- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
"Nome e sobrenome"
Irritadiço e cheio da razão, o ex-advogado do goleiro Bruno, Ércio Quaresma, foi suspenso ontem pela OAB-MG depois de ter sido flagrado fumando crack. Além disso, pesam sobre ele mais 11 ações internas na Ordem e uma denúncia grave de ameaça à noiva do jogador, dentista Ingrid Oliveira.
Ércio Quaresma interpretava o papel de paladino contra os acusadores de seu cliente apontando o dedo em suas caras. Armou teorias bizarras sobre o desaparecimento de Elisa Samudio, chegando a afirmar em público que ela estava viva fazendo compras em um shopping no Rio de Janeiro. Com algumas "pedras"de crak na cabeça, é provável que ele realmente possa ter "visto" Elisa viva.
Falastrão, dono da verdade e egocentrico, Quaresma tem sósias pelo Brasil afora encarnados em tudo quanto é profissional, do político, ao jornalista e ao pastor religioso. Gente que prega uma coisa, e na obscuridade, pratica outras bem diferentes.
Outro dia, ou melhor, madrugada, um desses novos evangélicos pregadores do bem acima do mal, embriagado, entrou na contra-mão, atropelou duas jovens numa moto, tentou fugir do local sem prestar socorro sendo alcançado um quarteirão depois porque o pneu do carro estourou no acidente. Se negou a prestar o exame do bafômetro, alegou que não conhecia Boa Vista - embora tenha morado por uma década aí -. E ainda forneceu em seu depoimento em boletim de ocorrência na Polícia Civil, endereço falso para contato.
Do saldo do acidente, uma jovem estudante de 25 anos teve que amputar uma perna. A outra, teve fratura grave também em uma das pernas e terá que fazer tratamento fisiotepeutico por mais de um ano para - espera-se - recuperar os movimentos normais do membro lesionado. Nenhuma delas sequer recebeu um telefonema, um pedido de desculpas ou de informação sobre seus estados de saude, do evangélico embriagado que na contra-mão, transformou suas vidas para sempre.
Ércio Quaresma apontava o dedo em nome da seriedade, da dignidade e da honradez na cara de quem discordava de suas teses. Seus sósias, da mesma forma e modo, também. Pior, apontam dizendo que têm "nome e sobrenome".
Zuzú cassador
Conhecido como Zuzú Malvadeza, o deputado Urzeni Rocha, que é primeiro suplente da coligação "União por Roraima", não se faz de rogado em honrar o codinome. Está acompanhando passo a passo os processos de cassação que tramitam no TSE.

Protesto
Deputados federais que participaram ontem de audiência pública na Câmara Federal protestaram contra a intenção do Instituto Chico Mendes de ampliar áreas ambientais do Parque Nacional do Viruá, da Estação Ecológica de Maracá e da Reserva Florestal do Parima. Se o decreto for assinado, as unidades de conservação passarão a ocupar 14,5% do território de Roraima.
Menos de 10%
O deputado Márcio Junqueira, que propôs a realização da audiência, lembrou que 68% do território do estado já é demarcado por reservas indígenas e unidades de conservação. Ele afirma que, se, a essas reservas, forem acrescentadas as áreas urbanas, as margens de rodovias e as terras do Exército, sobrará pouco mais de 6% de território para a produção agropecuária.
Filme repetido
"Em função do histórico do processo demarcatório promovido no estado de Roraima, a população tem um sentimento de desconfiança, de temor, pois nós vivenciamos, há pouco mais de dois anos, a questão da [reserva indígena] Raposa Serra do Sol, que nos tirou a condição de maior produtor de arroz acima da linha do Equador”, afirmou Junqueira.
Filme repetido 2
Márcio disse que a expulsão dos produtores de arroz da Raposa Serra do Sol provocou desemprego, desalojou famílias que habitavam a área e expulsou produtores que até hoje não receberam indenização ou foram reassentadas, como previa o decreto de homologação assinado pelo presidente da república.
Perguntinha:
E agora, senadores Romero Jucá e Angela Portela, representantes do Instituto Chico Mendes ressaltaram, no entanto, que a ampliação das áreas ambientais se faz necessário e que vão trabalhar para isso junto à Presidência da República?
Apagado final
Triste fim de mandato do apagado senador Augusto Botelho. Quase ninguém lembra.
Escola
E não é que o papadinho está fazendo escola. A Casa Branca afirmou ontem que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor o congelamento dos salários dos servidores públicos federais durante dois anos. Porém, a medidas só deve valer para funcionários públicos civis.
Contrarista militante"
Quem sonhava com a aproximação entre governador José de Anchieta com a senadora eleita Angela Portela pode tirar o cavalinho da chuva. A posição "denuncista contrarista militante", como diria Odorico Paraguassú, do deputado Flamarion Portela, marido de Angela, dá claro sinal de que o casal pretende continuar na oposição.
Candidata ao governo Nagib soma
O motivo de Flamarion em se manter em franca oposição ao governo até pode ser outro, mas a desconfiança maior é a de marcar presença desde de agora para o casal como principal concorrente da oposição na disputa pelo governo em 2014. Angela Portela seria, então, a candidada natural dos oposicionistas.
Sendo do PT, no meio do mandato de senadora e com um suplente que tanto Lula, como Dilma e o partido gostariam de ver no Senado, difícil, quase impossível de Angela recusar a missão de concorrer ao Palácio Hélio Campos.
Se o passageiro compra não viaja, paga multa e “taxa de emissão” de um novo bilhete. Mas quando as empresas aéreas cancelam um vôo, não pagam multas nem indenizam o passageiro otário.
Explicando os diários suplementares da ALE
Um promotor de Justiça ligou ontem para a coluna querendo saber do que se tratam as notas sobre os diários suplementares da ALE, que tal qual o Santo Graal, o cálice que Jesus teria tomado vinho na última ceia com seus apóstolos, sabem que ele existe, mas ninguém viu ou vê.
Nos diarios suplementares, acredita-se, estão, tal qual ocorreu no Senado, atos secretos da ALE sobre contratações de pessoal e pagamentos de despesas diversas não publicados nos diários comuns.
Passado bom
Época boa aquela em que na Promotoria do Patrimõnio Público, o contribuinte contava com Edson Damas e Ulisses Moroni como promotores.
Macaco Simão:
E o segredo do Gerson em "Passione"? Gosta de sexo sujo! Passa dez meses para descobrir que ele gosta de sexo sujo! Ele e 99% da população que faz sexo! Rarará!