Por Edersen Lima
RECURSO Se o brigadeiro Ottomar Pinto perder a batalha judicial no TSE contra o governador Flamarion Portela, ele ainda tem uma última chance de tentar ganhar o governo de Roraima. Ele, perdendo, pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal. É que a razão do adiamento do julgamento do dia 29 último foi uma questão de ordem constitucional. Recurso Ordinário ou Recurso Especial para julgar a perda de mandato de governador. Assim, isso vira uma questão constitucional. Logo, o Supremo deverá ser acionado por Ottomar Pinto.
CHHAI Filiado ao PPS, o chinês Chhai Kwo Chang está em Boa Vista para prestar novo apoio à prefeita Teresa Jucá, com quem dividiu campanha em 1998. "Vamos conversar com a prefeita e apoiar candidatos do PPS no interior do estado", garantiu um assessor do chinês pára-quedista.
ARTÍSTICO O jornalista Zequinha Neto parece que esqueceu o próprio nome. Ontem, durante votação para diretoria da Fenaj, criou confusão porque o seu nome não constava na relação. Foi quando chegou a informação de que o "artístico" realmente não, mas o da certidão de nascimento José Aparecido Sobrinho Neto, sim, estava aguardando a sua assinatura.
CHAPA 1 Pelo andar da carruagem, a Chapa 1, encabeçada pela jornalista Beth Costa, para Diretoria da Fenaj, vencerá facilmente em Roraima.
JOBIM CANDIDATO O ministro Nelson Jobim, presidente do Supremo Tribunal Federal, que já foi filiado ao PMDB, está sendo visto pelos caciques do partido como um bom nome para disputar a sucessão de Lula em 2006. "Ele é um bom nome, e deverá ser o nosso candidato", disse ao Fontebrasil uma raposa felpuda do PMDB.
VICE NO PSDB O vice-governador do Amazonas, Omar Aziz, que deixou o PFL por não concordar com a escolha do partido que indicou o ex- governador Amazonino Mendes seu candidato a Prefeito de Manaus, está articulando o seu ingresso no PSDB. Aziz esteve esta ontem(7) no gabinete do líder do PSDB no Senado Federal, Arthur Virgílio, e discutiram os dois a eleição em Manaus. Aziz não criou grandes dificuldades para Amazonino Mendes, pois os assessores e marqueteiros do ex- governador acham que o vice-governador não tem tanta densidade eleitoral para complicar a campanha de Mendes.
ELOGIADO Aliás, Jobim esteve em Manaus no último final se semana e fez um discurso eminentemente político, como um autêntico palanquistas, como se estivesse em campanha eleitoral., durante o encerramento do encontro de presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados. O discurso de Jobim foi muito elogiado pela claque política presente à solenidade.
CONFIDÊNCIA A um grupo de juristas e advogados em Manaus, o ministro Nelson Jobim teria confidenciado alguns pontos de como deverá ser julgado o mérito da liminar sobre a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. O Supremo concordou com a posição do Juiz Federal Helder Girão, contrária à demarcação. Dificilmente o Supremo deverá mudar a posição em relação à liminar. Quer dizer, Raposa/Serra do Sol deverá ser demarcada não em área contínua.
EMPRESAS Nas horas vagas o gabinete principal da Vice-Governadoria do estado de Roraima serve também para preenchimento de formulários para criação de novas empresas. Empresas de prestação de serviços, entenda-se.
MANAUS Um pesquisa feita dez antes do encerramento do prazo para as convenções partidárias, em Manaus, mostrou que o ex- governador Amazonino Mendes está muito à frente do segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Manaus. Mendes teve na pesquisa 49 por cento das intenções de voto; Serafim Correia (PSB/PDT), 22; e Vanessa Graziotin (PC do B/PT) 12. Os demais candidatos juntos somam dez pontos. Com o apoio do governador Eduardo Braga e do senador Gilberto Mestrinho, que nos bastidores conduziu a candidatura de Amazonio, o ex-governador pode ganhar o pleito jáno primeiro turno, prevêem observadores políticos.
CANO O nome "Meu Cantinho" pertencente ao mais antigo bar/restaurante da Boa Vista deve ir parar na Justiça. O empresário Ricarte Alencar que alugava o prédio insiste em manter o mesmo nome no novo ponto que alugou no Complexo Ayrton Senna. Em tempo, Ricarte, segundo o dono do "Meu Cantinho", deixou o imóvel devendo alugueis atrasados.
CAFÉ Há cinco anos a promessa era de que Roraima se tornaria no maior produtor e exportador de café da região Norte. Se dependesse dessa promessa, a população estaria "branca" de tomar só leite. Com bem menos de tempo, a soja plantada no estado já começa a ser exportada.
BEIJOQUEIRO Isso começou na noite do último dia 29, logo depois que um terço católico foi rezado em seu gabinete. O governador Flamarion Portela a cada cinco minutos em média beija o crucifixo que carrega no peito.
ULTIMATO Nada como uma "dura" do chefe para fazer os acomodados trabalharem. Depois do ultimato, parece que o trabalho de um deputado federal começa aparecer.
PERONICO A coluna conversa afiada assinada pelo jornalista Expedito Perônico e publicada pelo jornal BrasilNorte está suspensa por tempo indeterminado. Os comentários e análises de Peronico não iam mais de encontro com a linha editorial do veículo.