00:00:00

Gesto Solidário

Pastoral da Juventude mobiliza jovens para doação de sangue.


Jovens vão suprir hemocentro
Dezenas de jovens da Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Roraima, sensíveis com a necessidade do Hemocentro de Roraima por sangue, estiveram na manhã de hoje da unidade para doar sangue. A ação faz parte da campanha “Juventude Salvando Vidas”. Até o momento, a campanha está sem data para encerrar. Toda a PJ é convocada a comparecer a unidade de captação de sangue.
 
Segundo Fabrício Melo, membro do Mutirão Missionário, equipe juvenil da Diaconia Missionária, idealizadora da campanha solidária, a ideia foi motivar a partir de um lema da PJ “Vidas pelas Vida”. “O gesto de salvar vidas é reafirmar o compromisso nosso de cristão. Ser a favor da vida é uma missão social para com o próximo”, comentou.
 
A campanha dos jovens da igreja católica está sendo disseminada nas redes sociais, nos grupos virtuais dos jovens participantes da PJ. É a primeira vez que a pastoral se une para salvar vidas por meio de doação de sangue. “Doar é importante porque é uma ação solidária e comunitária. Estamos salvando vidas, por meio de outras vidas”, salientou o jovem Melo.
 
Irisvan Silva, coordenador do Mutirão Missionária, espera que as pessoas tornem-se doadoras regulares. A preocupação do coordenador é o estoque da unidade está sempre precisando de sangue, principalmente, do fator Rh negativo. "Estamos movimentando a massa jovem da Igreja e a comunidade inteira, de certa forma, para colaborar e repor o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro. O Facebook é uma das principais estratégias utilizada de divulgação", afirmou.
 
Para os doadores regulares é preciso observar os intervalos das doações. A diretora do Hemocentro, Terezinha Khan, explicou que no caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias. A coleta ocorre de 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dia da doação) e de declarações. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR).
 
Para atender o estado sem sufoco, o ideal seria a unidade ter, pelo menos, 80 bolsas por dia de cada tipo sanguíneo. Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 68 anos.
 
A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
 
Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Outras informações no (95) 2121-0883.
 

Últimas Postagens