300 novos policiais nas ruas
O governador José de Anchieta autorizou nesta quarta-feira (09), a convocação de mais 300 classificados no último concurso público para soldados da Polícia Militar de Roraima (PM-RR) realizado em janeiro deste ano. A assinatura da convocação ocorreu no auditório da Academia da Polícia Integrada (API) na presença de autoridades e dos candidatos que aguardavam na lista de espera do certame.
Segundo a vice-reitora da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Ilma Xaud, responsável pelo concurso, até a sexta-feira (11) será divulgado o edital de convocação para a realização de exames médicos, testes físicos, psicológicos e investigação social.
Para Anchieta, o desenvolvimento e o crescimento do estado refletem no aumento da demanda por mais educação, saúde e segurança. “Nosso papel é garantir esses serviços à população roraimense e nossa meta é que os convocados estejam até o meio do próximo ano incorporados as fileiras da PM”, afirmou.
Apenas neste ano, serão 600 novos profissionais que ingressarão no efetivo da PM. Os primeiros 300 convocados já estão na API fazendo o curso de formação de soldados. A previsão é que os novos convocados comecem o treinamento na academia em janeiro de 2014.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Edison Prola, os soldados irão atuar em todo o território do Estado. “Em um ano avançamos muito no aumento do efetivo e nossa meta é a melhoria no atendimento à população e a valorização da corporação”, destacou.
O aparelhamento e a melhoria dos destacamentos espalhados por Roraima, também receberá investimentos do governo estadual. Trinta viaturas foram adquiridas com recursos próprios do estado e outras 40 em parceira com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e serão entregues para o efetivo da capital e do interior. Também está em fase de licitação a reforma dos prédios da PM no interior e a construção de casas de apoio.
REDE SOCIAL
Os candidatos que aguardavam na lista de espera do certame mantinham comunicação diária por meio das redes sociais, como o Facebook e WhatsApp. Pelos grupos, eles conversam sobre a possibilidade de novas convocações, além de marcar encontros para treinamentos de condicionamento para o teste físico, caso fossem convocados.
Tiago Teles se classificou na 362ª posição e destacou a força de vontade do grupo para fazer parte da corporação. “Entrar para a Polícia Militar é meu sonho, estou muito emocionado, pois nos esforçamos muito para conseguir nossos objetivos e a população pode esperar um trabalho digno e de muito respeito de todos”, prometeu.