RR tem 72 escolas no programa
Em Roraima, 13 instituições indígenas estão sendo contempladas com recursos do Programa Mais Educação, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com o intuito de ampliar a permanência do aluno na escola por meio de atividades alternativas.
No Programa Mais Educação, os estudantes retornam à escola em horário oposto para participar de diversas atividades esportivas, culturais e pedagógicas. Porém, nas instituições indígenas, os alunos ficam direto na escola. É servido almoço e logo em seguida, é dado início às ações.
Entre as atividades desenvolvidas nas instituições indígenas estão: teatro, futebol, danças regionais, artesanato, canteiro sustentável com o plantio de horta, além de estudos da língua materna da comunidade.
As escolas indígenas contempladas com o programa são: Apolinário Gimenez (Amajarí), Rosa Nascimento (Boa Vista Rural), Tuxaua Pedro Terêncio e Tuxaua Otávio Manduca (Bonfim), Sizenando Diniz, Ednilson Lima Cavalcante e Tuxaua Luiz Cadete (Cantá).
E ainda Wai Wai (Caroebe), Júlio Pereira, Dom Lourencio Zoller, Tuxaua Lauro Melquior e São Sebastião Caila (Uiramutã). No total, são contemplados 1.177 estudantes.
“O Mais Educação implantado nas escolas indígenas é algo novo e desafiador. Vemos a força de vontade dos gestores em executar as ações apesar das dificuldades, pois temos escolas de difícil acesso onde só é possível chegar de barco ou de avião e o programa acontece por lá”, enfatizou Silvane Maciel, coordenadora do Mais Educação no Estado.
Para a secretária Estadual de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, as escolas indígenas contempladas pelos recursos do Mais Educação terão, em um breve espaço de tempo, melhorias consideráveis nos indicadores educacionais, uma vez que os alunos são estimulados a estudarem mais e desenvolverem atividades culturais, esportivas e de cidadania.
MAIS EDUCAÇÃO
É um Programa do Governo Federal, que busca aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, no intuito de melhorar o ambiente escolar e estimular o aluno a participar de atividades educacionais diferenciadas, ampliando a jornada escolar.
É coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As ações ocorrem no horário oposto em que o aluno estuda, por monitores voluntários que recebem uma bolsa do MEC. A permanência no contra-turno escolar é de 3 horas e os alunos também recebem lanche.
As atividades são ofertadas nas áreas do meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, buscando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.
Em Roraima, atualmente, 9.750 alunos de 59 escolas são beneficiados com as ações do Mais Educação, sendo 30 instituições da Capital e 29 do interior. As principais atividades desenvolvidas são Letramento, Matemática, Agenda 21, Com-Vidas, canto coral, futebol, futsal, danças, teatro, pintura, desenho e karatê.
Algumas unidades de ensino já ofertam a modalidade Mais Educação Integral, na qual os alunos vão pela manhã para a escola, almoçam na instituição e permanecem para participar das atividades do programa. Esta atividade integral ocorre duas vezes por semana e as escolas que a promovem na Capital são: Princesa Isabel, 13 de Setembro e Carlos Drummond de Andrade.