00:00:00

Crianção de peixes

Centro Tecnológico de Aquicultura é inaugurado no interior.


Criação de espécies melhores
 
Francisco Espiridião
Secom-RR
 
O governador José de Anchieta participou, na manhã desta terça-feira (8), da inauguração do Centro Tecnológico de Aquicultura (CTA), um empreendimento privado, de propriedade do produtor rural Aniceto Wanderley. O CTA fica na fazenda Paraiso de Deus, área rural do Município de Amajari, cerca de 170 Km ao norte da capital Boa Vista.
 
A inauguração contou com a participação de parlamentares, produtores rurais, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) – Campus do Amajari, do secretário-adjunto estadual de Aquicultura e Pesca, Eugênio Thomé, entre outros convidados.
 
O empresário Aniceto Wanderley é um dos maiores criadores de peixe em cativeiro da região Norte. Ele disse que isso se deve ao incentivo que o governo do Estado tem proporcionado a quem se propõe a crescer, gerar renda e empregos em Roraima.
 
Para Wanderley, o CTA foi criado com o objetivo de trabalhar quatro áreas específicas: o melhoramento genético, a nutrição, a sanidade das espécies e a disseminação de informação, qualificando mão de obra.
 
A importância do evento levou também à fazenda Paraíso de Deus entidades financeiras, como o Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal. A Assembleia Legislativa estava representada pelo deputado Célio Wanderley, irmão do anfitrião. Aniceto disse que o segredo do sucesso está na espécie adotada na produção. “O tambaqui é um peixe que aguenta tudo, aguenta até a incompetência do produtor, o abuso.”
 
Segundo ele, a taxa de rentabilidade na criação de peixe supera em muito a da criação de gado bovino. “A quantidade de proteínas produzida pelo peixe é muito superior a de bovinos”, observa o produtor.
 
“Nós sabemos que a piscicultura está crescendo em Roraima, mas outros estados também estão produzindo. Estamos empenhados em que o nosso produto possa chegar ao mercado internacional.”
 
Anchieta declarou que o governo do Estado tem sua parcela de atividade no sucesso do empresário. “O governo tem levantado essa questão de forma objetiva, disponibilizando assistência técnica, abrindo e asfaltando estradas, levando energia e outros meios para facilitar o trabalho dos empreendedores.”
 
“A piscicultura é uma atividade bem-sucedida em Roraima”, confirmou o governador, ressaltando que são mais de 4 mil hectares de lâmina d’água usados na criação de tambaqui. “Aniceto é o maior criador de peixe em cativeiro do Brasil, e não tenho dúvida de que Roraima tem todas as condições 
favoráveis para isso, como a melhor água, bom clima e luminosidade.”
“É com essa política de expandir a piscicultura que nós estamos trabalhando. Aqui está um exemplo claro, o empresário Aniceto Wanderley, que está inaugurando o Centro com investimentos próprios”, disse Anchieta.
“Queremos melhorar a genética, transferir tecnologia aos demais produtores, enfim, desempenhamos ações conjugadas que mostram que estamos no caminho certo”, concluiu.

Últimas Postagens