Por Edersen Lima
VIDA DE MESTRE Depois de amargarem dois meses de salários atrasados, 1.330 professores da rede estadual de ensino público vão para a rua. Para alguns professores a demissão em massa se dá pela ameaça de greve da categoria. O governo por sua vez alega que esses professores que serão demitidos não têm direitos que lhe assegurem qualquer estabilidade ou outros direitos trabalhistas, e que novos serão contratados mesmo que em regime temporário. Mas se vão contratar professores substitutos temporariamente, por quê não manter os atuais, temporariamente também?
AUMENTO Não adiantou o ministro do Planejamento, Guido Mantega, fazer cara feia. O governo acatou aumentar a gratificação que incide sobre os vencimentos dos servidores do Judiciário. A gratificação subirá de 12% para 30%. O pagamento será dividido em duas partes, uma a ser paga agora e outra no ano que vem.
PESQUISA O Fontebrasil teve acesso ao resultado da pesquisa encomendada pela Rede Amazônica ao Ibope para aferir a disputa eleitoral em Boa Vista. Como a divulgação cabe à empresa contratante da pesquisa, só podemos adiantar que não há nenhuma novidade quanto às candidaturas que aparecem em primeiro e em segundo lugar. Apenas os percentuais que os separam é que poderão ser bastante questionados pelas coligações que representam.
DOIS GUMES Não é assim tão fácil. Com 11 minutos de aparição no programa do Horário Eleitoral Gratuito, a equipe de marketing da prefeita Teresa Jucá, terá que encher muita lingüiça, no bom sentido, com informações e convencimentos para que o eleitor feche com Teresa. O tempo extenso do programa pode se transformar em programas repetitivos e enfadonhos para o telespectador.
FAMA Por outro lado, os candidatos Ariomar Farias e Júnior da Vanda, somando cada um os seus "minuto e quarenta segundos", terão ao final das eleição mais do aqueles tradicionais 15, de fama e celebridade, como diria o artista Andy Warhol.
LIMONADA Para o jornalista Rui Figueiredo, coordenador de marketing de Júlio Martins, o tempo de dois minutos e 15 segundos é pouco para a apresentação do programa de governo e as obras que o seu candidato realizou como prefeito de Boa Vista. "Vamos fazer do limão uma limonada", disse. Rui disse, ainda, que visitas e corpo-a-corpo de Júlio Martins vão compensar o pequeno espaço de tempo no HEG.
REGISTRO E por falar em Júlio Martins, a assessoria do candidato discorda da conotação dada aqui na coluna de que ele é o primeiro pára-quedista roraimense. Segundo a assessoria, Júlio faz parte da primeira família a chegar em Roraima, ainda no século 19.
PÃO AMASSADO Sim. E os precatórios do Sinter que já teve participação de tudo quanto era órgão de defesa dos direitos do cidadão e dos professores, continua sem nenhuma conclusão. Aliás, continua do mesmo jeito, diretores do Sinter fazendo o milagre da multiplicação dos pães e os 1.450 professores comendo aquele que o diabo amassou.
DIRCEU EM MANAUS Ao lado do ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, o ministro José Dirceu,da Casa Civil, é esperado hoje(23) em Manaus para tranquilizar lideranças empresariais sobre a manutenção das vantagens do PIS/Cofins para as empresas estabelecidas na Zona Franca de Manaus. Na agenda do ministro ainda a manifestação de apoio à candidata Vanessa Grazziotin, da coligação "Manaus Melhor", em comício marcado para a zona Leste.
BASA O Banco da Amazônia está aposentando a sigla "Basa" e adotando a marca "Amazônia" em todos os seus produtos e serviços. Com isso, a instituição financeira passa a utilizar um poderoso diferencial mercadológico, legitimado pelo seu peculiar vínculo histórico, institucional e operacional com a região amazônica, a qual desfruta de um forte apelo e de uma singular empatia em todo o mundo.
ESTILOSA Se valer pela qualidade das camisetas de propaganda eleitoral, não sairá nada barato a campanha de Teresa Jucá. Pra quem já viu, o tecido em algodão é de excelente qualidade e a pintura melhor ainda. Provavelmente, as camisas de Teresa foram confeccionadas pela loja que tem em Recife, a Moda Nacional, que trata do que há de melhor e elegante em grifes brasileiras.
OBEDECE A QUEM? Em ofício ao presidente Lula, o senador Mozarildo Cavalcanti relatou as hostilidades que estão sendo promovidas por pessoas ligadas ao Conselho Indígena de Roraima-CIR, através de invasões de propriedades rurais, as quais, segundo ele, foram desencadeadas, coincidentemente, após a "inoportuna" visita do presidente da Funai, Mércio Gomes, no início do mês. É até de se questionar a quem Mércio Gomes obedece, se ao presidente da República ou às ONGs estrangeiras, pois à Justiça, pelo jeito, ele nem dá bola.
CONCURSOS Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas realizará concurso para ocupação de vagas de procurador 3ª classe, com vencimentos totais de R$ 7,262 mil. E o Ibama realizará concurso público até novembro para a contratação de 915 técnicos de nível superior.