O governo do Estado vai contratar mais 115 profissionais de diversas áreas do conhecimento em mais um concurso público. O anúncio do primeiro concurso desde a fundação do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) foi feito na tarde desta sexta-feira (11), pelo governador José de Anchieta.
A solenidade, realizada na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos, contou com a presença do diretor-presidente do instituto, Leocádio Vasconcelos, do procurador-geral do Estado, Tyrone Pereira, da reitora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) Patrícia Macedo de Castro e de funcionários do órgão.
Leocádio destacou o momento como um marco para o Iteraima, que terá a partir de agora um quadro próprio de servidores, o que de acordo com ele vai dar tranquilidade para a execução do trabalho do instituto.
“Com a chegada dos servidores efetivos, além de ganharmos em quantidade vamos ganhar em eficiência, haja vista que se formará um quadro específico do instituto que terá segurança para desempenhar um trabalho no longo prazo”, explicou.
O governador José de Anchieta lembrou que tem priorizado a realização de concursos públicos. Somente em 2013, foram dois grandes concursos da Policia Militar com 600 aprovados convocados e da Secretaria de Saúde com 1.786 profissionais contratados.
“O concurso é a forma mais justa para que a pessoa conquiste a estabilidade no serviço público. Temos priorizado os concursos porque sabemos da importância destes profissionais efetivos para o Estado”, destacou.
As vagas serão distribuídas nos níveis fundamental, médio, médio técnico e superior. As inscrições serão realizadas no período de 14 de outubro a 05 de novembro. As provas estão marcadas para o dia 8 de dezembro. A Universidade Estadual de Roraima (UERR) será a responsável pelo certame. O edital estará disponível no Diário Oficial do Estado na edição da próxima segunda-feira.
Vagas ofertadas
No nível fundamental serão ofertadas 21 vagas distribuídas para os cargos de auxiliar de serviço gerais (9), motorista (6) e vigilante (4), além de 02 vagas para portadores de deficiência nos cargos de auxiliar de serviços gerais e motorista.
Nos níveis médio e médio técnico serão oferecidas 66 vagas, distribuídas entre os cargos de assistente Administrativo (37), Almoxarife (1), Desenhista/Cartografia (2), programa de Microcomputador (2), Técnico em Agrimensura (3), Técnico em Agropecuária (9), Técnico Imobiliário (3), Topografo (2), além de 7 vagas para portadores de deficiência, sendo 4 vagas no cargo de assistente administrativo, uma para técnico em agrimensura, uma para técnico em agropecuária e outra para técnico imobiliário.
No nível superior serão disponibilizadas 28 vagas, distribuídas entre os cargos de Administrador (1), Analista de Comunicação Social (1), Analista Técnico Jurídico (2), Assistente Social (2), Contador (2), Economista (2), Engenheiro Agrimensor (2), Engenheiro Agrônomo (3), Engenheiro Florestal (1), Geógrafo (1), Promotor Cultural (1), Secretário Executivo (2), Tecnólogo em Agronegócio (2), Tecnólogo em Gestão Publica (2), Tecnólogo em Meio Ambiente (2), além de duas vagas para portadores de deficiência, uma no cargo de Analista Técnico Judiciário e outra no cargo de engenheiro agrônomo.
Nova Lei
O governador anunciou para a próxima semana, o envio à Assembleia Legislativa de uma nova Lei de Terras para o Estado. “Estamos fazendo os últimos ajustes e já na próxima semana encaminharemos para a apreciação e aprovação da Assembleia Legislativa”, disse, enfatizando que o novo instrumento legal será imprescindível para o desenvolvimento do estado, principalmente com relação à titulação das terras transferidas da União.