- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Não é boato. É realidade, Neudo!
O deputado Neudo Campos enviou à coluna nota onde classifica de "material jornalístico infundado" e "boatos irresponsáveis" - com a intenção de inibir a sua candidatura ao governo - a notícia publicada em vários jornais do país sobre a lista de inelegíveis pelo TCU entregue segunda-feira, 21, ao TSE. Neudo está na lista condenado por má aplicação de recursos públicos.
"O fato de o meu nome constar na lista dos que tiveram contas consideradas irregulares não significa, sob o aspecto jurídico e técnico, que sejam insanáveis ou que tenham nota de improbidade. Em suma, não é justificativa para a inelegibilidade. A divulgação errônea dos fatos denota credibilidade, apenas, aos que tem por hábito fazer de inverdades e má interpretação pretextos para iludir o povo de Roraima.", diz a nota.
Ocorre que, nesse caso, quem está mal informado ou mal intencionado e se iludindo é o próprio deputado Neudo Campos.
O TSE definiu que a lei do Ficha Limpa pode ser aplicada em casos de condenação por órgãos colegiados, como o TCU. Não foi o Fontebrasil nem a Folha de S. Paulo, nem O Globo e nem o Correio Braziliense que inventaram o fato.
Pela norma anterior, a que Neudo equivocadamente se orienta, bastaria a quem tivesse as contas rejeitadas e quisesse disputar cargo eletivo contestar a decisão do TCU na Justiça e, mesmo sem julgamento da ação, teria garantida a candidatura.
Agora mudou. O político com irregularidade nas contas, como é o caso dele, que reconhece a condenação, precisa de uma decisão da Justiça que suspenda ou anule o entendimento do TCU para ter o registro de candidatura e concorrer nas eleições.
Ou seja, se Neudo não for julgado e inocentado pela Justiça prevalece a inelegibilidade aplicada pelo TCU. Portanto, hoje, ele está inelegível.
Enquanto isso, de fininho...

Fichinha
Talvez por considerar fichinha a sua condenação no TCU perante aos processos por desvio de dinheiro público e formação de quadrilha que responde no STF, onde é o político campeão nacional dessa categoria, Neudo Campos não veja lá empecilhos para ser candidato ao governo.
PNGATI Propostas No escanteio Não confirma Nepotismo rediscutido
Lideranças indígenas de todas as regiões do Estado e representantes de diversas entidades e órgãos federais estão participando hoje e amanhã da discussão sobre a construção da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). O encontro está ocorrendo na sede do Conselho Indígena de Roraima (CIR), na Casa de Cura.
O evento é uma preparação dos representantes de Roraima que estão elaborando propostas e sugestões a serem levadas para a Consulta Regional da PNGATI, que será realizada em Manaus (AM), de 25 a 28 deste mês.
Ottomarianos sobreviventes em Mucajaí reclamam horrores que diretores de escolas, agentes de saúde e chefes de departamentos de órgãos do governo do estado estão pedindo votos para o senador Romero Jucá e para a deputada Angela Portela, deixando a "madrinha" Marluce Pinto de escanteio.
Embora tenha o nome inscrito na convenção do PR, a jornalista Janice Coelho não confirmou que será candidata em outubro.
O Supremo Tribunal Federal deverá rediscutir no próximo semestre a súmula vinculante que proibiu o nepotismo em toda a administração pública brasileira.
Sem entendimento
Servidores da Secretaria de Educação não sabem mais o que fazer com as ordens e contra-ordens na pasta. A secretária Ilma Xaud e a adjunta Alda Cristina definitivamente não se entendem. Uma diz trabalhar pela Educação sob orientação do governador José de Anchieta. A outra, alega atuar por orientação de um político. No meio do tiroteio; servidores, diretores de escolas, professores e alunos.
Reclamações
A reclamação maior recai sobre Alda Cristina. Ela estaria dando ultimatos tipo ou vota ou sai em gestores de escola.
Já para o lado de Ilma Xaud a cobrança é para que ela se imponha como chefe da pasta assumindo a responsabilidade que tem.
