- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Chico vice
Na semana que vem o governador José de Anchieta irá anunciar o deputado Chico Rodrigues como seu companheiro de chapa à re-eleição. Pelo menos é essa a expectativa da bancada federal de apoio ao governo.
Apoio da bancada
Em março, Anchieta afirmou que o seu vice seria indicado entre os atuais deputados federais ou candidatos à Câmara. Chico tem apoio de toda a bancada federal e de mais cinco deputados estaduais, o suficiente para quem precisa de indicação.
Experiente
Não à toa, Chico Rodrigues há meses vem sendo visto para cima e para baixo com Anchieta em eventos do governo em Boa Vista e no interior do estado. Com cinco mandatos de deputado federal e meio de vereador, Chico tem experiência de sobra para a empreitada.
Pindaíba
Lá pelas bandas do PP, a reclamação de funcionários antigos que nas últimas eleições (2002 e 2006) ralaram e aceitaram o contrato de risco de salário melhor "depois da eleição", continua. Ontem um deles reclamava da falta de grana para abastecer os carros.
Exclusiva para a Câmara
O deputado Mecias de Jesus vai fazer dobradinha com o filho Jonathan de Jesus candidato a deputado federal. Aliás, só com filho, pois quem vai entrar numa dessas?
"Vamos conversar"
Na coletiva da oposição o deputado Neudo Campos fez comentário inusitado: "Agora tem essa novidade, o Telmario (Mota) querendo ser senador. Vamos conversar, ainda."
O vereador Telmario respondeu de bate-pronto: "É sério Neudo. Quero ser candidato ao Senado". E Neudo repetiu: "Vamos conversar sobre isso ainda."
Do lado, do alto do seu 1,5 metro, pula o presidente do PDT, Mário Rocha e afirma: "o nosso candidato é o Telmario, o número dele é 12".
Neudo, em tom mais sério, repetiu: "É, vamos conversar".
E-mail aberto - Ética, aonde?
Caro Lima,
Lendo ontem a sua "Opinião Formada" sobre a reunião do Sindicato dos Jornalistas acerca de processos que jornalistas respondem na justiça e, com certeza, falar de censura por parte do governo. Seria interessante destacar que, em Roraima, alguns profissionais contrariam comportamentos éticos/profissionais adotados por grandes veículos de comunicação na utilização das redes sociais.
O jornal Folha de S.Paulo anunciou em comunicado interno, que os jornalistas e colunistas do veículo devem seguir algumas regras ao usar redes sociais, como Twitter e blogs. A recomendação, assinada pela editoria executiva, é que os profissionais não assumam opiniões partidárias, sobre qualquer candidato ou campanha, e também veda a publicação de conteúdo exclusivo, acessível apenas para assinantes do jornal.
A TV Globo também divulgou um comunicado interno, em que restringe o uso de blogs e redes sociais pelos seus contratados. A medida atinge tanto artistas, como jornalistas e outros profissionais da emissora.
“A divulgação e ou comentários sobre temas/informações direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Rede Globo; ao mercado de mídia e ao nosso ambiente regulatório, ou qualquer outra informação/conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Rede Globo são vedados, independentemente da plataforma adotada, salvo expressamente autorizada pela empresa”, informa o comunicado.
Vivemos em um Estado Democrático de Direito. A jornalista Andrezza Trajano foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima não por críticas feitas ao governo estadual no Twitter, mas por entender que ela agrediu a honra do cidadão que ocupa uma função pública. E calúnia nas sociedades democráticas, independente do meio utilizado, é crime.
Muita água ainda vai rolar embaixo da ponte. Precisamos deixar os ânimos de lado e separar o que é bom, útil e agradável nas redes, do que é apenas lixo, baixaria, fofoca. Tuitar é bom, comunicar-se por MSN e SMS nos garante a liberdade de expressão e permite obter informações instantâneas, a um clique do mouse. Mas será que sabemos usar de verdade aquilo pelo que tanto lutamos e que a tecnologia nos proporciona?
Selma Ferreira - jornalista e socióloga.
Macaco Simão:
Bafana! Bafana! Se fosse em Brasília, seria Afana! Afana!
E hoje é Dia dos Namorados! Bota a vuvuzela pra roncá! Uma amiga vai passar o Dia dos Namorados em estado de coma. COMA-ME pelo amor de Deus. E sabe o que você faz pra namorada continuar gritando depois da transa? Limpa o pingolim na roupa dela. Rarará!