00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Mecias de Jesus atropela regimento para cassar Anchieta. E a África do Sul poderá ser palco de lua de mel.


\"\"

Edersen Lima
De Brasília

Sujando sua história se preciso for
O melhor presidente que a ALE já teve pode fechar sua gestão de maneira vergonhosa e sujando sua história se preciso for para cassar o governador José de Anchieta.

Inconformado com o resultado das urnas, o deputado Mecias de Jesus atropelou ontem o regimento interno da Casa não adotando o princípio da proporcionalidade partidária que rege a formação de comissões. Os partidos que têm maior representação no Poder Legislativo tem assento garantido nas comissões.

O DEM, partido do deputado Jalser Renier, requereu participação na comissão que analisa o pedido de impeachiment de José de Anchieta feito pelo senador Mozarildo Cavalcanti. O DEM é um dos partidos de maior representação na ALE e Mecias simplesmente não acatou o requerimento contrariando o que manda o regimento interno.

Não o acatou demonstrando ânsia em colocar em pauta provavelmente um parecer favorável ao impeachiment do governador. Sua vontade superou a liturgia do cargo que ocupa, se sobrepondo ao que deve ser obedecido e seguido.

Mecias agindo de tal maneira, passando por cima de regras que regem a constituição legislativa é de causar preocupação. Demonstra que não tem equilíbrio, preparo e isenção suficientes para estar aonde está. Demonstra que de agora em diante, pode ele tomar as decisões que quiser atropelando pontos, alinhas e parágrafos do que sejam direitos e deveres na ALE.

Que o chefe do Legislativo Estadual goste ou não goste de A ou B. Mas que respeite o cargo que ocupa e os colegas de mandato. Por isso, uma colocação feita pelo deputado Jalser Renier caiu como luva sobre o presidente da Assembléia: "Essa Casa não é o Balisa, deputado Mecias", se referindo ao município de São João do Balisa em que Mecias pinta e borda. Lá, ele é amado e odiado.

Com diversas acusações nas costas, como a de ter o filho eleito deputado federal como laranja de seus negócios e de ser o maior beneficiado com esquema de desvio de dinheiro ocorrido no Caso Gafanhotos, Mecias se revela intolerante e oposicionista compulsivo. Roraima não precisa disso. A sociedade não merece isso. Só Mecias encontra motivo para esse comportamento: cassar Anchieta custe o que custar, sujando sua história se preciso for.

Dúbio
É por devido a esse comportamento dúbio, ora de um lado ora de outro, que o deputado Chico Guerra nunca emplacou a presidência da ALE, candidatura vice prefeito ou a prefeito de Boa Vista. Foi ele que "montou" a tal comissão com deputados de partidos pequenos e que fazem oposição ao governo e "esqueceu" do DEM, que tem a maior bancada. Guerra se diz governista e quer o apoio de Anchieta para presidir a ALE.

Enquanto isso, comparando as vantagens e benefícios...

\"\"

Das artes
O artista plástico e cantor de Roraima, Renato Costa, foi o escolhido pelo senador Romero Jucá ( PMDB/RR) para participar da sexta edição da Exposição Artistas Brasileiros 2010” – Novos Talentos Pinturas, uma realização conjunta da Secretaria de Relações Públicas, do Programa Senado Cultural e da Comissão Especial Curadoria de Artes Plásticas do Senado.
\"\"A mostra será aberta amanhã ( 17 ) às 11 hs no Salão Branco do Congresso Nacional e vai até dia 30 de novembro.
Renato Costa inscreveu o quadro “ Quinhentos” – óleo sobre tela.

Trabalho
O ex-secretário de Saúde e ex-presidente da Codesaima, Samir Haten será empossado hoje em Brasília representante do governo de Roraima. Ele substituirá João Guerreiro que ocupou o cargo nos últimos cinco anos tendo realizado trabalho elogiado.
Profissional dos mais respeitados, Samir terá missão de aproximar o governo com os ministérios e a concretização de convênios.

Meta 2
A 5ª Vara Cível da Comarca de Boa Vista informou à presidência do TJRR o cumprimento da Meta 2/2010, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. O juiz Mozarildo Cavalcanti é o titular da 5ª Vara Cívil.
A Meta 2 tem como objetivo julgar todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e, quanto aos processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007.

Reajuste
Líderes partidários da Câmara defenderam ontem a votação de um projeto de lei de reajuste de seus salários e também do da presidente eleita, Dilma Rousseff.
O assunto foi levado à reunião pelo vice-presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), e ganhou o apoio de grande parte dos deputados.

Explica, Rodolfo!
Embora o secretário de Saúde, Rodolfo Pereira, tenha arrumado uma turma de médicos para pedir que ele continue no cargo, questões como os gastos com tratamentos fora do estado enquanto máquinas e equipamentos adquiridos pelo governo para tais finalidades mofam no galpão da secretaria e não são instalados, continuam no ar.

Cartel
Há a desconfiança que haja um cartel médico que fatura alto com uso de clinicas particulares em Boa Vista e outras em Manaus ao invés de se colocar em funcionamento as máquinas e equipamentos que foram comprados e que reduziriam, em muito, os custos com tratamentos bancados pelo governo.

E mais essa
A coluna foi informada que além do "auxílio moradia", os nobres conselheiros do Tribunal de Contas de Roraima, ainda recebem um tal "auxílio-transporte", verba que gira em torno de R$ 3 mil por mês para ser usada no transporte dos conselheiros, embora seja comum vê-los sendo transportados em carros oficiais do tribunal.

Enquanto isso, ronronando...

\"\"

Formas curiosas
“As eleições deste ano em Roraima foram marcadas por escândalos, crimes eleitorais escancarados, compra de votos de forma descarada, mais uma vez manchando vergonhosamente o nome do Estado", a frase é do presidente da ALE, Mecias de Jesus, pai do estudante Jonatan de Jesus, que ainda tem R$ 750 mil retidos na Polícia Federal de origem curiosa da venda de um posto de gasolina oriundo também de forma curiosa para quem é só estudante.

Perseguição
Só porque José de Anchieta citou a deputada federal eleita Teresa Jucá como sua preferida para a Prefeitura de Boa Vista, em 2012, a Procuradoria do Município, quatro anos depois, ingressa com ação contra a ex-prefeita por suspostas irregularidades na obra do Terminal do Caimbé, e com cobertura especial da Folha de B. Vista.

Homenagem
O deputado Márcio Junqueira propôs ontem à Executiva do DEM uma homenagem ao deputado Chico Rodrigues, eleito vice governador e que se despede em dezembro da Casa em que está há 20 anos.

\"\"

Últimas Postagens