Controle social na Saúde
A primeira oficina para o 8º Fórum Norte/Nordeste e Capitais de Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde terminou na manhã desta sexta-feira, 07, no auditório da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). Com a participação de conselheiros de saúde de 16 estados dessas duas regiões do país, ficou definido que o fórum será realizado de 07 a 09 de maio de 2014, em Boa Vista.
Durante a oficina preparatória, os conselheiros definiram como tema central “O Controle Social como instrumento de avanço nas Políticas Publicas em Saúde”, que será desdobrado em quatro subtemas: Autonomia Administrativa e Financeira dos Conselhos de Saúde; Educação Permanente para o Controle Social; Saúde do Trabalhador; e Deliberações emanadas das Conferências Nacionais, Estaduais e Municipais de Saúde inclusive dos Fóruns Norte e Nordeste de Conselhos de Saúde.
De acordo com o conselheiro estadual de saúde de Roraima, Gil Rocha, coordenador da oficina preparatória, a perspectiva de participação é de 300 conselheiros, entre estaduais, municipais e nacionais. Segundo ele, foi acordado ainda que o Fórum terá representantes de 16 estados do Norte e Nordeste. “Já iniciamos as discussões sobre a quantidade de participantes por estado, logística e financiamento”, esclareceu.
Ainda este ano, Gil explicou na última reunião do Conselho Estadual de Saúde será colocado em pauta a escolha dos membros da Comissão Organizadora do Fórum, que vai definir, entre outros pontos, o número de participantes. “A perspectiva é de ter entre oito e doze integrantes, por estado, sendo que os estados mais próximos devem participar com mais pessoas”, disse.
Durante os dias do fórum, os conselheiros vão escolher um dos quatro subtemas definidos para discussão. Na ficha de inscrição no dia evento, o conselheiro vai marcar o subtema que gostaria de discutir nos grupos de trabalhos.
O evento tratará de vários temas e Roraima foi escolhido por conta de sua localização e peculiaridade na área da saúde, visto que o mesmo se encontra na fronteira com a Venezuela e Guiana Inglesa, além de populações indígenas e ribeirinhas, o que torna o desafio do SUS na sua universalidade e integralidade, um grande desafio. No encontro serão discutidas as políticas de equidade entre nas regiões Norte e Nordeste, além de assuntos referentes à estruturação dos conselhos municipais e estaduais das regiões Norte e Nordeste e o fortalecimento destas entidades nos referidos estados.
ESCOLHA
Roraima foi escolhido, em votação, no 7º Fórum Norte/Nordeste de Conselheiros de Saúde Estaduais e Municipais, que contou com a presença do Conselho Nacional, em Aracaju, no primeiro semestre de 2013.
A aprovação se deu por conta da localização com as fronteiras, e pelas particularidades das Regiões Norte e Nordeste dentro da Política de Assistência prestada pelo SUS.