- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
MPE quer cassar Anchieta
O Ministério Público Eleitoral ingressou com pedidos de cassação contra vários políticos eleitos em outubro passado a começar pelo governador José de Anchieta. Contra ele, o MPE faz até uma comparação do gasto com pessoal da campanha da presidente Dilma Roussel ter sido metade do que a candidata do PT gastou.
Aí tem dois pontinhos que os nobres procuradores deveriam se ater: primeiro, como ela conseguiu apenas ter gasto R$ 11 milhões com pessoal; e segundo, tudo quanto foi candidato que apoiou Dilma, também gastou com pessoal que pediu votos para ela.
Só isso?
A desconfiança que se deve levar em consideração com gastos com pessoal é o do montante tão reduzido com que Dilma investiu, isso sim.
Vai acontecer de novo

Acúmulo de garrafas plásticas nas imediações da usina da Traição,
no rio Pinheiros, São Paulo.
Sem cheques
Outra queixa do MPE contra a eleição de Anchieta se deve ao pagamento do pessoal de campanha ter sido feito em espécie e não em cheque. Talvez os os procuradores não saibam mas Roraima não tem em todo o 10 agências do Banco do Brasil e tais agências não têm condições de emitir mais de mil folhas de cheque, quanto mais sete mil folhas.
Pagamento informado
Na justiça eleitoral foi protocolado pelos advogados de Anchieta durante a campanha, pedido para que o pagamento fosse efetuado em espécie, com uso de transpote por empresa de seguro e com acompanhamento inclusive da Polícia Federal e MPE.
Sem idéia
O MPE talvez não faça idéia do que seja uma capital de um estado ter apenas duas agências bancárias para, de repente, ter que descontar mais de sete mil cheques. Mas, se observarem como elas ficam em dia de pagamento do funcionalismo, terão uma idéia.
Só quem vive há tempos conhece
Roraima no geral, e Boa Vista no varejo têm peculiaridades que só quem vive há algum tempo passa a conhecer e entender suas realidades.
Detectando Down
Testando apenas o sangue da mãe, uma equipe de pesquisadores da Universidade Chinesa de Hong Kong conseguiu detectar com precisão a síndrome de Down no feto, por meio do sequenciamento dos genes.
Isso evita procedimentos invasivos de diagnóstico pré-natal, como a punção de líquido amniótico (ver quadro ao lado), que podem causar risco à gravidez.
Babalaô joga culpa em Lula
O secretário geral Getúlio Cruz faz crer no seu jornal que a culpa das demissões de servidores e má administração da Prefeitura de Boa Vista é do governo federal, em especial de Lula, que reduziu drasticamente o repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Mas em outubro de 2008, mais exatamente três dias depois da eleição que manteve Iradilson Sampaio como prefeito, milhares de servidores foram demitidos e tiveram seus salários reduzidos, lembra?
Enquanto isso, o mar não está para peixe...
Contra grupos de comunicação
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) defendeu ontem a proibição de que um mesmo grupo tenha simultaneamente rádio, jornal e TV numa mesma região do país.
Em entrevista ao programa "3A1", no canal estatal TV Brasil, o ministro disse que o anteprojeto para uma nova lei de comunicação eletrônica de massa, deixado pelo ex-ministro Franklin Martins, sugere o veto à chamada "propriedade cruzada dos meios de comunicação".
Martelo batido
A presidente Dilma Roussef bateu o martelo: "Mínimo é de R$ 545, disso não passa!". Tem que combinar com a galera do PMDB no Congresso.
Em pauta
Produtores rurais que vivem nas vicinais visitadas na semana passada pelo vice governador Chico Rodrigues esperam respostas concretas do governo para os próximos 30 dias. Se tudo ocorrer como combinado, ponto e tanto para governo. Agora, se ações pedidas demorarem a acontecer...
Só nos bastidores
Quem anda calado e meio sumido é o senador Mozarildo Cavalcanti, agora partidário do governo petista eleito por Lula, aquele que ele tanto fez oposição.
Macaco Simão:
Direto do País da Piada Pronta: prefeito é preso com cocaína escondida no carro. Como é o nome do município? SANTA BRANCA! Hon- rou o nome da cidade. Escondeu a santa branca embaixo do assento!
E ontem assisti ao "BBB 11". Me entreguei à podridão! Só tenho um problema: não consigo acompanhar o raciocínio do Bial. Rarará!