00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Apoiar Neudo é o Plano B do Mozarildo


\"\"Edersen Lima
De Brasília

O Plano B de Mozarildo
Como a coluna informou ontem, Mozarildo Cavalcanti anunciou que não será mais candidato ao governo e que apoiará Neudo Campos. Simples assim, como a união de dois velhos amigos e de interesses comuns dos que estão na oposição? Não. Acredita um observador da política e assíduo leitor desta página.

Para ele, apoiar Neudo "é o Plano B do Mozarildo". "Quem conhece o senador sabe que ele mexe as peças do tabuleiro não pensando na jogada do momento e sim, nas movimentações futuras. Ele sempre prepara o caminho por onde vai passar. O que ele é, na realidade, é candidato ao governo. Esse é o seu Plano A.", acredita a fonte.

Mozarildo é defensor do Ficha Limpa, projeto que impede que políticos com condenação no TCU ou de segunda instância se candidatem, e aposta que o Supremo Tribunal Federal manterá decisão do TSE que veta tais candidaturas.

A decisão final deverá ocorrer dentro de no máximo 45 dias. Neudo corre, sim, risco de não disputar a eleição. Porém, se o PTB não fechasse com o PP, ou seja, se Mozarildo não "desiste" de concorrer ao governo, não haveria coligação entre os dois partidos.

Portanto, Neudo sendo impedido de disputar o governo, alguém dessa coligação teria que ser ungido a candidato de oposição. E esse alguém seria Mozarildo Cavalcanti, que já teria a candidata a vice, Marília Pinto, e mais o tempo de rádio e TV que o PP arrumou. Se saísse candidato agora, não herdaria nada do grupo formado pelo PP justamente por não ter coligado.

Não é possível que Neudo - que sabe tudo sobre política - não tenha já conversado com Mozarildo e discutido tal hipótese de não disputar a eleição e acertado o seu possível desdobramento.

Montando o quebra-cabeça
Falando à coluna na semana passada, Mozarildo garantiu que concorreria ao governo. No entanto, na segunda-feira, 21, o TSE decidiu que gestores públicos condenados pelo TCU também teriam suas candidaturas vetadas pela justiça eleitoral. A situação mudou completamente e outro cenário começou a ser montado. O próprio Neudo passou os últimos dias ligando para advogados em Brasília, consultando técnicos do Tribunal de Justiça para saber sobre sua situação e tentando desmentir o fato de que, pelo TCU, está inelegível.

Montando o quebra-cabeça 2
Pragmático e coerente a ponto de não ter ficado na base governista porque o governador Anchieta teria traído Ottomar Pinto ao se unir com o senador Romero Jucá, adversário do brigadeiro em 2006, é difícil acreditar que Mozarildo colaria seu nome ao lado do político campeão nacional de processos no STF, tido como chefe da quadrilha que desviou quase R$ 300 milhões dos cofres do estado. É difícil acreditar que Mozarildo subiria no mesmo palanque junto com o pessoal do CIR, ong estrangeira denunciada inúmeras vezes por ele na tribuna do Senado pelas "ações prejudiciais" a Roraima e que hoje apóia Neudo. É difícil acreditar que depois de tantas críticas ao presidente Lula e ao seu governo, Mozarildo apoiaria a candidata ao Senado do PT.

Montando o quebra-cabeça 3
Tais situações acima são difíceis de acreditar caso não houvesse o pragmatismo de ser a opção no caso da inelegibilidade de Neudo e na coerência de que Mozarildo precisava ter uma base eleitoral para se candidatar, coisa impossível do PTB conquistar haja vista que todos os partidos estavam e estão comprometidos ou com o governo ou com o PP.

Enquanto isso, por causa do Ficha Limpa...

\"\"

"Favorito"
Em matéria para o Portal Terra, a jornalista Cyneida Correa classifica o deputado Neudo Campos como "pré-candidato favorito ao governo de Roraima".

Candidatura
Campeão de jiu-jitsu e voluntário em ações sociais e desportivas, o empresário Fabiano Carvalho vai se juntar à leva de candidatos jovens nessas eleições em Roraima. Fabiano é filiado ao PSB que realiza convenção amanhã.

Calça curta
Se fosse mulher seria saia justa, mas como é homem, é caso de calça curta o que passa o vereador Paulinho Linhares todas as vezes que é questionado sobre o Ficha Limpa. Paulinho é sobrinho e afilhado político do campeão nacional dos fichas sujas no STF.

Ações fracas
Parafraseando Lula, nunca na história de Boa Vista os projetos sociais da Prefeitura foram tão mal coordenados e desenvolvidos como nos últimos 18 meses. A crítica é de idosos do Cabelos de Prata e de mães do o que restou do Projeto Crescer.

Posteridade
\"\"
Eurípedes Júnior e Ana Paula Surita a um dia do "SIM".

Só o necessário
A deputada Marília Pinto não faz segredo de que tratará basicamente apenas o necessário com o deputado Raul Lima e com o ex-deputado Sérgio Ferreira, candidatos do PP à Câmara Federal e à ALE.

Preso
A avaliação é de um advogado ligado ao CIR: "O povo lá (índios) não vai gostar nada dessa união do Neudo com o senador Mozarildo. Por ele (Mozarildo) a gente estaria preso."

Sem ataque
Com Telmário Mota e seus panfletinhos dispensados a oposição ficou sem sua ponta de lança, usada contra o governo enquanto os cabeças não se desgastavam.

Macaco Simão:
É HOJE! É hoje que a vuvuzela vai fumar! Brasil contra Portugal! E sabe como se chama camiseta em Portugal? Camisola! Eu tô louco pra ver o Cristiano Ronaldo de camisola! Rarará!
E duas coisas que eu ainda não vi nesta Copa: a seleção jogar bonito e o pescoço do Maradona! Rarará. O Nelson Ned da Argentina! Rarará!!

\"\"
www.restaurantecocobambu.com.br

Últimas Postagens