00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Neudo renuncia para fugir de punição


Edersen Lima
De Boa Vista

Neudo renuncia para fugir de punição
O candidato Neudo Campos entregou carta de renúncia ontem ao mandato de deputado federal. Como a Opinião Formada informou ontem, Neudo, renunciando antes de ser ouvido em depoimento por um juiz fededral que seria enviado pelo STF para colher depoimento em Boa Vista dele no dia 1º de setembro, tentaria não caracterizar o ato como abuso do direito de defesa, como incorreram o deputado Ronaldo Cunha Lima e o senador Joaquim Roriz que figiram de julamentos renunciando aos seus mandatos.
Assim, fora da Câmara, o processo que Neudo responde por formação de quadrilha e desvio de dinheiro público no Escândalo dos Gafanhotos teria quer parar de transitar no Supremo para voltar à instância inicial, na Justiça Federal em Boa Vista. Hoje pela manhã, servidores do setor jurídico da Câmara confirmaram a informação à coluna: Neudo entregou ontem à tarde a carta de renúncia.

Sá pediu para não divulgar nada
A coluna entrou em contato ontem à noite com o primeiro suplente Almir Sá. Ele negou que soubesse da renúnica de Neudo. Porém, pediu para que o Fontebrasil não publicasse nada até que a renúncia fosse confirmada no Diário Oficial da Câmara.

Editorial
Em 30 anos, esta é a primeira eleição sem a presença marcante de Ottomar Pinto. Daí, a apatia que se ver nas ruas e bairros de Boa Vista e pelo interior do estado. Nenhum dos dois principais candidatos ao governo, José de Anchieta e neudo ampos, despertou a paixão e a ira de eleitores como o velho brigadeiro despertava.
Anchieta é estreante como protagonista nas urnas. Não teve tempo suficiente para formar sentimento maior que o de fazer seu eleitorado acreditar em suas promessas. Do lado de Neudo, o calor que se sente é de familiares e conrreligionários ávidos por voltar ao poder. Em suma, a batida forte é por poder e não da coração do eleitor.
Ottomar, sozinho, gerava os dois sentimentos: amor e ódio de correligionários, adversários e do eleitorado. Era o "gosto" e "não gosto", sem meio termo.
Esse, é o tema do Editorial de hoje do Fontebrasil.

Seis meses para os pais, também
Depois dos seis meses de licença maternidade para as mães, pode surgir a proposta de mesmo prazo de licença para os pais. è o que se dispõe a apresentar na Câmara dos Deputados o candidato Léo antas; "Enquanto isso, o pai que trabalha o dia todo para sustentar a família, fica distante da criança e não desenvolve o mesmo vínculo. Por isso, é importante discutirmos a necessidade de fortalecer os laços familiares aumentando a participação do pai no início da vida da criança", defende o candidato.

Baque
Se eleito, apresentada e aprovada no Congresso a proposta de Léo Dantas o país sofreria um baque de produção, pois seis meses de licença para pai e mãe que trabalham...

Posteridade
\"\"
João Guerreiro Júnior, Andréa, Antônio Maurício Teixeira, Fernanda e Leda da
Representação do governo em São Paulo.

Aonde foram realizadas?
Institutos de pesquisas eleitorais deixaram de observar a exigência legal – quando as registram no Tribunal Superior Eleitoral – de apontar onde realizam o levantamento e o número de eleitores entrevistados em cada cidade. Estes dados são fundamentais para a credibilidade da pesquisa. “O que temos é o que está no relatório registrado no TSE”, desdenhou o diretor do Sensus, Ricardo Guedes, ao ser interpelado.

Coincidência
A omissão dos detalhes das pesquisas coincide com o crescimento espetacular de Dilma Rousseff no Ibope, Datafolha, Vox e Sensus.

Sem punição
O TSE confirma a obrigação de indicar o número de entrevistados em cada cidade, mas não sabe se haverá punição pelo desrespeito à lei.

Cai censura ao humor
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto deferiu parcialmente agora a noite a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4451, em que a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) contesta dispositivos da Lei Eleitoral que impedem as emissoras de veicularem programas que venham a degradar ou ridicularizar candidatos nos três meses que antecedem as eleições. Nesta quarta-feira (25), ao ser indagado pelo jornal O Globo sobre a censura imposta aos humoristas, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que "esse artigo da lei eleitoral afronta diretamente o princípio de liberdade de expressão previsto na Constituição. "A Adin é um caminho para corrigir uma situação que não se compatibiliza com o estado democrático", afirmou Ophir Cavalcante.

Puxão de orelha
O irmão caçula da vice prefeita Suely Campos, João Paulo Silva, foi avisado para não mais ficar batendo papo na secretaria de Getúlio Cruz que pessoal da pasta, e assim ser obervado, quando for lá conversar com o secretário.

Criticandas continuam
O senador Mozarildo Cavalcanti voltou a criticar a gestão do setor da saúde pública por parte do governo de Roraima.
Comentando entrevista do senador Augusto Botelho, publicada na jornal Folha de B. Vista, Mozarildo criticou a lentidão na construção de um hospital na periferia da capital de seu estado, cuja obra recebeu em fevereiro repasses federais no valor de R$ 16 milhões.
O senador não fez nehnuma referência à resposta do governo, de que o atraso da construção do hospital se deu por decisão do Ministério da Saúde em aprovar o primeiro projeto da obra.

Assembléias
Em Roraima, há a Assembléia de Deus e a Assembléia de Jesus.

Jornalistas evangélicos
Falando nas assembléias, muitos jornalistas se converteram e se tornaram evangélicos. Uns na Assmebléia de Deus e tantos outros na de Jesus.

Não está sóbrio
Desde segunda-feira, 23, o Fontebrasil tem sido editado em Boa Vista. Nesses cinco dias, deu para ver o quanto a cidade está suja em algumas ruas e imunda em várias outras da periferia. Não há uma rua que naõ esteja cheiaq de terra, areia, barro ou lama. O prefeito Iradilson Sampaio não pode estar sóbrio divulgando institucionais de que "Boa Vista é 10".

Posteridade
\"\"
Shéridan de Anchieta, com alunas do Viva Comunidade, Noemia e Taiane,
que se apresentaram durante o momento cultural do II Seminário Nacional de Educação Inclusiva.

Poltronas no Supremo
O Supremo Tribunal Federal comprou na semana passada 320 poltronas, com diferentes tamanhos de encostos, com e sem braços, para serem usadas por assessores das diferentes áreas do tribunal.
A nota de empenho registra que os assentos custarão R$ 604.254,70, segundo a ONG Contas Abertas.

Nova área
O governador José de Anchieta prometeu aos oleiros buscar uma área alternativa, onde possam se instalar para continuar trabalhando. Isso porque existe um acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) para que eles deixem a Vila Vintém, que anualmente é tomada pelas águas do Rio Branco no período das chuvas.
Anchieta disse que está fazendo um estudo junto  a Femact, Ibama e DNPM para encontrar outra área viável para a instalação dos produtores de tijolos. O governador disse que entende que a atividade é muito importante para a economia roraimense, pois fornece matéria prima para o setor da construção civil.

"Aceitação"
A "aceitação" do prefeito Iradilson Sampaio está refletindo, e muito, na campanha do irmão Ionilson Sampaio, candidato a re-eleição para a ALE.

Macaco Simão:
E na Bahia tem um candidato chamado Bomba! E sabe qual o slogan dele? "Bomba no Congresso Nacional!" Rarará! E sabe como se faz um frango à Maluf? Primeiro, rouba o frango. Depois, você faz como quiser mesmo. Rarará!!

 

Últimas Postagens