- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Fim dos 14º e 15º salários
Recém empossada senadora pelo Paraná, a advogada Gleisi Hoffmann quer acabar com os abusivos 14º e 15º salários que senadores e deputados federais recebem todos os anos. Ela propõe que essas ajudas de custo só serão pagas no início e no final dos mandatos para, aí sim, serem destinadas "a compensar as despesas com mudança e transporte".
Em nome da isonomia
"Assim, estamos apresentando a presente proposição extinguindo os denominados \'14º e 15º salários\' dos deputados federais e senadores. Permanece, apenas, a ajuda de custo no início e final do mandato que, efetivamente, têm a natureza desse tipo de vantagem. Trata-se de iniciativa que, inclusive, homenageia o princípio da isonomia, dando aos parlamentares tratamento igual àquele que se aplica aos demais agentes públicos, que somente recebem ajuda de custo quando são obrigados a mudar de residência no interesse da administração", resume a senadora justificando a proposta.
Coisa feia

Flagrante de Ojuara Macuxi, da área interna da antiga usina de lixo da PMBV,
localizada na Av. Brasil - Pricumã, "em evidente descaso com a propagação do
mosquito da dengue. Depois reclamam das epidemias.", protesta.
E-mail Aberto - Para eles, também
Lima,
"O vereador CHICO DOIDO quer convocar o povo pra fazer pressão pra reduzir diárias do prefeito e secretários. Deveria, também, aproveitar o momento e pedir pra reduzir o valor das diárias deles (vereadores), que hoje é igual a dos já mencionados. Ai, sim, é coerência. Abraço. Rivaldo Nogueira
Sugestões pedidas
O senador Mozarildo Cavalcanti lançou o seu blog "[email protected]" já com questionário pedindo aos leitores sugestões para o seu mandato.
Desceu do palanque
Falando em Mozarildo, ao que parece, ele desceu do palanque 2010. Melhor para o debate político, pois o clima de conspiração até então reinante na oposição não soma em nada com Roraima.
E-mail Aberto - Milhas
"Pelo tanto que viajam a serviço do governo, as secretárias Eugênia Glaucy e Ana Lucíola computam milhas para dar a volta ao mundo." Ezequiel Dantas.
Sem chances
Para o TRE o ex-deputado Urzeni Rocha não tem qualquer chance de assumir o mandato. Ele teve pedido de reconsideração negado pelo tribunal depois de perder prazo para entrega de sua prestação de contas.
De volta
A Secretaria de Administração está realizando levantamento para trazer de volta ao trabalho, concursados que estão à disposição de outros órgãos ou brincando na Internet.
Orelha quente
Deve ter esquentado a orelha do juiz eleitoral Johnson Araújo, sexta, 4. Ele foi motivos de comentários diversos na sala da OAB, no Fórum Sobral Pinto.
Posteridade

Durante visita do embaixador da República Popular da China no Brasil, Qiu Xiaoqi,
e o do ministro conselheiro de Comércio da Embaixada Wang Qingyuan, ao governador
José de Anchieta, ficou acertado que até abril deste ano o governador retribuirá a
audiência visitando a China.
O leitor já sabia INSS dos derrotados Noiva do Chucky Enquanto isso, comemorando... Não entende Desatenção Fica tudo em casa Reduzir valor das diárias "Sem prefeito" Na marra Alô, papudinho! Quase 30 Deputado biônico do Pará Redução Enquanto isso, tocando o terror na ALE ... Emprego "Verdadeiro presente" MPE e MPF Receita de rolo
A Folha de B. V ista publicou sábado, 5, o que os leitores do Fontebrasil já sabiam desde o início da tarde de sexta-feira, 4, que, aconselhado pelo secretário Getúlio Cruz, o prefeito Iradilson Sampaio fará mudanças no seu secretariado.
Lucicleide Barreto de Queiroz, Kekeda, assume a secretaria municipal de Administração e Gestão de Pessoas no lugar de Vera Regina Guesdes da Silvera. A ex-deputada Maria Helena Veronesse assume a Emhur. E e na secretaria de Segurança Urbana e Trânsito, o ex-deputado relâmpago, Pastor Frankembergen.
