- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Neudo está inelegível pelo TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) informou ontem, 21, que 4.922 agentes públicos – entre os quais ex-governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias – tiveram as contas julgadas irregulares pelo órgão nos últimos oito anos. Na lista consta o nome do deputado Neudo
Campos (PP).
Na última quarta-feira (17), o TSE definiu que a lei pode ser aplicada em casos de condenação por órgãos colegiados, como o TCU. Pela norma anterior, bastaria a quem tivesse as contas rejeitadas e quisesse disputar cargo eletivo contestar a decisão do TCU na Justiça e, mesmo sem julgamento da ação, teria garantida a candidatura.
A partir de agora, o político com irregularidade nas contas precisa de uma decisão da Justiça que suspenda ou anule o entendimento do TCU para ter o registro de candidatura e concorrer nas eleições.
Neudo é o político campeão nacional de processo por peculato, corrupção e formação de quadrilha no Supremo Tribunal Federal. Ele alega ser vítima de perseguição do Ministério Público Federal, Polícia Federal e da Justiça Federal.
Promessas
Ontem à noite, enquanto o TCU entregava ao TSE a lista dos inelegíveis, Neudo prometia o céu, a terra e muitos empregos a fiéis da Assembléia de Deus.
Coisa do destino
Foi graças ao festival de "empregos" gerados por Neudo que ele ficou "guardado" uns dias no prédio que construiu quando era empreiteiro.
Urografia excretora
A Sesau realizou sábado, 19, dez exames de urografia excretora, que na maioria dos casos serve para detectar cálculos renais. Os resultados serão apresentados aos médicos especialistas que vão encaminhar o paciente ao tratamento ou cirurgia para retirada do cálculo. Os exames aconteceram no Hospital Geral de Roraima (HGR), durante a manhã de sábado e segue pelos próximos finais de semana.
A ação acontecerá nas manhãs de sábados e vem para suprir a demanda existente hoje em Roraima.
Enquanto isso, com secretários e caloteiros na praça...

Mistério
É mistério o que segura o secretário Éder Jonas na administração do prefeito Iradilson Sampaio, envolvido em escândalo de calotes aplicados pelo filho dublê de empreiteiro André Jonas em empresas fornecedoras em obras de emendas da deputada Maria Helena, a quem André anda recomendando que os fornecedores conversem.
Favorecidos
Éder Jonas e André Jonas são cabos eleitorais de Maria Helena e teriam sido favorecidos por recomendações dela. O Ministério Público Federal pode ser acionado com denúncias dos fornecedores lesados.
Vão se desdobrar
Em franca recuperação de um procedimento cirúrgico devido à hérnia de disco, o deputado Célio Wanderlei só deverá entrar em campanha eleitoral dentro de 40 dias.
Apesar do tempo curto de campanha, familiares e correligionários prometem se desdobrar enquanto Célio se recupera totalmente.
Peixe sem pesca
O Bolsa-família incluiu 272.305 famílias, mês passado: a (nossa) conta do governo será de R$ 1,1 bilhão, com 12,6 milhões de “bolsistas”.
Traído
Quem viu num passado não tão distante o vereador Telmário Mota alegremente distribuindo panfletinhos pró-Neudo Campos se comove hoje ao encontrá-lo desolado pela "traição" do deputado do PP.
Como a coluna informou há duas semanas, Neudo descartou a candidatura de Telmário ao Senado em busca de um nome de maior "substância" e "estrutura", como o do chinês enrolado Chhai Kwo Chheng, por exemplo.
Borocochô
No fim de semana, meio borocochô, Telmário Mota estava na periferia de Boa Vista distribuindo seus tradicionais panfletinhos e livretos de ações (?) do senador Augusto Botelho.
A eleição da traição
E é sobre traição na política que trata hoje o Editorial do Fontebrasil.
Enquanto isso, Telmário foi "tlaído"...

Os gigantes
Eles são chamados de os "Gigantes da ALE", Mecias de Jesus, Zé Reinaldo, Flamarion Portela, Ivo Som e Laia. Uns pela altura (nenhum acima de 1,70m mas conhecedores do papel parlamentar), outros pela eloqüência de seus discursos.
Esclarecimento
Falando em Zé Reinaldo, a assessoria dele esclareceu que o deputado assumiu o jornal BrasilNorte, porém não as dívidas trabalhistas, ficando elas sob responsabilidade da direção anterior do jornal. Portanto, não é dele um cheque sem fundos que enrolou um ex-editor do jornal.
Trabalho de campo, é?
Mais de 30 pessoas compõem o gabinete da vice prefeita Suely Campos, porém, nunca se vê por lá mais que cinco assessores no telefone, pesquisando no computador e preenchendo relatórios. Devem todos estar em "trabalho de campo".
Procura-se
É arquiteta, secretário de partido, comadre e gente da melhor idade que não dão as caras faz um tempão no gabinete da vice prefeita.
No reino da fantasia
Jornalismo, política e Twitter com seus Chupa-Cabra, Papillon, Rolando Lero, Feona, Laia, Shurek, Catitu, Mata Hari, a Cuca (vai pegar!), Madame Mim, Maga Patológica, Cachinho do Carrá, El Touro, Boca de Sapo, Dunga, e por aí vai...
Macaco Simão:
E o Cristiano Ronaldo? O Cristiano Ronaldo é modelo. Devia jogar no Fashion Week! Gosta mesmo é de mostrar as pernas. E é por isso que ele usa aquele short na testa!
E sabe qual é o apelido do Cristiano Ronaldo em Portugal? Puto Maravilha. Puto é menino, em Portugal.
E como diz uma amiga minha: "Eu quero comprar o passe do Cristiano Ronaldo pra ele bater um bolão aqui em casa". Rarará!!