- 20 de agosto de 2025
Neudo é condenado a devolver dinheiro público
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou mais uma vez o ex-governador Neudo Campos. A nova condenação determina que ele devolva aos cofres públicos, em 15 dias, mais de R$ 1,3 milhão. O valor ainda será
atualizado monetariamente e acrescido dos juros de mora. De acordo com o tribunal, Neudo teve as contas reprovadas “em razão da omissão no dever de prestar contas dos recursos repassados”, por meio de convênio firmado, em 2000, com o extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Além da devolução do dinheiro, o ex-governador terá que pagar multa de R$ 50 mil.
Não prestou contas
Para o ministro relator, Augusto Sherman, Neudo tinha o dever de apresentar ao DNER a prestação de contas da aplicação dos recursos recebidos. Segundo Sherman, o ex-governador apresentou alegações de defesa argumentando “manipulação de informações”, além de ter tentado “excluir sua responsabilidade”, atribuindo as irregularidades apontadas aos ex-dirigentes do departamento que liberou os recursos.
Jogando a culpa para os outros
Esse mesmo artifício, Neudo Campos usou para responsabilizar parentes e ex-assessores em rolos ocorridos no seu governo, dizendo que nada sabia das traquinagens que ocorriam.
Não comprovou
Na análise do TCU, porém, não houve na documentação apresentada qualquer comprovação de participação do DNER. “Não se trata de imputar responsabilidade ao ex-governador apenas por ter sido ele o signatário do convênio, mas por ser, de acordo com o termo aditivo, o único responsável pela apresentação da prestação de contas”, afirmou o ministro relator. “Ao não apresentar a prestação de contas dos recursos transferidos, o responsável ignorou seu dever legal e constitucional, bem como deixou de comprovar a correta aplicação dos recursos, o que configura a existência de débito e enseja o julgamento pela irregularidade das contas”, concluiu Sherman.
O campeão
Além dos processos que ainda correm no TCU, Neudo responde a dezenas na justiça comum, também por desvio de dinheiro público. Não à toa ele ostenta nada invejável título de político campeão de processos.
Carguito
Enquanto o candidato derrotado ao governo é condenado a devolver dinheiro público, a sua vice, a ex-deputada Marilia Pinto, foi nomeada para o cargo de secretária adjunta municipal de Saúde. A publicação saiu no Diário Oficial do Município de Boa Vista.
E-mail aberto - Trabalho porco
A Prefeitura de Boa Vista iniciou ontem a Operação Volta às Aulas. A ação será realizada durante todo o ano letivo em frente às escolas particulares e estaduais, nos horários de entrada e saída dos alunos.
O problema, Edersen, é que o trabalho de revitalização das faixas de pedestre anunciado não foi concluído, alem do mais, está a passos lentos. As faixas que existem, não oferecem sinalização vertical (placas), indicando aos condutores de veículos que ali existe uma passagem de pedestre. Em muitas avenidas e ruas, não existem faixas. Um exemplo: a avenida Santos Dumont. Na cap. Julio Bezerra, só têm três faixas em toda a sua extensão: Uma em frente ao Tribunal de Justiça, a próxima que dá acesso a Igreja de São Francisco e outra no final da avenida, dois quilômetros depois, em frente à Justiça do Trabalho.
Cadê os remédios, Robério?
Faltam medicamentos no Centro de Saúde Olenka Macellaro, localizado no bairro Caimbé. A reclamação parte de uma aposentada portadora de diabetes, que está há 12 dias sem tomar remédio para pressão alta. Quem chega na unidade de saúde, se depara com uma extensa fila de idosos em busca de medicamentos. Pelo jeito o Estatuto do idoso não respeitado no município e nem pelo secretário municipal de Saúde, Robério Araújo, aquele dos braços de "brondô".
Coisas que o babalaô não pública
No Diário Oficial de nº. 2870 do Município de Boa Vista, consta um relatório consolidando as despesas próprias e aplicações com saúde. Então alguma coisa esta errada, por que não há medicamentos nos postos?
