Pela primeira vez, Roraima sedia o seminário Cresce Brasil, uma iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), que reúne profissionais de tecnologia, arquitetura, técnicos e das várias áreas da engenharia para discutir propostas de desenvolvimento para o país. No estado, o evento é organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Roraima (Senge-RR) e conta com o apoio do governo estadual.
O seminário acontece durante toda esta sexta-feira (11), no auditório do Corpo de Bombeiros. Para o presidente do Senge-RR, Wolney Costa, essa é a forma dos profissionais contribuir para o desenvolvimento do país de forma organizada e democrática. “Das propostas que já apresentamos que saíram de outros encontros, algumas ações já foram inseridas nas obras do parque tecnológico de Angra 3 do PAC”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Celso Pinheiro, o grupo discute propostas viáveis para o crescimento do país. “Ao final iremos elaborar um caderno de proposta que apresentaremos a todos os gestores, considerando as particularidades da região Norte”, explicou.
No estado, o foco das discussões é a produção e a infraestrutura. O governador José de Anchieta, um dos palestrantes do evento, deu destaque a importância da abertura de novas rotas para o escoamento da produção na região Norte, novos investimentos para a construção de rodovias, hidrovias e ferrovias para a integração com países como a Guiana, Suriname e Guiana Francesa concluindo a ligação entre os países do Arco Norte e a interligação de Roraima ao sistema nacional brasileiro.
“Nos últimos anos investimos na melhoria da BR 174 nosso principal corredor de interligação com a Venezuela e o restante do Brasil, pavimentamos mais de 200 km de estradas vicinais, levamos energia de alta tensão a 12 municípios para o interior preparando para a chegada da energia que virá de Tucuruí, transformamos Boa Vista como uma das capitais com mais saneamento básico do Norte e estamos regularizando a questão fundiária para fomentar o setor produtivo”, afirmou Anchieta.
O vice-governador Chico Rodrigues, destacou a importância de discutir o desenvolvimento do país de forma estratégica. “Essa é uma iniciativa importante, pois temos aqui reunidos com profissionais que vivenciam os principais problemas de infraestrutura do Brasil e desses encontros podemos encontrar soluções para alguns gargalos que travam o crescimento do país”, disse.
O chefe do executivo afirmou ainda que as propostas que serão formalizadas ao final do evento, serão analisadas pela equipe de governo. “Iremos estuda-las e o que se enquadrar a realidade de Roraima iremos procurar implantar em nossos projetos de desenvolvimento”, finalizou.