00:00:00

Região Sul

Anchieta Junior vai ao Sul e visita obras de duplicação da usina de Jatapu.


Nova usina, novo Jatapu 
 
Com o inicio das obras de reforma e ampliação da capacidade de geração de energia da Usina Hidrelétrica de Jatapu, no município de Caroebe, o governador, José de Anchieta fez uma visita técnica junto com sua equipe, prefeitos, vereadores e moradores da região. A vistoria aconteceu na tarde da quinta-feira (10).
 
Anchieta falou da importância da obra para toda região Sul, que é um dos principais polos de produção agrícola em Roraima. Ele destacou também o sentimento de respeito às pessoas que moram e investem nos municípios de Caroebe, São João do Baliza e São Luiz do Anauá, que hoje não contam uma matriz energética confiável.
 
“Essa obra era fundamental há anos, porque os moradores desses três municípios que ficam ao longo da BR-210, não podem viver em clima de insegurança e desconforto. Com a usina a região terá energia suficiente para atender a população pelos próximos anos”, destacou. O diretor presidente da Companhia Enérgetica de Roraima (CERR), Luiz Henrique Hamann, explicou que o processo se iniciou em 2009, com a abertura dos processos para a execução da obra.
 
No total estão sendo investidos pouco mais de  R$ 46 milhões, recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para duplicar a capacidade de geração da Usina, que inicialmente, com duas turbinas geravam 5 megawatts, mas hoje produzem apenas 3 megawatts.Uma parte dos 50 funcionários se reveza na execução das obras externas da hidrelétrica. Eles preparam o espaço para a colocação de dois dutos, que vão direcionar as águas para impulsionar as novas turbinas, enquanto outras equipes trabalham na montagem da casa de força, recuperação da rede de instalação, quadros de comando e parte interna, onde efetivamente vão ficar as novas turbinas.
 
O governador explicou ainda que essa é uma obra de grande porte e que foi necessário demandar tempo entre o envio do pedido para confecção das peças no estado do Paraná e a chegada dos novos equipamentos.
 
“Essa é uma obra diferenciada pela sua alta complexidade. Nossas equipes tiveram que enviar as especificações técnicas dos equipamentos que seriam necessários para reconstruir Jatapu. Tudo está vindo do Paraná e esse transporte está sendo feito de maneira cuidadosa, por isso que essa obra está sendo executada de maneira cadenciada, porém, obedecendo ao cronograma do contrato”, complementou.
 
A expectativa é entregar a primeira etapa da obra até meados do primeiro semestre de 2014. Quando pronta, Jatapu vai gerar 10 megawatts, energia que vai atender a demanda dos municípios de Caroebe, São João do Baliza e São Luiz do Anauá, que hoje contam com um sistema instável de fornecimento devido a falta de manutenção e investimentos em Jatapu ao longo de quase 20 anos de existência, conforme afirmou o prefeito de Caroebe, Paulo Ortiz.
 
“Chegamos ao ponto crítico devido à situação de abandono de Jatapu que desde a sua construção, pelo Brigadeiro Ottomar Pinto, não teve sequer uma reforma, levando o sucateamento da nossa usina e consequentemente impondo transtornos de vários aspectos à nossa comunidade. Agora, temos uma perspectiva de bem diferente, com a atenção do nosso governador Anchieta e sua equipe para com essa região. Em breve vamos comemorar juntos, a chegada de um novo tempo no Sul do Estado”, disse.
 
O vice-governador, Chico Rodrigues, lembrou-se das andanças com então governador Ottomar na época da edificação de Jatapu, época em que muitos políticos eram céticos com a construção da hidrelétrica.
 
“Ottomar sempre foi um homem visionário e isso causava certa desconfiança em alguns políticos da época, mas ao final, os mesmos céticos tinham que dar razão ao velho brigadeiro, porque ele mostrava que era possível realizar um sonho. Hoje nosso grupo está aqui em Jatapu para dar continuidade à esse sonho que é desenvolver Roraima”, disse Chico.

Últimas Postagens