- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
O eleitor já está cheio
Depois de três anos e nove meses como deputado federal, alguém, por ventura, tem conhecimento de algum projeto de lei, promessa cumprida ou recursos obtidos por Neudo Campos durante sua passagem pela Câmara Federal?
A pergunta tem como direcionamento os novos deputados federais que assumem hoje. Neudo, ex-governador, prometeu na campanha de 2006 levar o combustível da Venezuela para Roraima e reduzir o custo da tarifa elétrica do roraimense. Nem uma coisa nem outra ele cumpriu.
O mandato de Neudo Campos foi o mais apagado dos deputados federais eleitos em 2006. Não era para ser. Afinal, ex-governador, Neudo teria que saber os caminhos, teria conhecimento e experiência para levar recursos e mais recursos para o estado, além de aprovar projetos relevantes para a sociedade. Nem uma coisa nem outra. Neudo foi um blefe. Um blefe eleitoral.
Justamente por ter sido ex-governador, preso, acusado de chefiar a quadrilha que surrupiou mais de R$ 200 milhões dos cofres do estado, Neudo sofreu na pele esse "preconceito" nos ministérios, se é que responder a mais de 40 processos por desvio de dinheiro público, corrupção, peculato e formação de quadrilha não seja mais que motivo para preconceitos.
Por responder processos judiciais inúmeros, por falta de disposição ou de competência, a verdade é que Neudo Campos passou despercebido pela Câmara e pelos eleitores que o elegeram. Saiu de lá debaixo de uma mentira: a de que "preferia estar mais perto do povo", às vésperas do seu julgamento ser marcado pelo Supremo Tribunal Federal. Coisa feia.
Que o mandato nada realizador de Neudo não se repita por Jonatan de Jesus, Paulo Quartiero, Berinho Bantim, Chico das Verduras, Raul Lima ou Teresa Jucá. De promessas vãs, blefes e mentiras o eleitor já está cheio.
P.S:
Então, alguém lembrou de alguma coisa boa que Neudo fez como deputado federal para Roraima?
Praça dos Catitus
Falando em Édio Lopes, uma praça de Mucajaí vai custar R$ 4,2 milhões. Por muito menos que isso, dois ex-prefeitos, um tio e uma tia do atual prefeito Gordorico Lopes estão até hoje enrolados na Justiça condenados pelo TCU.
Sem noção
Uma ONG do Rio de Janeiro está propondo que seja proibida a divulgação da imagem de assaltantes, estupradores e homicidas. A ONG entende que essas pessoas só podem ser expostas após serem julgadas e condenadas. Esquecem que o trabalho de divulgação nos noticiários policiais tem ajudado bastante na captura de infratores e a elucidação de alguns crimes justamente pelo reconhecimento dos criminosos por testemunhas e vítimas.
Hunn...
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado, firmaram Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de otimizar a atuação conjunta dos órgãos nas mais diversas áreas.
O acordo visa estabelecer rotinas de trabalho de modo a compartilhar, gratuitamente, recursos materiais, humanos, tecnológicos e administrativos uma vez que as duas instituições possuem similaridade na natureza dos trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas.
Mas de nada vai valer esse convênio acima se um Mecias de Jesus da vida chegar e falar que denúncias na imprensa tratam de questões pessoais, não pessoal do MPE?
Campanha
OAB iniciará campanha nacional contra contratação no serviço público de pessoas que respondam processos por causarem acidentes de trânsito por embriagues, com vítimas fatais ou com seqüelas físicas.
Continua
Convidado para continuar como vice líder do governo na Câmara, o deputado Luciano Castro declinou do convite de disputar a liderança do PR. "Fui líder três anos consecutivos e não tinha como acumular o posto com a de vice líder do governo", declarou.
Saúde não é prioridade
Durante a campanha eleitoral a Saúde Pública foi colocada pelos eleitores como prioridade principal do governo. Foi o tema que mais desgastes causou nos dois principais candidatos, e mesmo assim, parece não fazer parte dos interesses dos parlamentares que assumem hoje mandatos no Congresso Nacional nem dos que continuam por lá.
Liberação de recursos
"Há muito trabalho pela frente. Iremos manter os nossos projetos e trabalhar pela liberação de recursos, como prioridade para o nosso estado está a infra-estrutura, nos municípios. Também há um trabalho que a gente sempre fez, o de valorização do servidor, para poder acompanhar e ajudar nossos servidores públicos, com uma série de demandas e causas que certamente poderão estar surgindo no decorrer deste mandato", comentou o deputado Luciano Castro sobre esse mandato que se inicia sem falar em Saúde Pública.
Regimento interno
Jonatan de Jesus e Chico das Verduras também nada falam sobre a Saúde como prioridade para Roraima. Têm o foco para o "funcionamento da Câmara".
Produção sem Saúde
Paulo César Quartiero tem outro foco que também não é a Saúde Pública: a produção agrícola.
Oposição ferrenha
Mozarildo Cavalcanti vai ficar naquela de oposição ferrenha contra o governo. Sua campanha de re-eleição começou em outubro com a vitória de José de Anchieta. Apesar de ser médico, Mozarildo também tem outro foco na Política que não é a Saúde Pública.
Só obras
Édio Lopes tem olhos para obras e liberação de recursos para convênios para Mucajaí. Saúde Pública para Roraima nada de nada.
Amanhã
Amanhã, a gente fala do restante da bancada e suas prioridades que pelo visto, não são a Saúde Pública.