00:00:00

Mais Médicos

Câmara dos Deputados aprova a primeira parte da MP do \"Mais Médicos\" agora é a vez do Senado.


Luciano vê sucesso do programa
 
O deputado Luciano Castro(PR) previu hoje 10 o sucesso do programa do governo federal "Mais Médicos", aprovado nesta última quarta-feira pela Camara dos Deputados, porque, segundo ele, é um programa que permitirá a presença da saúde pública nas regiões mais carentes e longínquas do país. “A principal inovação do programa é dar chance para que as regiões que sofrem com carência na saúde tenham atendimento médico, como é o caso do interior do Nordeste e da Região Norte, disse Luciano Castro.
 
A Medida Provisória 621/13 que cria o programa Mais Médicos foi aprovada nesta quarta-feira, dia 09, no Plenário da Câmara dos Deputados. A MP, que agora segue para apreciação no Senado Federal, tem como objetivo aumentar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades onde existe carência desses profissionais. Para isso, além de médicos brasileiros, o programa autoriza a contratação de profissionais estrangeiros.
 
O parlamentar observou que a contratação de estrangeiros foi uma necessidade para o país. “Existem locais onde as inscrições de médicos brasileiros não existiu e, por isso o Ministério da Saúde buscou médicos do vindos do exterior. É por esse motivo que os médicos cubanos, por exemplo, estão chegando cada vez mais ao Brasil. Eles estão sendo destinados a essas áreas onde não houve opção de médicos brasileiros”, disse.
 
Luciano Castro defendeu ainda a aprovação da MP porque, segundo ele, a ideia principal é garantir o acesso à saúde para as comunidades carentes no interior, onde as dificuldades são maiores. “Esse é um passo que representa um avanço significativo. É importante que a população tenha um médico próximo e que garanta o mínimo de atendimento à saúde”, afirma Castro.
 
Ao participar das discussões da matéria no Plenário o deputado, que é vice-líder do governo, defendeu o acordo para aprovar a MP por considerar urgente a presença de mais médicos em todas as regiões do país, como forma de levar assistência a população que depende do SUS.

Últimas Postagens