Complicando meio de campo
Atuando mais como cabo eleitoral do que como secretária adjunta em sintonia com a chefe, Alda Cristina está complicando o meio de campo ao querer trocar diretores que votam em Anchieta mas não em seu candidato a deputado.
Enquanto isso, ...

Mirandinha
Na manhã desta quarta-feira, às 9h, a Câmara Municipal vai realizar audiência pública para discutir a revitalização do igarapé Mirandinha, no bairro Caçari.
Foram convidados representantes do Ministério Público do Estado (MPE), Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact), além de representantes de entidades de classe e representantes da sociedade para debater as questões ambientais e legais relacionadas ao projeto de revitalização.
Ranking
Levantamento feito por leitor da coluna informa o ranking de tentativas, frustrações e rejeitados. O campeão é o empresário Rogério Miranda com seis tentativas de se eleger a qualquer coisa, e nada. Em segundo, o babalaô da Folha de B. Vista, Getúlio Cruz que dessa vez não encarará as urnas, com cinco tentativas e todas negadas. E em terceiro, o candidato Miúdo com quatro participações rejeitadas pelo eleitor.
Sem fofocas
Em entrevista à rádio FM 93, o deputado Márcio Junqueira comentou que "política não se faz com fofoca e sim, com trabalho e dedicação" como resposta às matérias jornalísticas que dão ar de que ele não poderá disputar a eleição deste ano. "Sou candidato a deputado federal", disse Junqueira.
Sim e não
A greve de 72 horas promovida pelo Sindicato dos Urbanitários não está afetando o funcionamento da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima).
O comando de greve tem afirmado na imprensa local que apenas 30% dos funcionários da companhia estão trabalhando, mas a direção da empresa não confirma esta informação.
Posse
O Tribunal de Justiça do Estado de Roraima empossa hoje mais dois aprovados no IV Concurso de Provas e Títulos para provimento do cargo de juiz substituto de Roraima. A solenidade será realizada às 09 horas, na sala de sessões do Tribunal Pleno, no prédio do TJ.
A homologação do certame ocorreu em janeiro deste ano. Outros 27 aprovados já foram nomeados, dos quais 13 tomaram posse.
Luz amarela
Com Neudo Campos na lista dos inelegíveis do TCU, acendeu a luz amarela no diretório regional do PT. Fica difícil o partido disputar eleição para o Senado sem ter um candidato ao governo.
Prato frio
Vereadores colegas de Telmário Mota arrancaram-lhe apenas um sorrisinho de canto de boca sobre a notícia de Neudo Campos está inelegível.
Traído
Telmário não nega que se sente traído por Neudo que na hora H lhe negou vaga na chapa majoritária. O chinês enrolado Chhai Kwo Chheng está sendo cotado como segundo candidato ao Senado da oposição.
Casamento e política
Filha de políticos, o casamento da empresária Ana Paula Surita e Eurípedes Júnior promete "aprovar" uma PEC devido ao quórum de convidados com mandato eletivo, sábado, 26, aqui em Brasília.
Ana Paula é filha da ex-prefeita Teresa Jucá e foi criada também pelo senador Romero Jucá.
Óleo de peroba
Volta e meia a coluna serve de confessionário de políticos que fornecem, alugam e prestam serviços para o governo afirmarem que não devem nada a José de Anchieta. Surpreende que a cara desse pessoal não treme nada.
Menos concorrida
A disputa para a Câmara dos Deputados nessa eleição tinha tudo para ser menos concorrida que a de 2006. Estavam certos de não disputar a re-eleição os deputados Neudo Campos (candidato ao governo), Angela Portela (candidata ao Senado), Chico Rodrigues (candidato a vice).
Desses, só Chico Rodrigues está garantido como candidato a vice governador.
Macaco Simão:
Sabe o que Maradona tava gritando no campo? A COCA DO MUNDO É NOSSA! Rarará!
E a França? Ops, a FRANGA! O novo slogan da França: Liberté, Egalité e Vancifudé! A França tá voltando pra casa. Mas tá voltando pra Paris. Essa é a diferença! Rarará!!