00:00:00

Opinião Formada

Neudo Campos foi alertado sobre rombo na Codesaima praticado pelos cunhados Wilson Mulinari e Luís Carlos Florenciano.


Edersen Lima
De Brasília

\"\"Contra o nepotismo
O Ministério Público Estadual ingressou nova cruzada contra a mania que governante tem em empregar parentes em bons cargos no seu governo, também chamada de nepotismo. Não é a primeira vez que o MPE combate esse beneficiamento familiar. Há 12 anos, o então promotor Edson Damas, com ação deferida pelo então juiz estadual, Hélder Girão Barreto, demitiu 10 parentes de cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Roraima e uma penca de tantos outros parentes empregados no governo Neudo Campos, chamado na época de governo "neupotista".

Governo "neupotista"
Entre os governadores de Roraima, Neudo Campos foi disparado o que empregou o maior número de parentes. Mas de 20 cunhados, sobrinhos e a esposa dele ocuparam cargos de confiança e chefias de departamentos, setores e secretarias. Abaixo lista com alguns nomes da parentada:
Suely Campos, esposa (Setrabes)
Essen Pinheiro, sobrinho (Administração)
Idéssia P. de Melo, sobrinha (Ass. Iteraima)
Aldenora Campos, sobrinha (Ass. Sead)
Telma Linhares, sobrinha (Dir. Dep. de Ensino)
Júlia A. Campos, sobrinha (Dir. do DAE)
Neire Vieira Campos, sobrinha (Dir. do Hemocentro)
Elizete Campos, sobrinha (Chefe da Div. de Empenho)
Shirley Dall\'agnol (Dir. do Cefam)
Carlos A. Campos (Rep. em Belém)

Selma Mulinari, cunhada (Dir. de Cultura)
Sirley Florenciano, cunhada (Dir. Dep. de Planejamento)
Sebastião Silva, cunhado (Dir. Dep. de Turismo)

Condenados da Codesaima
Na lista acima faltou inserir a dupla de cunhados e ex-diretores da Codesaima, Wilson Mulinari (presidente) e Luís Carlos Florenciano (Diretor Comercial), condenados em primeira e segunda instância judiciais por rombo na estatal, desvio de dinheiro, falsificação de notas fiscais, superfaturamento na compra de mercadorias e formação de quadrilha.
Pela condenação, nenhum dos dois pode ser contratato no setor público e devem devolver mais de R$ 10 milhões desviados da Codesaima, segundo apurou o Ministério Público Estadual.

Rombo descarado
O escândalo da Codesaima foi um dos mais descarados rombos ocorridos em Roraima. Para se ter idéia, o MPE descobriu que além de superfaturadas, toneladas de cachos de bananas foram compradas oriundas de apenas um pé de bananeira.

Alimentos desviados para restaurante de cunhados
Filé mignon, peito de frango defumado, filé de peixe, camararão e bacalhau adquiridos também pela Codesaima eram desviados para o restaurante de Sirley e Luís Carlos Florenciano, cunhados de Neudo, que funcionava no Parque Anauá; garçons que trabalhavam lá eram contratados e pagos pelo Palácio Hélio Campos.

Empresa fantasma
Além de desviar alimentos de primeira classe para o seu restaurante, o casal Luís e Sirley Florenciano ainda abriu uma empresa no nome da sogra América Silva, que fornecia alimentos fantasmas através de notas fiscais frias. A empresa, batizada de "Mercantil América", como foi constatado pelo MPE, funcionava na casa de fundos da residência de dona América, em que Luís e Sirley viviam antes de adquirirem uma mansão no bairro Paraviana.

Resumo da ópera
O Ministério Público Estadual apurou que quem bancou o restaurante e mansão dos cunhados de Neudo Campos,  foi você, contribuinte

Gravações comprometedoras
Além de maracutaias com o dinheiro e alimentos da Codesaima, o escândalo ainda provocou a publicação em jornais e veiculação em rádios e TV de gravações comprometedoras mostrando que Neudo foi alertado sobre o rombo aplicado pelos cunhados, e que nada vez depois do alerta que recebeu.

