00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Que nos perdoe o candidato Neudo Campos pelo slogan \\\"Para Roraima voltar a ser feliz\\\" da sua coligação. Na foto, o sítio de Nazará.


Edersen Lima
De Lisboa

Posteridade
\"\"
Da religiosa série, Autorias Próprias, a nave da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Na forma da lei
Uma diarista desempregada, mãe de dez filhos, moradora de uma favela em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, corre o risco de ser presa a qualquer momento se não pagar R$ 300 à Justiça.
A cobrança se refere à fiança decretada pela ju+iza Cláudia Ribeiro, por ela ter sido presa em flagrante e depois libertada ao tentar furtar roupas de um supermercado. O crime aconteceu no dia 30 de julho.

Para vestir os filhos
Claudinéia Freitas Santos, 38, foi até um supermercado Carrefour e tentou furtar dez bermudas e dois sapatos para os filhos. Um segurança a flagrou e chamou a polícia. Acabou presa em flagrante.
Na delegacia, ela se negou a ligar para a família. "Estava morrendo de vergonha. Quebrei o chip do meu celular para não ligar para o meu marido. Só mais tarde, quando vi que ficaria presa, pedi para me deixarem ligar."

Ajuda
Comovido com a situação da desempregada, o advogado Josué de Souza, que coincidentemente estava na mesma delegacia, decidiu ajudá-la. Sem cobrar nada, fez o pedido de liberdade. Ela foi solta no sábado à noite.
Entretanto, para responder ao processo fora da prisão, ela tinha de pagar uma fiança de R$ 300, de acordo com o que foi estipulado pela juíza.

Na forma da vida
Enquanto isso, o que tem de bandido, assassino, traficante e outros tipos de mal-feitores livres, leves e soltos...

Posteridade
\"\"
Da abismal séria, Autorias Próprias, o penhasco da Vila de Nazaré.

Slogan infeliz
Que nos perdoe o candidato Neudo Campos pelo slogan "Para Roraima voltar a ser feliz" da sua coligação. A eleição desse ano deve ser vista com os olhos pra frente.  Com o nadainvejável título de político campeão nacional réu em ações no Supremo Tribunal Federal oriundos dos anos em que passou como governador e com as nomeações de suspeitos e de parentes incompetentes e condenados pela justiça estadual, a frase é no mínimo, infeliz. É o que trata o Editorial de hoje do Fontebrasil.

Pouco mudou
Olhar para frente significa ver que Roraima já cansou de promessas e gestões que não o coloquem no campo do desenvolvimento real, verdadeiro. Ottomar Pinto, o bem amado, quase nada fez nos três anos em que governou o estado. Morreu e hoje é venerado, mas Roraima pouco mudou.

Só propaganda
Pordois anos falou-se em ZPE e a tal Área de Livre Comérico. Factóides. De concreto, só as propagandas que foram veiculadas nas TVs, nas rádios, em outdoors e até em ônibus.

De cueca
Agora vem Neudo Campos falando em gerar empregos. Se for como fez quando governou o estado onde milhares de pessoas assinaram procurações no esquema gafanhotos em que uns poucos enriqueceram, muitos sequer sabiam o que se passava e Roraima voltar a ser manchete da imprensa nacional com mais prisões, é melhor mudar o foco. Do jeito que está, empregos só via iniciativa privada, dos cofres do estado, é discursar de cueca.

Posteridade
\"\"
Da turística série, Autorias Próprias, a praia de Nazaré.

Missão
O Estado não é para gerar empregos. Não é uma grande empresa contratante de mão de obra e sim, gerenciador, administrador de serviços públicos. Que a iniciativa privada gere emprego e renda. O que pode ser dado como iniciativa e subsistência a quem queira investir aí, tudo bem. Desde que não comprometa o orçamento já minguado.

Sem utopias
Daqui a mais uma semana começa o horário eleitoral de rádio e TV. Momento em que partidos e políticos vão expor suas promessas e projetos. O que passou ficou lá no passado. O que nos interessa é saber como vamos fazer do presente o futuro que Roraima precisa. Aí, a importância de se olhar pra frente, sem utopias, e sim, com compromisso firmado.

A-e-i-o-u
Para esta não dá, mas quem sabe na próxima eleição, após o Ficha Limpa, venha o movimento Ficha Diploma, exigindo ao menos nível médio completo para candidatos. Até gari agora precisa ter o 2º Grau.

Só volta 100%
O ministro Joaquim Barbosa, do STF, rebateu ontem críticas de que está ausente indevidamente do trabalho no tribunal.
"Meu problema de saúde está muito bem documentado há pelo menos dois anos no departamento médico do STF", disse.
Relator do processo do mensalão, Barbosa está licenciado do tribunal desde abril deste ano para tratar um problema nas costas.

Necessidade de redistribuições
Na sexta-feira, os ministros do STF debateram a necessidade de redistribuir os processos dos colegas ausentes por licença ou dos que se aposentaram. A referência no primeiro caso, implícita, foi à situação de Barbosa.

Posteridade
\"\"
Da comestível série, Autorias Próprias, sardinhas ao sal secando.

Ibope
Muito se falou da primeira pesquisa Ibope. Outra já está no forno para divulgação. Se apresentará resultados semelhantes ou diferentes ainda não setem como afirmar. Mas pode-se dizer com certeza que a segundo do Ibope é que gerará novamente discussões.

Pontuais
Indiferentes a resultados de outros institutos, o Data Calefi e o Vox Zenith continuam realizando as suas e municiando seus contrantes de informações pontuais.

Prisão para drogados
Se for aprovado o projeto de lei do Senado de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM), que tramita na Comissão de Assuntos Sociais, as pessoas que guardarem drogas, mesmo que somente para consumo próprio, poderão receber pena de seis meses a um ano de detenção. A idéia, porém, segundo o senador, não é a de levar o usuário para a cadeia, mas viabilizar o tratamento de dependentes químicos, já que a pena é pequena e pode ser revertida nesse sentido.

Pula de galho
Um ex-deputado que conhece bem o coordenador da campanha de Neudo Campos, Robério Araújo, comentou com a coluna: "Se o Anchieta vencer a eleição ele articula de novo um cargo."
Robério é famoso por pular de galho em época de eleição e depois voltar à base. Assim foi em 2000, quando deixou a bancada de apoio ao pr+oprio Neudo Campos para ser vice de Ottomar, então candidato a prefeito.
Como o projeto deu chabú com a eleição de Teresa Jucá, Robério voltou a ser neudista.

Não quer calar
Até hoje tem gente perguntando quais as obras e realizações do veterinário Iradilson Sampaio nessa área para merecer um prêmio nacional que ninguém conhece.

Posteridade
\"\"
Da rimática série, Autorias Próprias, bonecas portuguesas com certeza.

 

Últimas Postagens