
Para interromper o trânsito no local, os moradores queimaram pneus na pista. A polícia foi chamada ao local e conseguiu dispersar os manifestantes.
O prefeito Iradilson Sampaio prometeu a conclusão da obra para o próximo dia 25.
Macaco Simão:
E esta: "Imagem de TV mostra momento em que bomba explode no Iraque". Eu quero ver uma imagem de TV que mostre momento em que uma bomba NÃO explode no Iraque! Essa imagem ninguém tem. Rarará!