Na mesma
Continua na mesma situação o caso do menor Ícaro dos Santos, que precisa fazer uma intervenção cirúrgica urgente na coluna, aguarda a boa vontade da PMBV, que não se interessou em agendar a vaga no hospital onde o estudante vai fazer a cirurgia.
Soy contra
Enquanto políticos, empresários e grande parte da sociedade defendem o fim das alcabalas na Venezuela e a dispensa da apresentação de passaportes e demais fiscalizações entre Brasil e o país vizinho, o deputado Raul Lima, que é venezuelano, é totalmente contrário a tudo isso e com argumento forte: risco de violência e insegurança em Boa Vista.
Diminuir no, aumentar sí
Segundo Raul Lima, o índice do tráfico de drogas, de roubos, assaltos e de sequestros do outro lado da fronteira é muito maior. "Ao contrário de diminuir as alcabalas, deveríamos aumentar a fiscalização sobre quem entra e quem sai nos dois países", comentou o deputado, lembrando que a cada ano aumenta o número de venezuelanos que estão presos em Roraima.
Reforço
A Operação Salvando Vidas vai reforçar a atuação nos postos de combustíveis e, principalmente, nos locais adjacentes visando a coibir principalmente o crime de poluição sonora, embriaguez ao volante, tráfico de drogas, prostituição infantil e a permanência de menores após as 22h30.
Apoio
A senadora Angela Portela manifestou solidariedade à Frente Parlamentar Mista e à Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo que debateram ontem pela manhã o trabalho escravo no Brasil, em audiência pública conjunta. O debate encerra a Segunda Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que tratou do tema em várias cidades brasileiras. Os senadores discutiram o tema com a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que preside a Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
Sobrevivência política
Antes fogo, agora água. O senador Mozarildo Cavalcanti rasgou elogios ao discurso da presidente Dilma Roussef. No governo Lula, Mozarildo chegou até a negar o último pedido em vida de Ottomar Pinto para votar com o governo federal.
E-mail aberto - Armação
Caro Edersen Lima, você lembra do caso Odontoclinica do bairro Santa Tereza? Que o CRO e a vigilância sanitária fecharam? Juntamente com a Polícia Federal? Ocorre que realmente o material usado lá em torno de 10% era da Venezuela mas o resto foi adquirido aqui no Brasil, eles foram pra mídia e destruíram a empresa do rapaz alegando que ele estava re-utilizando seringas, pois bem os agentes da Vigilância Sanitária não prenderam nada. No próprio processo administrativo não tem nada disso é tão verdade que o secretario de Saúde mandou liberar logo o alvará deles com medo de acionarem na justiça a PMBV e o CRO e jogar na mídia a falha e incompetência da Prefeitura, é um rolo tão grande que até gente já foi demitido, a sociedade só sabe da ação conjunta mas não sabe a verdade das intrigas que existem nos bastidores do CRO que podem ter armado. Itelvina Medrios
Enquanto isso, no farinha pouca meu pirão primeiro...

Casa Civil
O deputado Édio Lopes não pediu, mas se lhe oferecessem a Casa Civil, toparia no ato.
Todo mundo já sabia
Aquela previsão do pai de santo Lairton de Oxum de que Ottomar Pinto seria re-eleito em 2006 até a pedra mais solta do beira já sabia.
Todo mundo já sabia 2
Durante toda a campanha de 2006, Ottomar manteve-se no patamar em torno de 60% das intenções de voto.
Partidões
Depois do pega manso ronronando do TCE, pelo três vereadores de Boa Vista são os mais novos solteiros da praça.
Tocando o terror
Já na ALE, mulher de um deputado está tocando o terror quebrando geral atrás de sua sócia. Britadeira!
Nas bocas de Matildes
Minha orelha esquentou ontem à noite com os elogios dos deputados De Jesus, pai Mecias e filho Jonatan, mais um assessor do Senado.
Macaco Simão:
OBA! Hoje é dia de zoar com o Timão! O Corinthians ser eliminado é como nota de cem, só dá alegria. Calendário 2011: o Carnaval caiu em março e o Corinthians caiu em fevereiro! Rarará! Corinthians x Tolima. TOLIMINADO! Tolima 2 x Togordo 0! Rarará!
