00:00:00

Estudos dos solos

UFRR inaugura Museu de Solos, o terceiro criado no Brasil.


Museu mostra solos potenciais
 
 
Foi inaugurado nesta quarta-feira (9) o Museu de Solos do Estado de Roraima, localizado no Centro de Ciências Agrárias do Campus Cauamé da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O local abriga também amostras de rochas e minerais e ficará aberto para visitas agendadas de escolas de ensino médio, instituições de ensino superior e produtores. 
 
Este é o terceiro museu de solos oficialmente criado no Brasil. Seu acervo é formado por 25 monólitos que representam 13 tipos de solos classificados após excursões de alunos e professores do curso de Agronomia da UFRR a várias regiões de Roraima. Os monólitos são blocos de material coletados, tratados em laboratório e organizados conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. O objetivo, segundo o professor José Frutuoso do Vale Junior, responsável pelo espaço, é chegar a 50 peças. 
 
O propósito do museu é servir como centro de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFRR. Para agendar visitas, os interessados podem ligar para 3627 25 73 ou 9114 0707. 
 
Frutuoso, doutor em ciências do solo, conta que a ideia do museu surgiu há cinco anos, em conversas com os alunos. As primeiras amostras foram coletadas como parte das atividades de sala de aula. Desde 2011 o trabalho é apoiado pelo projeto Novos Talentos e pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que custearam a aquisição de material e o pagamento de bolsas para os acadêmicos. 
 
A inauguração do Museu de Solos do Estado de Roraima faz parte da programação que comemora os 20 anos do curso de Agronomia da UFRR. O professor Reginaldo Gomes, reitor em exercício, declarou que a instituição está orgulhosa desta conquista que abre novos desafios para os pesquisadores. “Aqui será um espaço de elaboração de ideias”, afirmou.
 
Recepção aos calouros 
 
A Universidade Federal de Roraima realiza na próxima segunda (14) uma reunião com todos os calouros do semestre 2013.2 para apresentar-lhes os benefícios e serviços oferecidos pela instituição ao alunado. O encontro será no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).
 
As palestras acontecerão das 16h às 17h30 e das 18h às 19h30. A partir das 14h já haverá atendimento individual aos calouros.
 
Serão abordados temas como as bolsas ofertadas pela UFRR (monitoria, mobilidade acadêmica nacional e internacional etc.), o funcionamento das Bibliotecas, da Ouvidoria, do Núcleo de Acessibilidade e do Restaurante Universitário. Também serão apresentados os auxílios transporte, alimentação e reprografia.
 
Para conversar com os novos alunos estarão presentes representantes das pró-reitorias de Ensino e Graduação (PROEG), Assuntos Estudantis (PRAE), Coordenação de Assuntos Internacionais (CRINT), Departamento de Registro Acadêmico (DERCA), Biblioteca Central, Ouvidoria e Núcleo de Acessibilidade (Construir).

Últimas Postagens