00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Manchete da Folha de B. Vista de ontem causou uma celeuma medonha - como se diz lá no Nordeste.


\"\"Edersen Lima
De Brasília

Sem celeumas
Manchete da Folha de B. Vista de ontem causou uma celeuma medonha - como se diz lá no Nordeste - por causa da foto expondo uma criança morta em acidente de carro.

Com razão, várias pessoas criticaram o jornal e por tabela a editora Lóide Gomes no Twitter e em blogs. Digo "com razão" porque a opinião do ser humano é livre, como também são livres as razões para quem discordar delas como fizeram alguns profissionais da Folha.

No entanto, o tom adotado pelos que defendiam a foto, a manchete e a editora do jornal, deixou bem claro que esse pessoal que derrama lágrimas pela bandeira da "liberdade de expressão" e se rasga contra a "censura" não gosta de ouvir críticas. A pimenta só serve ao olho alheio. Uns, já sem argumento - e sem educação -, partiram para a quase baixaria. Coisa feia.

Outros, saíram defendendo as qualidades profissionais da editora da Folha, o que não estava em questão, até porque o fato de ser ou não boa profissional não lhe garante estar acima do bem e do mal, e muito menos de receber críticas em se publicar a foto de uma criança morta.

Não ví a foto e não faço questão de vê-la. Fui editor da Folha de B. Vista, do BrasilNorte e há sete anos edito este Fontebrasil, por isso, posso falar como quem já decidiu sobre o que publicar como manchete. Não a publicaria nem como destaque na primeira página nem como foto da matéria. É uma questão de gosto profissional e opinião particular. Lóide pode ter outra opinião. É o direito dela e ninguém pode lhe tirar isso.

Não me coloco apenas como profissional de imprensa. Me coloco no lugar de pai.

Quando se pergunta se gostariamos que a foto de um filho ou uma filha fosse exposta da forma como a daquela criança foi pela Folha, a gente se coloca também na pele do outro lado. Ninguém, nenhuma família, depois de uma perda dessas merece sofrer mais constrangimentos.

Sem celeumas, é o que penso.

Sangue novo
Empresário do ramo de tecnologia, Fabiano Carvalho, está na lista de possíveis candidato a Deputado Federal do PSB no próximo pleito. O momento é  suscetível ao surgimento de novas lideranças no estado. Com a aprovação da nova interpretação do projeto Ficha Limpa ontem à noite, as chances de candidatos com o perfil de Fabiano - sem condenações na justiça e competentes - poderá causar uma nova leva política no estado.

Ficha Limpa pega condenados antes da lei
Em resposta a uma consulta, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram na sessão ontem que as regras da Lei da Ficha Limpa deverão ser aplicadas nas Eleições 2010, inclusive para os casos de condenação anteriores à vigência da lei.
A tese vencedora foi do relator ministro Arnaldo Versiani, para quem não se trata de retroatividade e sim de aplicação da lei conforme aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Lula.

Único
Único a votar contra a aplicação retroativa do Ficha Limpa, o ministro Marco Aurélio entendeu que a proibição de se candidatar trata-se de uma pena e, por isso, não poderia ser aplicada por uma lei que não existia na época da condenação. Para ele, uma lei nova não pode reger eventos cometidos no passado.

Dispensado
Como a coluna divulgou, o vereador Telmário Mota não encontrou acomodação na chapa majoritária do deputado Neudo Campos para concorrer ao Senado. "A prioridade do PP é encontrar um candidato ao Senado que some em estrutura", alega um vereador que faz oposição ao governo do estado.

Tradução
Trocando em miúdos, "estrutura" em campanha eleitoral quer dizer dinheiro. E Telmário Mota, nesse caso, é um candidato desestruturado.

Vestibular
Neste sábado a Faculdade Cathedral realiza seu Vestibular 2010. 2, com provas a partir das 16h, na própria instituição. Os candidatos responderão a questões de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e uma prova de redação. Os vestibulandos adventistas deverão chegar a Faculdade obrigatoriamente às 16h e ficarão aguardando em uma sala reservada até às 18h para iniciar o exame.  A lista de aprovados será divulgada no site da instituição e no hall do Bloco II da Cathedral até às 12h do dia 21 de junho (segunda-feira). 

Matrículas
A partir de segunda-feira (21) os aprovados no Vestibular Cathedral 2010. 2 já poderão fazer matrículas na Secretaria Acadêmica da Cathedral, mediante apresentação de duas fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar do Ensino Médio, comprovante de quitação com serviço militar para o sexo masculino, carteira de identidade, CPF, registro civil de nascimento ou de casamento, comprovante de quitação com as obrigações eleitorais (titulo de eleitor e comprovante de votação ) para maiores de 18 anos, comprovante de residência e duas fotografias 3x 4 recentes, além do comprovante de pagamento de matrícula.

União do grupo
Como a coluna antecipou na semana passada, o deputado Chico Rodrigues foi escolhido vice na chapa governista. o governador José de Anchieta confirmou o que também foi publicado aqui, sobre a vaga do vice ter pertencido ao PR, mas desde outubro do ano passado com o afastamento do presidente da ALE, mecias de Jesus, da base aliada, o governo e as bancadas começaram a discutir sobre a indicação de um novo nome.
"Foi um decisão que veio sendo amadurecida nos últimos meses e por isso conta com apoio e união do grupo", disse Anchieta.

Compromisso visceral
À coluna, Chico Rodrigues afirmou ter compromiso "visceral" com Roraima e com o governador Anchieta. "Minha formação não me permite agir de outro modo. Estou compormetido com o destino de Roraima e de apoiar o governador a colocar o estado cada vez mais no caminho certo do desenvolvimento."

Enquanto isso...

\"\"

Enquanto isso...

Últimas Postagens