00:00:00

OPINIÃO FORMADA

Chico, confirmado


Edersen Lima
De Brasília

Chico, confirmado
Como a coluna antecipou no sábado passado, 12, o deputado Chico Rodrigues será confirmado vice na chapa do governador José de Anchieta logo mais às 10:30h em coletiva no Hotel Uiramutã.
A escolha de Chico se deu por consenso entre a base aliada composta por deputado estaduais, federais o senador Romero Jucá e políticos como a ex-prefeita Teresa Jucá.
Chico, segundo a coluna apurou, reuniu dois pontos fortes: união e consenso em torno do seu nome.
Deputado federal no quinto mandato, Chico Rodrgues reune experiência e bom trânsito dentro do grupo governista. É visto ainda como ottomariano histórico e de aberto para diálogo e composições políticas.

Qual o verdadeiro compromisso?
O mobilização de políticos e agora, de empresários, para emplacar o nome do vice na chapa do governador José de Anchieta mostra que ele deve estar bem junto ao eleitorado. Há exato um ano, era quase impossível prever a situação que Anchieta vive hoje sob pressão para aprovar o nome do seu candidato a vice.
Há um ano, Anchieta vivia o afastamento do presidente da ALE, Mecias de Jesus, a incerteza do julgamento do TSE e a desvantagem de quase 30 pontos diante do deputado Neudo Campos, provável adversário na eleição de outubro. Em resumo: Anchieta estava fragilizado, com base aliada fiel reduzidíssima e ninguém se posicionava como candidato a vice.
Naquele período, e no mais crítico, não se viu tanta gente por perto como se vê hoje. Muito menos, empresários como Sander Salomão, que se lançou pré-candidato.
Nas duas noites em que o julgamento no TSE foi marcado, apenas um deputado federal esteve presente junto com a ex-prefeita Teresa Jucá acompanhando as sessões com o governador e a primeira dama Shéridan Anchieta, em um hotel de Brasília.
Hoje, há briga por mais espaço para estar ao lado do governador. Não se fala mais em derrota nas urnas. E surgiu uma lista de nomes para vice.
No entanto, Anchieta deve estar avaliando como é difícil confiar em pessoas que estão ao lado do governo no momento em que governo está bem, mas se afastam quando o governo atravessa dificuldades. Qual o verdadeiro compromisso dessa gente? Pode estar se perguntando.

Últimas Postagens