- 20 de agosto de 2025
Edersen Lima
De Brasília
Cadê os paladinos?
Se fosse o governo criando regras para cobertura de imagens em qualquer evento seu como o tipo de censura prévia que os organizadores da Festa do Maturuca estão impondo aos veículos de comunicação do estado, ia surgir um festival de protestos com uma trupe de paladinos da liberdade de expressão contra a censura reclamando, se descabelando e se rasgando.
Risco de corte em material
Pois bem, sob orientação do CIR, os jornalistas tiveram que assinar termo oficial onde fica claro que as imagens coletadas da festa dos índios serão analisadas pelos organizadores. No caso de algum flagrante que contrarie o gosto e opinião dos índios o material deverá ser cortado.
Enquanto isso, mudando de cor, opinião e lado...

"Entradas e Bandeiras"
Neste sábado, a FUG- Fundação Ulysses Guimarães, em parceria com o PMDB, realiza o Encontro Regional “Estradas e Bandeiras”, às 10h, no Hotel Uiramutã. O objetivo deste encontro é integrar os filiados do PMDB e discutir as ações da Fundação Ulysses Guimarães em Roraima e do Partido como um todo. O Encontro acontece em vários estados do país. Estarão presentes o senador Romero Jucá (PMDB), o presidente da FUG/ RR Rodrigo Jucá, o presidente da FUG/ES, Francisco Donato e a secretária geral do PMDB Mulher, Regina Perondi.
Internet
Esta semana ficará marcada nas estatísticas históricas da internet. A mídia online ultrapassou as revistas em faturamento publicitário mundo afora e e se torna a terceira maior mídia em escala global. Os dados são resultado de um estudo realizado pela Zenith Optimedia, que mostra também uma aproximação da web com os jornais. A internet atraiu US$ 55 bilhões de investimentos em todo o mundo, com isso, já é dona de 12,6% do bolo publicitário no planeta, ficando atrás apenas dos jornais, com 23,1% e da televisão, com 39,4%.
Coisa feia
Depois de fortes emoções, Shurek prometeu bolsas de estudos para duas gatinhas e não cumpriu sua parte. Elas ameçam contar para a Feona. Aí a coisa vai fica feon... ops, feia.
Controle da imprensa
O senador Mozarildo Cavalcanti denunciou ontem ameaças abertas à liberdade de imprensa no país. Ao constatar que essas ameaças deixaram de ser sutis, o senador advertiu que o início de um regime de exceção, mesmo com governantes eleitos, coincide com cerceamento do direito de informar.
Mozarildo observou que o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), lançado no fim do ano passado pelo governo federal, incluiu um controle formal da imprensa.
Posteridade

Márcio Junqueira e Leila Diniz no lançamento do livro sobre a
Raposa Serra do Sol, de Aldo Rebelo.
Isolando Zuzú
A batata do deputado Urzeni Rocha está assando. O deputado Édio Lopes articula nota interna da bancada federal ser redigida hoje em que o PMDB, o PR e o DEM não topam coligar com o PSDB na proporcional, deixando Urzeni isolado com precárias condições de obter com outros partidos o coeficiente eleitoral necessário para se re-eleger.
Catitu impõe
Cristão novo no grupo governista, Édio Lopes impõe que Urzeni retire processo que o PSDB e o candidato a prefeito, Marquinhos do Posto, ajuizaram contra a eleição de Gordorico Lopes, filho de Édio.
Com sinais de embriaguês
A campanha de 2008 foi a mais acirrada da história de Mucajaí. A ponto de na véspera da votação Édio Lopes, descontrolado e com sinais de embriaguês como se viu em imagens gravadas, invadir a Delegacia de Polícia do município para "resgatar" o filho menor de idade, que teria se apresentado expontaneamente.
Ameaça de linchamento
Durante a confusão, gritos e empurra-empurra patrocinados por Édio dentro Delegacia, uma multidão de cabos eleitorais o acompanhou ficando do lado de fora ameaçando invadir, xingando e ameaçando linchar o deputado Urzeni e sua mulher que, por questão de segurança, tiveram que sair do local sob escolta da polícia.
Presepada gravada
Sem razão para tanto, Édio Lopes pegou o filho e pulou a cerca da delegacia emocionando a claque que lhe incentiva do lado de fora do prédio. As imagens da presepada, com o deputado entrando na delegacia, empurrando policiais, gritando e pulando a cerca constam na denúncia por quebra de decoro que ele responde no Conselho de Ética da Câmara.
Factóide
Há suspeitas de que o filho menor de Édio e sua "invasão" à Delegacia foi armada para criar um fato político para jogar os eleitores indecisos contra o candidato do governador José de Anchieta, Marquinhos do Posto, adversário de Gordorico Lopes, que venceu a eleição de forma apertada com menos de 140 votos.
Nega sorrindo
Nas imagens gravadas, a mulher de Édio, Eronildes Dal Correa, a Nega, aparece sorrindo várias vezes da presepada ocorrida na delegacia.
Acusações e suspeitas
Na campanha de Mucajaí, Édio Lopes fez várias acusações ao governo do estado e levantou outras tantas suspeitas sobre o homem José de Anchieta.
Só falta querer uma dose de whisky
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Édio Lopes exige que os processos que Gordorico responde sejam retirados pelo PSDB municipal e por Marquinhos do Posto e exige na marra que aliados do governador Anchieta não lhe façam mais nehuma crítica, porém mantém ações judiciais contra esse pessoal.
Èdio não quer tomar um whiskinho, também?
Eufóricos
Membros da base aliada estão eufóricos com as manifestações de apoio no interior do estado à ex-secretária Marluce Pinto, pré-candidata ao Senado.
Neudo inabilitado
Deu ontem (8) na coluna "Panorama Político" de O Globo:
"OTCU aprovou acórdão, em 31 de março, pelo qual Neudo Campos (PP-RR) fica inabilitado por seis anos para o exercício de funções na administração federal."
Macaco Simão:
E o Sarney depois da operação? "Ainda estou com algumas restrições na articulação das palavras." E o Blogdobonitão mostrou ele falando no telefone: "Fernando, tire o dinheiro da Fhina e manda pra Fuiça!". Rarará!!!
Enquanto isso, saindo de fininho...
