Até 2060 o número de idosos no Brasil deve quadriplicar, passando dos 14,9 milhões atuais para aproximadamente 59 milhões, segundo levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o país a preocupação com o aumento da expectativa de vida colocou em alta o profissional que cuida de idosos.
Para qualificar esses profissionais de Roraima, a Escola do Legislativo (Escolegis), realiza pela terceira vez, o curso de Cuidadores de Idosos, no bairro de Cambará, em Boa Vista. No total, 50 vagas foram preenchidas.
Convidado pela deputada estadual e presidente da Escolegis, Ângela Águida Portela (PSC), o deputado Luciano Castro (PR/RR) participou da abertura do curso, na última segunda-feira (7).
Castro destacou em sua fala, a oportunidade que os participantes têm em conseguir qualificação para o mercado de trabalho em uma área ainda carente de mão de obra. “Cada aluno precisa se empenhar ao máximo e aproveitar bem essa qualificação que lhes está sendo oferecida de maneira gratuita”, disse.
O parlamentar também aproveitou para parabenizar a instituição pela iniciativa e reforçar o apoio e incentivo à todas as ações desenvolvidas pela Escolegis.
Para a deputada estadual Ângela Águida Portela, o curso de Cuidador de Idosos tem sua importância baseada em dados da grande demanda no mercado de trabalho. Outro ponto destacado pela presidente da Escolegis é a qualidade do corpo docente de professores, formada por doutores e mestres da Universidade Federal de Roraima.
“O nosso diferencial é esse. Oferecemos cursos gratuitos para a comunidade, ministrados por grandes parceiros qualificados. O que queremos, não é apenas entregar certificados mas qualificar de verdade”, afirmou Ângela.
SAIBA MAIS
A Escola do Legislativo em Roraima oferece cursos e programas de cidadania educacional, visando a maior aproximação da sociedade com o Poder Legislativo Estadual.
Toda a programação de cursos é elaborada pela Coordenação Pedagógica da Escolegis e voltada para os funcionários das Câmaras Municipais, do poder legislativo, das prefeituras, assessores e a sociedade em geral. A formação da terceira turma de cuidadores de idosos está prevista para a segunda quinzena do próximo mês de dezembro.