- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Márcio chama Mozarildo de "irresponsável"
O deputado Márcio Junqueira chamou ontem o senador Mozarildo Cavalcanti de "irresponsável" por ter ingressado com pedido de intervenção no estado junto à Procuradoria Geral da República devido ao não repasse total do duodécimo dos poderes Legislativo e Judiciário, por parte do Executivo.
Questões políticas
"Quero aqui, denunciar a forma irresponsável com que agiu o senador Mozarildo Cavalcanti. Fico imaginando o que leva um homem público, eleito pelo povo que acreditou em Ottomar Pinto e no seu grupo que pediu votos para ele, a fazer tamanha agressão contra o Estado, tão somente pensando em questões políticas.", criticou Márcio. "Muito me admira, o senador sabe perfeitamente que houve uma queda brusca de quase 30% na transferência do FPE (Fundo de Participação dos Estados), então, como o governador Anchieta poderia repassar o recurso se não havia dinheiro?", questionou.
Maior que as picuinhas
Segundo Márcio Junqueira, se Mozarildo queria pedir a intervenção do estado, "deveria
pedir a intervenção do país", porque foi o Governo Federal que reduziu os repasses para Roraima. "Ele deveria cobrar do governo federal o repasse do FPE em sua totalidade e se ater que o estado é maior que as suas picuinhas. O povo roraimense merece respeito, o senador sabe que quando se pede intervenção de um Estado, esse estado pára. Piora a sua situação".
Elogio
Márcio elogiou o "compromisso" do governador José de Anchieta, "que é determinado e teve coragem, sim, de pagar os funcionários públicos e não os poderes, porque naquele momento não havia como".
Repassado
O restante do duodécimo do Legislativo e do Judiciário foi pago no dia 10 passado.
O leitor já sabia
Como a coluna informou na edição de segunda-feira, 16, por 5 votos a 2 os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram que a chamada lei da Ficha Limpa pode ser aplicada para as eleições gerais deste ano, sem que viole o princípio constitucional da anualidade ou anterioridade previsto no artigo 16 da Constituição Federal.
Vale tudo
A assessoria da deputada Angela Portela está indignada com o vereador Telmário Mota. O motivo: ele está indo de templo em templo da Assembléia de Deus espalhando que Angela é a favor do casamento gay. Como os evangélicos da Assembléia são contra esse tipo de união...
Nunca afirmou
Ocorre que Angela nunca afirmou ser a favor ou contra o casamento de homossexuais. O que ela disse durante entrevista de rádio foi que "ainda" iria analisar o projeto, reconhecendo que há pessoas do mesmo sexo que vivem juntas.
Cabo eleitoral
Embora a contra-gosto - e bota contra-gosto nisso - o prefeito Iradilson Sampaio se tornou no maior cabo eleitoral da ex-prefeita Teresa Jucá. A situação de ruas emlameadas, esburacadas, sujas e mal iluminadas têm provocado saudades sem fim do tempo em que Teresa era a prefeita e Iradilson seu vice.
Obras abraçadas
Falando em Teresa, ela ontem estreiou no horário eleitoral de rádio e TV destacando em imagens as principais obras de seus governos e os motivos pelos quais a realizou: "Sempre defendi obras que todos pudessem abraçar e programas que permitissem a todos a oportunidade de crescer".
Na memória
Mata Hari, ainda ferida, não esquece os cavaletes.
Saúde é prioridade
Pesquisa do Ibope encomendada pelo Jornal Nacinal, da TV Globo, confirma o que a coluna volta e meia alerta o meio político: a saúde pública é a principal preocupação do cidadão brasileiro.
Do contingente entrevistado, 41% aponta o setor como prioritário para qualquer governo.
Prêmio
A servidora estadual Luciana Silva Souza representou Roraima no XVI Prêmio Brasil de Economia 2010. Com o tema “A Indústria moveleira de Boa Vista: estrutura e potencialidades”; Luciana conquistou o 3º lugar na categoria Dissertação de Mestrado.
De cheques e pensão
Um vereador acusado de passar cheques ping-pong (aquele que bate e volta) corre o risco de ser denunciado pela ex-esposa por não pagar pensão devida a seus quatro filhos. Êita!
E-mail Aberto - Coisas do "Necessário"
Lima, todos os dias a Folha de BV, o grande Jornal necessario, publica os valores das obras e serviços licitados pelo Governo do Estado, hoje (ontem) foi sobre o aluguel de veiculos, maquinas e equipamentos de terraplenagem para atender o municipio de Amajari, e achou o valor altissimo, sera que o Governo deve deixar os moradores destas localidades abandonadas para satisfazer o babalaô da Folha?
Porém ele não fala uma linha sobre a Av. Getulio Vargas que a Prefeitura de Boa Vista gastou mais de R$ 4 milhões, não faz nem 6 meses de inaugurada e bastou uma chuva que não foi de grande intensidade e está lá a CRATERA impedindo que passemos por esta AV.
PERGUNTA; Sera que o Ministério Público sabe que a empresa que fez a obra, ao que parece, já ABOCANHOU o valor TOTAL, e tambem o será que o MP sabe que lá na PMBV antes de sair o EDITAL de licitações há empresa TRABALHANDO, ex. Hospital Santo Antonio, ampliação da Av. Venezuela, bairro Aeroporto.
Só para fotos
Para Lula, no programa do PT, Dilma fez tudo no seu governo. O resto mo ministério, foi só para pousar nas fotos.
O número - R$ 800 mil
Estimativa de gastos na campanha apresentada pelo ex-jogador Romário, candidato a deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro. Com o slogan “Ele é o cara”, o Baixinho pede aos eleitores: “Conto com vocês para fazer mais um gol pelo Brasil”.
El Ratito?
No Orkut, o filho de El Raton Blanco de La Codesaima, fez visitinha.
Macaco Simão:
Até a Simony é candidata! E quem vai ser o suplente dela? O Ursinho Pimpão?! Rarará!
E diz que um cara chegou perto da Dilma com um cigarrinho: "Tem fogo?". "Tenho sim." "Então cospe, dragão." Rarará!
Posteridade

Em Bariloche, Adriana e Ricardo Honorato.