00:00:00

Pela 2ª vez

Banco de Leite conquista certificado internacional.


Banco de Leite é premiado
 
O Banco de Leite Humano (BHL) do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) conquistou, pela segunda vez, a certificação de qualidade internacional da rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano. A unidade receberá hoje, o credenciamento na categoria Ouro, às 19h30, durante o I Congresso de Banco de Leite Humano da Rede Sudeste, em Belo Horizonte.
 
O prêmio é o reconhecimento das excelentes ações de incentivo ao aleitamento materno. Segundo Rosa Leal, coordenadora do BLH de Roraima, somente dois estados da região Norte foram agraciados: Pará e Roraima. “Todos os Bancos de Leites Humanos são avaliados anualmente, e apenas nós [Roraima] e o Pará que conquistaram o prêmio”, ressaltou.
 
A coordenadora ressaltou a importância de manter o certificado de qualidade no estado. “Significa o reconhecimento da qualidade do leite materno, além de contribuir com ações na redução da mortalidade infantil”, comentou Rosa.
 
A rede Ibero-americana é composta por países da América Latina, mais África e Portugal, que compartilham do mesmo sistema de trabalho da rede brasileira de BLH. Além de serem unidades credenciadas e monitoradas pela Fundação Fio Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde.
 
Rosa explicou que das 215 unidades existentes no país, 28 foram avaliadas já que foram certificadas com o prêmio internacional no ano passado. “A satisfação é que Roraima teve o trabalho reconhecido novamente. Agora, é continuar e melhorar cada vez mais, para mantemos o mesmo desempenho sempre”, acrescentou.
 
CONGRESSO
 
O primeiro Congresso de Banco de Leite Humano da Região Sudeste, que acontece entre os dias 16 e 18, em Belo Horizonte, tem como eixos de discussão “Avanços e Desafios da Política Nacional de Aleitamento Materno”, “Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Atenção Neonatal”, “Assistência em Aleitamento Materno na Rede de Bancos de Leite Humano” e “Estratégias para Expansão com Consolidação da Rede de Bancos de Leite Humano”.
 
Dentre os palestrantes estarão presentes o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, que fará a conferência de abertura “Os 70 anos dos Bancos de Leite Humano no Brasil: estratégia em defesa da vida”, e o representante do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, que abordará, no dia 17/10, o tema “Aleitamento Materno no Brasil: os avanços e desafios na política nacional”. Outras informações podem ser obtidas no site do próprio Congresso.

Últimas Postagens