Getúlio e Iradilson acreditam em maior dinamismo nas pastas que serão ocupadas pelos novos secretários, derrotados nas urnas.
Não demora muito e a PMBV será apontada como INSS dos derrotados nas urnas.
Oficial dedicado e sério que tinha promessa de assumir a pasta da Segurança Municipal, levou um by pass de ilustre figura conhecida no meio político como a "noiva do Chucky".
Conversando com a coluna, o deputado Raul Lima disse não entender "certas coisas na política". Ele questiona: "Como gastar R$ 42 milhões na construção de um teatro enquanto nos postos médicos e hospitais filas de doentes, falta de remédios e de atendimentos é o que mais se ouve como reclamação da população?"
Raul comentou que nos últimos anos, vários empresários de Boa Vista expandiram seus negócios para o lado da cidade que mais cresce, buscando atender aquele mercado, diminuindo distâncias. "E nós não temos um hospital para o lado em que está concentrado a maior parte da população, mas um teatro será construído."
Em tempo, a obra de R$ 42 milhões para construção do Teatro Municipal foi trabalhada pela ex-deputada Maria Helena que tem no marido, arquiteto Ariosto Andrade, contumaz tocador das obras obtidas por ela.
O vereador Chico Doido quer convocar a população para uma audiência pública para e forçar a redução do valor das diárias do prefeito, vice-prefeita e secretários municipais, recentemente reajustadas em 50%.
“Eu quero convocar a população, pois por eu ser de oposição, o prefeito não me recebe. Esse aumento é vergonhoso, pois recentemente, a Prefeitura nos propôs que votássemos pela redução de 20% nas gratificações dos servidores, e agora eles aumentam em benefício próprio”.
Chico Doido afirmou ainda que é "reclamação geral" que as ruas estão abandonadas. “Boa Vista está sem prefeito, quem manda é o secretário de Economia e Finanças (Getúlio Cruz), que decide pelo Iradilson”.
No programa "A verdade no ar”, apresentado pelo comunicador Mário César, uma servidora da Secretaria Municipal de Educação, denunciou que estão obrigando professores a fazerem uma cota para compra de central de ar e material para a reforma das escolas do município.
Outro telespectador reclamou que a coleta de lixo não está ocorrendo no Conjunto Cidadão.
A 93 FM comemora este mês, 29 anos de criação com uma grande promoção de aniversário para seus ouvintes.
Eleito para defender os interesses de Roraima, o deputado Paulo César Quartiero tem mantido os pés mais em Belém e na Ilha de Marajó, no Pará, do que visitado Roraima.
No ano passado, Quartiero se mudou para lá tocando sua vida empresarial.
Operação “Salvando vidas” completa um mês com redução de 54% em acidentes de trânsito em Roraima.
A operação é do Governo de Roraima, através da Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal nas estradas federais.
O secretário de Segurança, general Eliezer Monteiro, comemorou a redução de acidentes prometendo intensificar as blitz em toda cidade, visando combater o porte ilegal de armas, a poluição sonora e a condução de veículos por motoristas alcoolizados.
Fontes da Maloquinha informam que Neudo Campos estuda proposta de carguito no Senado.
O advogado Pedro Duque, aquele que prepara uma Ação Judicial contra o ato, e todo o processo licitatório, referente à reforma do prédio da Assembléia Legislativa de Roraima disse que recebeu na assessoria jurídica da Casa um "verdadeiro presente" que servirá de instrumento em uma das suas ações.
A parceria entre o MPF e MPE não ficará só entre ações contra o trabalho escravo. Tem mais rolos por aí que poderão ser combatidos.
Chefie um poder que tenha que imprimir diários; contrate um bando de fantasmas e laranjas; providencie notas fiscais falsas; dê diárias e mais diárias; alugue e pague veículos, promova a farra que quiser e embolse o que puder.
Bote tudo isso no papel, mas o imprima em gráfica de outro estado, assim, numa gráfica amiga em Manaus. Depois guarde em casa o seu "diarinho suplementar" para, no caso de algum inxirido pedir informações numa tomada de contas especial e você tenha que justificar as despesas.