00:00:00

Contra incêndios

Governo adquire autobomba plataforma para o Corpo de Bombeiros.


Novo equipamento contra fogo 
 
Francisco Espiridião
Secom-RR
 
O governador José de Anchieta negociou, nesta segunda-feira (14), junto ao governo de São Paulo, a título de doação, uma viatura autobomba plataforma, equipada com escada de 18 metros e capacidade de lançamento de jato d’água de 25 metros.
 
O equipamento vai aumentar o alcance de atuação do serviço do Corpo de Bombeiros de Roraima diante de ocorrências de incêndios de grande porte, a exemplo das verificadas em dois grandes episódios neste segundo semestre, em Boa Vista.
 
A viatura, que atinge um raio de alcance de aproximadamente 43 metros, e pode agir de cima para baixo, hoje tem custo no mercado da ordem de R$ 3 milhões e está chegando para o Estado a custo zero, graças à negociação feita pelo governador Anchieta com o governador paulista, Geraldo Alckmim.
 
Pesando 17 toneladas, o novo equipamento mede 18 metros de comprimento, 3 m de altura e 3,6 m de largura. A motobomba plataforma será empregada em ações de combate a incêndios em grandes altitudes. Mostra-se eficiente para debelar chamas em um prédio de até 14 andares.
 
A autobomba plataforma, que deve chegar ao Estado em dezembro, vai se unir a mais duas outras viaturas de combate a incêndio, já adquiridas pelo governo de Roraima, e que se encontram em fase de montagem no Estado do Rio Grande do Sul. Estas duas têm previsão de chegada para novembro.
“O governo de Roraima tem buscando dotar o Corpo de Bombeiros das condições necessárias para prestar atendimento à população dentro do binômio eficiência-eficácia”, disse o governador José de Anchieta.
“Boa Vista cresceu, o comércio se diversificou e temos hoje um movimento 
como jamais se viu”, enfatizou o governador, explicando, assim, a necessidade de o Corpo de Bombeiros acompanhar esse crescimento para bem atender à população.
“Hoje, o Estado já conta não mais com apenas os pequenos incêndios, mas também com aqueles de grandes consequências, como se viu neste ano”, disse o chefe do Executivo, referindo-se aos sinistros de duas grandes lojas, uma de brinquedos e a outra, de serviços.
 
O atendimento do Corpo de Bombeiros, que hoje ocorre de forma efetiva em Boa Vista e em Caracaraí, será estendido para o município de Rorainópolis. Lá vai ser implantada uma unidade da corporação, tão logo o novo pessoal, que se acha hoje em curso, esteja apto para o serviço. 
Pessoal – As melhorias no Corpo de Bombeiros não se resumem apenas ao aparelhamento material, mas se estendem também ao efetivo. Nesse quesito, o governo do Estado promoveu neste ano um concurso público que vai dobrar o número de militares aptos ao serviço de combate a incêndios e busca e salvamento.
Nesta semana tiveram início os dois cursos de formação, um de soldados e outro de oficiais bombeiros militares. O de soldado vai preparar 218 homens e mulheres, enquanto que o quadro de oficiais ganhará mais 25 novos integrantes, também entre homens e mulheres.
 
O governador lembrou, ainda, o esforço que tem sido feito para que as promoções dos militares ocorram sempre dentro dos prazos – algumas até com a quebra do interstício (diminuição de prazo) – tudo com o objetivo de dar ao bombeiro militar melhores condições para desempenhar suas funções em favor da população. Além disso, tem sido frequente a aquisição de equipamentos de proteção individual.  
 
Social 
 
Nessa área, o governo também não tem feito menos. A corporação conta hoje com um Centro de Saúde, um Centro de Reabilitação Física e, brevemente, terá à disposição dos integrantes e familiares um gabinete odontológico apto a prestar todos os tipos de serviços. 
 
“Isso mostra o cuidado que o governo do Estado tem com os bombeiros militares e suas famílias”, disse o governador, informando que os equipamentos para a instalação do gabinete odontológico já foram adquiridos e estão em fase de montagem.

Últimas Postagens