- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
"Já ganhou!
A pesquisa do Ibope veiculada segunda-feira, 18, criou clima de "já ganhou" na oposição. Aliados, assessores e principalmente, parentes do candidato Neudo Campos dão como certa a sua eleição no dia 31. Cargos na Caer, Codesaima, Iteraima e ocupação de chefias em secretarias de governo já estão sofrendo especulações de nomes. A renovação esperada na base oposicionista é vista como o ingresso da nova geração da "sobrinhada" .
Agressão
Apesar do clima de "já ganhou" ter tomado conta da oposição, o filho mais velho de neudo, Eduardo Campos, teria agredido ontem em Mucajaí um militante do PSDB, que apóia José de Anchieta. O rapaz conduzia um carro de som quando teria sido fechado pelo carro de Eduardo, que estaria acompanhado do lutador Sandro Pitbull. Como o rapaz se negou a desligar o som que tocava uma música irônica à candidatura de Neudo, Eduardo Campos teria aplicado socos no rapas e tirado ele a força do carro.
Ainda segundo a denúncia, foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Mucajaí contra o filho de Neudo.
Direito de todo cidadão
O direito que todo cidadão tem de manifestar seu apoio a uma candidatura deve ser respeitado e não sofrer agressões na base de socos e muros. A ninguém é dada a garantia de agredir ninguém, ainda mais quando a vítima exerce não só o seu direito democrático de manifestar sua posição, mas quando apenas se está trabalhando.
Se deu bem e se deu mal
No governo do pai, Eduardo Campos também se envolveu em várias confusões. Em algumas, com ajuda de seguranças disponibilizados pela Polícia Militar até se deu bem. Noutras, se deu mal.
Arruaceiro e inconsequente
Espera-se que, confirmado o episódio de agressão em Mucajaí faça com que Neudo não passe a mão na cabeça do rebento como já ocorreu em outras ocasiões, inclusive, com outro filho dele, Guilherme Campos, menos violento que Eduardo, mas arruaceiro e incosequente que quase provocou uma tragédia junto com mais meia dúzia de colegas filhos de classes média e alta de Boa Vista no Aeroporto da cidade, obrigando um avião da Varig com mais de 100 passageiros a bordo a arremeter - ter que mudar bruscamente a rota de pouso para continuar o voo - pois estavam na cabeceira da pista com lanternas acenando para que o avião não aterrizasse.
Caso o avião não conseguisse retomar o voo, acabaria aterrizando no lavrado entre buracos e pedras podendo explodir no choque com o chão.
Posição de Neudo
Confirmada a agressão de Eduardo Campos a um simples militante do PSDB, é de se esperar que Neudo venha a público se desculpar pela violência e descontrole do filho agressor. É o mínimo do que se espera não só de um candidato a governador do estado, mas de um pai que não tenha ensinado ou dado esse tipo de exemplo na criação do seu filho.
Nehnuma garantia de fim de abusos
Por outro lado, mesmo no caso de Neudo se desculpar, quem garante à sociedade que situações como essas de agressão não ocorram mais tarde, pois se como filho de candidato, Eduardo Campos, já teria agido dessa forma violenta, imagine, amigo leitor, depois tendo o pai governador, comandante maior das polícias Militar e Civil, e mãe vice prefeita?
Enquanto isso, comemorando antecipadamente...

Cenários
A coluna recebeu e-mail questionando os cenários para o estado no caso de eleição de José de Anchieta ou de Neudo Campos.
Na hipótese de Anchieta se eleger pouca coisa na atual conjuntura política mudará. Pelo estilo de fazer política, Anchieta deverá buscar entendimento com o PT de Angela Portela, hoje oposição e demais deputados estaduais de oposição e federais eleitos.
Será na parte administrativa que haverá as maiores mudanças na atual administração. Anchieta governou esses dois anos de 10 meses compondo com o que era do governo de ottomar Pinto. Manteve prestigiada a esposa de ottomar, Marluce, secretária da Setrabes que tradicionalmente é ocupada pela primeira dama do estado.
Na mesma Setrabes, Marluce manteve a sobrinha Fátima Brito como sua adjunta. Manteve na presidência da Caer e na Representação do governo em Brasília, o irmão Evandro Moreira e o genro dele, João Guerreiro Jr., respectivamente.
Mais 20 indicações diretas de Marluce feitas ainda na época de Ottomar foram mantidas por Anchieta.
Assim, se for eleito, Anchieta deverá fazer um governo mais aberto às composições partidárias, porém técnico. "A minha intenção de formar uma grande aliança política-administrativa por Roraima ainda é meu maior objetivo. Só com essa união é se pode fazer o estado maior e melhor para se desenvolver.", disse ele.
Já com Neudo...
Pelo lado de Neudo Campos sendo eleito, a mudança será muito maior. Voltam ao poder figuras que estavam há oito anos fora do governo, desde que ele renunciou para concorrer ao Senado em 2002. Ainda, fortalece o grupo batizado de Projeto Minhoca, que defende os interesses políticos do quarteto composto por ele, Neudo, mais o senador Mozarildo Cavalcanti; o patrono da Folha de B. Vista, Getúlio Cruz, e o presidente do TCE, conselheiro Manoel Dantas.
Um desses dois últimos citados acima deverá ser o candidato a prefeito à sucessão de Iradilson Sampaio em 2012, com chances maiores para Manoel Dantas que, ao contrário de Getúlio, não tem rejeição política e nenhuma condenação por desvio de dinheiro público, como o patrono da Folha, tem. Além de ser muito mais jeitoso e polido politicamente
O PT de Angela Portela poderia lançar candidato a prefeito apenas para cumprir tabela em 2012.
Neudo governador significa também apoio forte e inconteste à nova reeleição de Mozarildo em 2014, que pelo visto, não terá nenhum candidato forte como concorrente, ainda mais, com apoio do governo e da Prefeitura de Boa Vista.
Também na hipótese de Neudo se eleger, há, sim, possibilidade dele ser cassado pelos crimes administrativos que responde na justiça federal. Ele já sofreu uma condenação pesada em primeira instância. Sofrendo outra em tribunal superior abriria o cargo para a vice Marília Pinto.
E ainda no caso de Neudo for eleito, Angela Portela encararia em 2018 novamente o colega Romero Jucá e outro nome que vai além de qualquer especulação.