- 05 de dezembro de 2025
Rio Branco recebe assistência
Para facilitar o acesso aos serviços de Saúde, a equipe técnica do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), está em fase de conclusão quanto aos preparativos que darão suporte à ação de Saúde Itinerante nas comunidades do Baixo Rio Branco. A ideia é de prestar atendimentos durante 16 dias.
As 16 localidades a serem contempladas com os serviços itinerantes de saúde são Santa Maria do Boi Açu, Santa Maria Velha, Sacai, Lago Grande, Terra Preta, Canauani, Cachoeirinha, Caicubi, Panacarica, Remanso, Floresta, Itaquera, Samaúma, Xixuaú, Bela Vista e Dona Cota.
De acordo com o técnico do DPSI, Gilberto Alencar, mais de 30 profissionais entre médicos, técnicos e equipe de apoio, estarão envolvidos na ação que está prevista iniciar no próximo sábado, 06. Por conta da dificuldade de acesso á região, a equipe do departamento sairá dois dias antes, na quinta-feira, 04, descendo de barco de Caracaraí até a primeira comunidade, que é Santa Maria do Boi Açu.
As especialidades médicas ofertadas serão Oftalmologia, Urologia, Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia com serviço de ultrassonografia. Serviços odontológicos também serão prestados na ação da Caravana com palestras educativas de prevenção a saúde bucal e também com pequenos procedimentos odontológicos.
Para complementar os atendimentos médicos, serão ofertados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, campimetria, aferição de pressão e teste de glicemia. Uma ótica credenciada prestará apoio aos oftalmologistas. “Durante as consultas, as pessoas que forem diagnosticadas com problemas de visão, serão encaminhadas á ótica e ali mesmo poderão escolher a armação para os óculos”, informou Alencar.
As crianças também serão beneficiadas através de consultas pediátricas, pesagem e atendimentos odontológicos. Alencar lembra que a equipe da Caravana levará uma farmácia com medicamentos básicos. “Aqueles que tiverem prescrição médica, poderão retirar os remédios no momento da ação”, ressaltou o técnico dizendo que a ideia da Caravana de Saúde é realmente facilitar o acesso aos serviços de saúde.
Neste ano, assim como nos anos anteriores, a ação contará com equipe de vacinação. “Além de assistência a saúde, a Sesau entende que a prevenção também é importante para que problemas de saúde mais graves possam ser evitados”, pontuou Rodrigo Zagury, gerente do NEPNI.
Para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, é necessário a apresentação do Cartão Nacional de Saúde, conhecido popularmente como Cartão do SUS. No entanto, àqueles que não possuem o documento, não ficará sem o atendimento. A Caravana levará uma equipe que fará a emissão do cartão. “Ações como esta visam facilitar a vida da população”, disse Alencar.
Vários departamentos da Sesau foram mobilizados para essa ação. Entre eles, o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), a Coordenadoria-Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), a Coordenadoria-Geral de Regulação, Avaliação e Controle (CGRAC) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CGVS). A expectativa é de que sejam prestados em média dois mil atendimentos.
Conforme o técnico do DPSI, a Caravana da Saúde é um projeto que leva atendimento às famílias que nem sempre teriam condições de vir à Boa Vista. “Será um momento importante onde os nossos profissionais vão estar mais próximos de cada paciente e onde a população ribeirinha vai ter a oportunidade de ter acesso não só às consultas, mas também a exames e serviços disponibilizados pelo SUS”, frisa Alencar.