- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Outra frustrada tentativa eleitoral
Parafraseando Lula, nunca na história de Roraima um jornal esteve tão envolvido numa campanha eleitoral como a Folha de B. Vista se envolveu nesta que se encerrou domingo passado.
Antes, apenas o babalaô do jornal, Getúlio Cruz, em suas frustradas tentativas a um cargo eletivo, se envolvia e editava a linha que seria adotada para convencer os leitores. Nessa eleição, além de Getúlio, os repórteres entraram em campo como verdadeiros cabos eleitorais nas ruas, nas entrelinhas do jornal e principalmente, nas redes sociais. Para se ter uma idéia de tal engajamento, uma repórter se ofereceu publicamente para trabalhar "de graça" contra o governador.
Corrigindo, os cabos eleitorais repórteres da Folha de B. Vista ou repórteres da Folha de B. Vista cabos eleitorais não apenas promoveram campanha anti-Anchieta, realizaram o maior patrulhamento político que se tem notícia no estado. Tocaram uma campanha agressiva contra José de Anchieta e hostil a quem o defendia ou criticava o candidato Neudo Campos.
Perdida a eleição, a "base política" formada pela Folha de B. Vista e seus repórteres têm agora um novo discurso: o governo comprou a eleição. Vê-se que ainda estão em cima do palanque e outra campanha, a de descrédito começou. A de se opor a Anchieta continua e continuará tenha certeza o amigo leitor desta página, com mais agressividade, mais hostilidade e com o reforço de um adereço: o inconformismo.
Como acreditar em um jornal que se diz "necessário", que comemorou 27 anos batendo na tecla da "credibilidade" com sua equipe quase toda envolvida na campanha eleitoral tocando bumbo na praça para eleger Neudo Campos?
Que "necessidade" e que "credibilidade" a Folha de B. Vista quer impor ao leitor diante do papel do jornal nessa campanha, com a forma como tratou as notícias, como promoveu as manchetes e como deixou de publicar fatos?
Não foi a primeira vez e nem será a última que a Folha de B. Vista tomará partido. Daqui a dois anos, Getúlio Cruz estará novamente de algum lado. E pelo visto e lido nas entrelinhas e nas redes sociais, com esse grupo de cabos eleitorais repórteres ou repórteres cabos eleitorais lhe fazendo companhia em outra frustrada tentativa eleitoral.
Posteridade

Registro de France Telles, com a deputada eleita Teresa Jucá
e o governador José de Anchieta.
Candidata
Mal acabou a eleição para governo e já tem gente anunciando candidaturas para a Prefeitura de Boa Vista. Segundo comentários da assessoria da senadora eleita Angela Portela, ela disputará a sucessão de Iradilson Sampaio em 2012.
Só ele
Para obter o quinto mandato consecutivo de presidente da ALE, o pequeno gigante deputado Mecias de Jesus tem usado o discurso da não subserviência ao Palácio Hélio Campos, como se só com ele presidindo a Casa isso não ocorrerá.
Verdades sobre o "Jesusão"
A disposição de Mecias em se manter no comando da ALE despertou inusitado desejo de um deputado não re-eleito de detalhar todo o processo da reforma ou construção do "Jesusão" aquele prédio novo da ALE que mais parece uma mistura de ginásio esportivo com rodoviária.
Glaucoma
Num papo rápido com a coluna, foi dito coisas que o Ministério Público Estadual "só pode está sofrendo de glaucoma" - doença que implica na perda da visão -. Detalhe: O diagnóstico e o tratamento precoces do glaucoma podem prevenir esta situação.
Feições
Certos da vitória, surpreendeu as feições de tristeza e desencanto do candidato derrotado Neudo Campos e do senador Mozarildo Cavalcanti quando as urnas bateram 97% de apuração no domingo.
Erraram feio
Outra que estava certa da vitória de Neudo era colunista Shirley Rodrigues, da folha de B. Vista, que arriscou que ele seria eleito com margem de 20 mil votos de vantagem, e em tom agressivo, previu que “em menos de seis meses a maioria dos fiéis escudeiros do candidato derrotado estará lambendo o chão por onde o vencedor pensar em passar".
Erraram feio Shirley e o idealizador da nota.
Posteridade

Equipe 45 de logística e segurança em clik de France Telles.
Debochado e irônico
O ar de deboche e irônico com que se apresentou no Debate da TV Roraima tiraram votos de Neudo Campos. A opinião é dividida por correligionários do próprio candidato derrotado.
Cumprimentada
Não à toa a deputada federal eleita Teresa Jucá foi cumprimentada pela maioria dos presentes na festa da eleição de José de Anchieta. Credita-se a ela boa parte dos votos fechados para ele no segundo turno.
Na mesma
Com José Anchieta continuando governador o Tribunal de Contas do Estado não sofrerá mudanças tão cedo.
Legal pode ser, imoral com certeza
Falando em TCE, se legal for, imoral o é. Os conselheiros receberam - cada um - volume de recursos que passam os R$ 300 mil referentes a retroativo de auxílio moradia quando todos têm residência própria em Boa Vista e uns até desfrutam de casa no Conjunto dos Desembargadores onde não pagam nada.
E ainda vem neguinho falar em moralidade!
Enquanto isso, todos os dias...
