00:00:00

Opinião Formada

Chico Guerra entra na disputa para ser vice de Anchieta.


\"\"Edersen Lima
De Brasília

Saudades de Felipão
Que joguinho ruim o de ontem. O pior é a gente ser obrigado a torcer pelo medíocre time de dungas, que sofreu para vencer a Coréia do Norte, 105 no ranking da Fifa.

Reviravolta
Que o vice na chapa de José de Anchieta será o deputado Chico pouca gente duvida. Mas que Chico?
Na reta final para emplacar o vice do grupo governista, o deputado estadual Chico Guerra deu uma disparada e hoje está dividindo cabeça com cabeça com o colega federal, Chico Rodrigues.
A favor de Guerrinha, o apoio de grande parte dos deputados estaduais, a simpatia que tem entre os federais Édio Lopes e Luciano Castro, ser filho da terra o que inclui apoio de famílias tradicionais e empresários do estado, e um ponto crucial: Guerra anularia, de certa forma, a radicalização do presidente da ALE, Mecias de Jesus, no interior do estado. Como Mecias agrediria uma chapa tendo um amigo, companheiro de todos esses anos de presidência da Assembléia?

Não seria indelicado
Mecias que tanto defende a amizade e lealdade seja como for, não cometeria tamanha indelicadeza com o seu companheiro vice presidente.

Desconfianças e leva-e-traz
No entanto, nem todos no Palácio Hélio Campos comungam da confiança em Chico Guerra. No período de calvário que Anchieta atravessou aguardando julgamento no TSE, Guerrinha se posicionou com dubiedade, ora do lado de Mecias, ora do lado do governador, reclamam membros da base governista.

Deputado caloteiro
Articulista do Fontebrasil, o jornalista Francisco Espiridião comenta assuntos diversos em blog
www.franciscospid.blogspot.com que acessá-lo hoje se surpreenderá com parte da informação abaixo:
Falando de calote...
Revendo alguns livros que ganhavam mofo na estante, deparei-me com um troféu que guardo para a posteridade. Um cheque no valor de R$ 3.577,00, expedido em 31 de janeiro de 2007. O troféu esteve o tempo todo sem fundos.
Foi-me passado pelo excelentíssimo senhor deputado estadual pequenininho Zé Reinaldo, aquele que é maior sentado que em pé.
Aliás, o seu tamanho é proporcional ao seu potencial de enrolão. O cheque era a 8.ª parcela de um total de dez, relativo ao acerto de contas trabalhistas do extinto Jornal BrasilNorte. A sentença foi dada pela Justiça do Trabalho.
Mesmo com a chancela de um meritíssimo juiz, o trato não foi cumprido. E ficou tudo por isso mesmo. Mais uma prova de que a Justiça pode muito, mas não pode tudo.
Zé Reinaldo não só não honrou a oitava parcela da sentença, como também não pagou as restantes. Ah, deputadozinho caloteiro, hein...

Óleos passados
O ex-presidente do PT, Ricardo Berzoni, aderiu no Twitter à pergunta da coluna: onde está o Greenpeace no desastre ambiental nos EUA?

Situação piriclitante
A situação nos cofres da Prefeitura de Boa Vista não é nada boa, e isso o secretário de Finanças, Economia, Fazenda e Gestão Administrativa, Getúlio Cruz confirmou na coletiva ocorrida ontem quando prorrogou o prazo para o pagamento da cota única com desconto de 10% e da primeira parcela do IPTU para o dia 21 de junho. Ontem seria o último dia para quitar o imposto com o benefício.

Desculpa
Segundo Getúlio, houve atraso na entrega dos carnês dos carnês pelos Correios.

Arrecadação baixa
No entanto, há controversas. No mês passado, a coluna informou que a PMBV ainda não tinha arrecadado nem um terço do necessário para bancar despesas com coleta de lixo e limpeza da cidade. Manter um descontozinho pode estimular o contribuinte.

Despolitização
A CCJ da Câmara pode votar hoje uma Proposta de Emenda à Constituição que deve estabelecer novas regras para a nomeação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Estabelece 45 anos como idade mínima para ingressar na corte. De acordo com a proposta, os ministros deverão ter pelo menos 20 anos de atividade jurídica, a nomeação deixará de ser uma livre escolha do presidente da República e será feita a partir de uma lista sêxtupla elaborada pelos próprios ministros do STF. A proposta também veta que participem da lista pessoas que exerceram cargos eletivos, funções de confiança do presidente da República, ou que foram ministros de Estado, além do procurador-geral da República nos últimos três anos.

