A escola estadual Mário David Andreazza foi eleita a melhor unidade pública de Roraima. O anúncio foi feito durante a entrega do prêmio estadual “Gestão Escolar 2013”. Além do reconhecimento estadual, a escola também foi agraciada pelo Ministério da Educação como a melhor da Região Norte. De acordo com pesquisa realizada pelo governo federal a escola está entre as seis melhores do Brasil.
Há dois anos a unidade é dirigida pela professora Edilma da Silva Ribeiro, que relembra as dificuldades que passou para reerguer a escola: “Na época, eu fui chamada para assumir o comando da Mário David Andreazza, que estava prestes a sofrer intervenção do Ministério Público Estadual por causa do grande número de alunos envolvidos com o álcool e drogas”.
Segundo Edilma, a única alternativa foi apostar todas as cartas em projetos sociais, culturais e pedagógicos. A diretora ressaltou também que o trabalho só vem dando certo pelo apoio e parceria de pais, alunos, professores e órgãos responsáveis por crianças e adolescentes. “Não basta ter ideias, tem que pensar no grupo. Foi o que deu certo na nossa gestão. Hoje a escola é referência para o Brasil e um grande motivo de orgulho para nós educadores e alunos. Tenho o sentimento de dever cumprido”, afirmou.
A escola desenvolve vários projetos, desde a capacitação profissional até o acolhimento das famílias que tem filhos matriculados na instituição. O mais recente foi criado há cinco meses. A fanfarra, batizada de “Cooperação Musical Estrela de Davi” é formada por 58 alunos e quatro coordenadores. São professores, que na hora de folga, se dedicam a inserir os alunos na atividade musical.
Segundo a gestora, o projeto foi um desafio porque nasceu do zero. A escola não tinha músicos, instrumentos musicais e muito menos uniformes, itens indispensáveis para criar uma fanfarra.
“Ver esses meninos e meninas tocando um instrumento é maravilhoso. Há cinco meses atrás nenhum deles sabia tocar nada. Hoje, já fizemos apresentações até no palácio do governo e foi ótimo”. Edilma conta ainda que o grupo já se apresentou em Mucajaí, durante a cerimônia de entrega do prêmio gestão escolar 2013 e também da abertura da Semana da Pátria. O próximo desafio é concorrer com os demais grupos no concurso de fanfarra estadual.
Segundo ela, histórias de sucesso como essa só são possíveis quando existem grandes parceiros ou amigos da escola. "Neste caso, a fanfarra 'Cooperação Musical Estrela de David' tem um amigo especial: o deputado federal Luciano Castro (PR/RR) que, desde o começo, acreditou no talento do grupo. É emocionante assistir a apresentação desses jovens, estamos orgulhosos, pois eles são dedicados e talentosos”, elogiou.
Para a gestora da escola, o apoio do parlamentar é essencial para o desenvolvimento das ações. “Luciano Castro sempre acompanhou o nosso trabalho que tem resgatado meninos e meninas que antes eram ociosos e hoje são talentos descobertos e, com certeza, mais felizes”, disse.
Os integrantes do grupo “Cooperação Musical Estrela de David”, têm entre dez a dezessete anos de idade e todos estão matriculados na escola. Os jovens são acompanhados por Regina Alves da Rocha (coordenadora geral), Gilberto Carvalho (regente), Reildo dos Santos (coreógrafo), Adriano Colares (Linha de frente).