Sucesso absoluto na Copa
Durante o final de semana, a quadra de esportes do Instituto Batista de Roraima (IBR) foi sede da Copa IBR de Judô. Trata-se de um dos maiores eventos esportivos, que na manhã deste sábado, 12, reuniu aproximadamente 150 atletas.
Foram mais de cinco horas de campeonato que premiou os judocas com medalhas e troféus nas categorias Mirim e Master.
“É muito importante ressaltar que a Copa não contou comente com a participação de alunos do Instituto, mas de outras instituições de ensino do estado. Fico satisfeito, pois essa ação veio de encontro com os nossos objetivos, que é o de proporcionar interatividades entre os atletas de todo o estado. E graças a Deus conseguimos”, comemora.
Por conta das competições terem acontecido na data que se comemorou o Dia da Criança, todos os competidores de até 10 anos foram contemplados com medalhas de participação. A Copa IBR de Judô 2013 é uma realização do Instituto Batista de Roraima em parceria com a Associação Victor Alecrim de Judô (Avaju).
João afirmou que o próximo passo será a busca pela regionalização do judô, com todos os estados que compõe o Norte do país. “Queremos fortalecer o judô da Região Norte e ao mesmo tempo revelar novos talentos, pois sabemos da importância que essa prática esportiva tem para a vida desses jovens e queremos no futuro ‘exportar’ esses campeões para competições em nível nacional e internacional”, destaca.
Já um dos membros da coordenação da Copa de Judô, Victor Alecrim acredita que Roraima tem atletas de qualidade para competir lá fora. Ele que é presidente da Liga Roraimense de Judô (LIRRJU), garante que muitos judocas roraimenses obtiveram destaques em competições passadas, graças ao trabalho que vem desenvolvendo em prol do judô no estado. “Não tenho dúvidas que os atletas de Roraima não deixam a desejar se comparados aos judocas de outros estados, e garanto ainda que muitos estão preparados para participar de competições internacionais. É muito importante destacar que essa ação do IBR só vem a engrandecer o judô roraimense e oferecer condições para revelarmos futuros campeões nacionais e internacionais”, enfatiza Alecrim.
Atletas falam sobre evento
O estudante João Victor da Costa Alecrim, 16, foi um dos judocas que participou da Copa IBR de Judô 2013. Na competição ele participou na categoria 70 kg com idade de até 18 anos, conquistando a medalha de prata. Porém também foi vitorioso na categoria Absoluto, conquistando o troféu. “O Absoluto envolvem atletas de idades e pesos independentes. A primeira luta foi uma grande superação para mim, pois competi com judoca de 22 anos e 120 kg, e graças a Deus consegui vencê-lo. Estou muito satisfeito com esse resultado e parabenizo o IBR por me acolher e dar a oportunidade para que me destacasse como atleta”, afirma o judoca.
A acadêmica do curso de Recursos Humanos da Universidade de São Paulo (Unip), Taize Sobral César, 20, também parabenizou o Instituto por realizar a Copa de Judô. “É a segunda vez que participo de um evento como esse aqui no IBR e só tenho a parabenizar a equipe por esse iniciativa. São ações como essa que deveriam servir de exemplo para outras unidades de ensino”, finaliza.