00:00:00

S.O.S Emergência

HGR passa integrar programa federal de qualificação às urgências e emergências.


Hospital Geral em fase federal
 
O Hospital Geral de Roraima será contemplado com o programa do Governo Federal “SOS Emergências”, um dispositivo da Rede de Atenção às Urgências (RUE). Para isso, acontece nos próximos dias 16 e 17, reunião preparatória para o lançamento oficial do Programa no Estado, quando os governos federal e estadual assinarão o Termo de Compromisso formalizando o apoio à implementação das ações do programa na unidade de urgência e emergência. A gestão municipal será participante do momento.
 
Os estabelecimentos hospitalares que possuam portas de entrada hospitalares de urgência participantes do programa federal, como será o caso do HGR, terá investimento no valor de até R$ 3 milhões para estrutura e equipamento, além de incentivo de custeio a material de consumo e qualificação de profissionais.
 
Na parte da tarde do dia 16, participam da agenda política com os representantes do Ministério da Saúde (MS) gestores estadual e municipal da Saúde, coordenadores e técnicos das áreas de Urgência e Emergência, de Atenção Domiciliar e de Regulação, Grupo Condutor da RUE, além dos diretores do HGR.
 
Conforme Miguel D'Elia, secretário adjunto da Saúde, o momento será para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o programa S.O.S Emergências. Mas o secretário adianta quanto a importância da iniciativa contemplar Roraima. “O programa vem agregar valores junto a rede de emergência, além de trazer conhecimento e visibilidade ao trabalho local prestado”, explicou.
 
O programa tem a finalidade de atuar de forma organizada, ágil, efetiva sobre a oferta da assistência nas grandes emergências do país. O programa S.O.S Emergências foi lançado no final de 2011, pelo Ministério da Saúde. A iniciativa integra a Rede Saúde Toda Hora, que atualmente abrange hospitais de grande porte. Até o momento participam do programa, 23 unidades hospitalares, e até o final de dezembro chegarão a 30, incluindo o HGR.
 
No dia 17, a partir das 9h, será realizada visita técnica à unidade hospitalar. Todas as instalações do hospital serão visitadas pelos técnicos do MS. Posteriormente, ocorre a reunião para a elaboração do diagnóstico situacional do hospital, e o início da preparação da cerimônia de assinatura do Termo de Adesão. A data de lançamento dependerá da agenda do ministro da Saúde, pois a autoridade estará presente na assinatura.
 
FUNCIONAMENTO
 
O S.O.S Emergências funcionará articulado com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde Toda Hora, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos gestores estaduais e municipais. As unidades hospitalares deverão estar articuladas com o SAMU 192, UPAS 24 horas, Salas de Estabilização e serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.

Últimas Postagens