O III Encontro do Parlamento Amazônico 2013 acontecerá nesta quinta-feira a partir das 09 horas no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Os trabalhos do evento serão presididos pelos deputados Chico Guerra (Pros/RR), Freire Júnior (PV/TO), além do parlamentar Gabriel Picanço (PSB/RR),que é tesoureiro do Parlamento Amazônico.
De acordo com o parlamentar Gabriel Picanço no evento acontecerá um amplo debate sobre o Zoneamento Ecológico, Econômico e Flonas, bem como será abordada a temática sobre as Terras da Amazônia. Do encontro, sairá a Carta de Roraima que terá respaldo dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal e integram o Parlamento Amazônico.
“A Carta de Roraima será encaminhada a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) e ao Congresso Nacional com o objetivo de tentar embargar a grande quantidade de áreas que tanto as ONGs quanto a Funai querem demarcar no Estado”,ressaltou Piucanço.
Conforme adiantou a coordenadora geral do Parlamento Amazônico, Jeniffer Santiago, o III Encontro do Parlamento Amazônico é aberto ao público.
“Todas as entidades ligadas ao meio ambiente, questões indígenas e que discutem assuntos voltados para Amazônia serão convidadas a participarem do evento”, concluiu Jeniffer.
Estudantes das faculdades particulares e das universidades Federal e Estadual também serão convidados. Todos receberão certificado de participação.
Discussão
O Parlamento Amazônico foi criado para discutir questões de interesse da Amazônia. É composto por nove estados da Amazônia Legal. São eles: Amazonas, Roraima, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Anualmente, são realizados cerca de três a quatro encontros que discutem as problemáticas que envolvem a região Amazônica e sua preservação ambiental. O segundo encontro deste ano aconteceu em Tocantins, em agosto.
Programação
9h30 – Solenidade de abertura
10h – Palestra: “Zoneamento Ecológico, Econômico e Flonas”
Palestrante: Deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV-PA), geólogo e Daniel Gianluppi, presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima.
11h – Palestra: “Terras da Amazônia”
Palestrantes: Antônio Francisco Beserra Marques, superintendente Regional do Incra-RR e Ivan Luis de Oliveira, coordenador Extraordinário da Regularização Fundiária na Amazônia Legal/RR
11h40 – Debates
12h30 – Aprovação da Carta de Roraima
13h – Encerramento