Repeteco
O ex-deptado Antônio da Sinuca está numa sinuca de bico. Cassado pela justiça eleitoral e com o ficha limpa na área, está sendo aconselhado a não disputar a eleição deste ano. Corre risco de novamente se eleger e depois entregar o cadeira.

Cartórios, também
A Portaria número 69 da Corregedoria Geral de Justiça estende aos Cartórios de Registros, 1º e 2º Ofícios, Registro de Imóveis e aqueles das Comarcas do interior a regulamentação expedida pela Presidência do Tribunal de Justiça acerca do horário de expediente externo nos dias em que houver jogos da Seleção Brasileira de Futebol, durante a Copa do Mundo.
Pela regulamentação da presidência do TJ, nos dias em que os jogos da Seleção forem às 14h30, o expediente externo será até as 13h30 e nos dias em forem pela manhã o expediente iniciará a partir das 13h.

Apelo eleitoral
Para evitar desgastar eleitoralmente Dilma Rousseff, sua candidata ao Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cedeu e decidiu sancionar o aumento de 7,7% para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo.
O governo defendia um reajuste de 6,14%, mas deputados e senadores elevaram no Congresso o índice para 7,7% e aprovaram também o fim do fator previdenciário.

6%  do eleitorado
O reajuste sancionado por Lula favorecerá diretamente 8,4 milhões de aposentados e pensionistas, algo como 6% do eleitorado nacional, um contingente superior ao de todos os eleitores do Rio Grande do Sul -e em tendência de alta.

Enquanto isso, na operação abafa...

\"\"

Femact Itinerante
Uma equipe de técnicos ambientais da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia – Femact estará no município de Rorainópolis, no período de 16 a 19 de junho. A ida ao interior, segundo a presidente da Fundação, Luciana Surita, tem o objetivo de atender de forma mais efetiva aos pequenos produtores rurais da região.

"Governador"
Morando em Brasília, o coordenador de campanhas, João Frota, confirmou à coluna o que dia desses foi publicado aqui ao chamar o deputado Neudo Campos de "governador" quando o encontrou no Salão Verde da Câmara. "Verdade, ele abriu o maior sorriso e ainda me deu um abraço", disse Frota.

Tratamento
No escritório de Neudo, assessores quando querem agradá-lo trocam o "deputado" pelo "governador".

Ingrato
Falando em Neudo, se por um lado ele se derrete em sorrisos quando chamado de "governador" por outro ele fecha a cara quando se comenta que o senador Mozarildo Cavalcanti irá concorrer ao governo.
Neudo entende que Mozarildo, além de não ter chances de se eleger e lhe tirar votos, ainda é  mal agradecido em não apoiá-lo. Em 1998, ele só foi eleito senador porque Neudo lhe carregou nos braços.

Apoio
À coluna, Mozarildo comentou que não é candidato de sí próprio e sim de um grupo que tem nele a confiança de governar Roraima. Mas admitiu que poderá apoiar Neudo no segundo turno se ele não estiver concorrendo.

Acareação
Empresários lesados pelo dublê de empreiteiro André Jonas querem uma acareação entre ele e a deputada Maria Helena, autora de emendas em que Jonas tocou obra e não pagou fornecedores. André recebeu pagamento pelo serviço que fez, porém deu uma banana para os fornecedores.

Chama o MPF
Os recursos da obra com recursos obtidos por Maria Helena são federais, coisa que o Ministério Público Federal poderá apurar sua devida aplicação.

Macaco Simão:
E Jong na Coreia do Norte é tipo Zé! Todos se chamam Jong: Jong Kong, Jong Fu, Kim Jong Fui, Kim Jong BUM e Kim Jong Zé! E o norte-coreano conseguiu marcar um gol no Brasil. Vai ser recebido em carro aberto na Coreia do Norte!
E adorei a charge do Dalcio. Responda rápido. Quem é: seu regime é o mais fechado do mundo, tem o hábito de cercear a imprensa, é explosivo e usa cabelo arrepiado? Kim Jong, da Coreia do Norte? Não, o DUNGA! Rarará!

Engajamento

\"\"
Alunos de artes cênicas da UnB fizeram protesto nus, em frente ao Congresso Nacional, durante o jogo de Brasil e Coreia do Norte pela Copa do Mundo. Eles jogaram futebol por menos de um minuto e seguravam máscaras de políticos

Últimas Postagens