Neudo foi avisado
Em uma das conversas, o então secretário de Planejamento, César Mansoldo, lamentou com a colega Cilene Salomão, à época chefe da Casa Civil, que pessoalmente havia advertido o governador para gravidade do caso:
"Eu fico tão triste, Cilene, de presenciar isso... Tendo falado, advertido. Eu tive uma conversa pessoal com ele", disse César.
"Com quem?, pergunta Cilene.
"Com o governador (Neudo)", responde o então secretário.

Codesaima bancou campanha
Em outra conversa gravada, Cilene Salomão lembra à Suely Campos que a re-eleição de Neudo em 1998 dependia do uso da Codesaima:
"A Codesaima é uma fonte nossa pra poder ganhar a campanha", ressalta Cilene.
"Menina, minha pele tá horrível com tudo isso (rolo da Codesaima exposto na imprensa)", comenta Suely Campos.
"E a minha, então...", responde Cilene.

"Não pode, Suely!"
Em outra conversa com Cilene Salomão, Suely Campos pergunta e sugere um "cala boca" ao promotor do MPE, Edson Damas, que investigava o caso:
"Não tem alguma coisa, nada que a gente possa dar pra esse promotor?", pergunta a então primeira dama.
"Não pode, Suely!", responde toda temerosa Cilene, descartando a idéia.

 \"\"

Dilma também é contra o nepotismo
Ontem durante o debate entre os candidatos à Presidência da República realizado pela Rede TV, a candidata Dilma Roussef afirmou categoricamente ser contra o nepotismo.

Cara de pau
Noutro país, seria chamado de cara-de-pau o político que, só se sentisse um ficha suja se a sua condenação tivesse ocorrido por decisão de um colegiado.
Em Roraima, tem condenado por desvio de dinheiro publico que não se acha ficha suja. Só o será depois que for condenado por um colegiado. É mole?

Crente praticante fervoroso
A sensação do horário eleitoral de rádio e TV é um candidato católico que aparece com uma bíblia se mostrando crente praticante fervoroso e temeroso às leis divinas. Coisa que parentes e amigos íntimos juram que desconheciam.

Oitavo mandamento
"Não roubarás" é o oitavo mandamento que todo crente sabe, mas que nem todos políticos o cumprem.

Na última semana
Marluce Pinto ainda não confirmou - e nem desmentiu - o irmão Evandro Moreira que afirmou na semana passada em coletiva que ela apoiará Neudo Campos no segundo turno. O motivo, conforme o próprio Evandro confidenciou a uma fonte durante um almoço no sábado, 16, se deve ao fato de que ela só fará o anúncio oficial, inclusive no programa de rádio e TV da coligação oposicionista, na última semana da campanha, justamente quando não haverá mais tempo suficiente para a base governista tentar reverter o impacto da decisão de Marluce, acredita.

Predomina
Marluce Pinto tomou conhecimento do anúncio de Evandro no mesmo dia em que ele foi feito, segunda-feira passada, 11. Como se encontrava rezando no Círio de Nazaré, em Belém, e dia 12 era feriado, entendeu-se que um desmentido - ou confirmação - seria feito na quarta-feira, 13, ou nos dias seguintes. Mas passsado uma semana, o anúncio de Evandro é que predomina no ar.

Pergutinha:
Depois de ficar na Setrabes todo o governo de Anchieta e passar a campanha com todo mundo da base governista pedindo votos para ela, o que Marluce vai alegar contra Anchieta para mudar de lado no segundo turno?

Neudo não confirma pagamento de Vale
O candidato Neudo Campos não tem confirmado em reuniões e nos programas de rádio e TV que irá pagar o Vale Solidário caso vença a eleição. Por isso, parte da classe empresarial que o apoia tem se negado a receber os tickets com medo de calote.

Últimas Postagens