Jubileu homenageia Luciano
Ainda dentro das atividades alusivas ao aniversário do estado de Roraima comemorado no último dia 05, o governo do Estado realizou cerimônia para homenagear por meio de honrarias diversas personalidades de Roraima.
O vice - líder do governo na Câmara Federal, deputado Luciano Castro (PR/RR) foi agraciado com o Grande Colar de Mérito Jubileu de Prata das mãos do governador José de Anchieta (PSDB).
A comenda foi entregue para todos aqueles que têm ou prestaram relevantes trabalhos desde o território de Roraima até os dias de hoje. Luciano Castro chegou a Roraima quando ainda era Território Federal em 1984, veio para assumir a Secretaria de Planejamento.
“Desde então, fiz deste lugar a minha terra. Sou o único deputado eleito, desde a primeira legislatura para deputado federal. Acompanhei o crescimento do estado. Sempre estive ao lado do governo independente de quem fosse o governador. Fico muito feliz pela homenagem e pelo reconhecimento que hoje recebo das mãos do governador José de Anchieta”,destacou o parlamentar.
Foram 80 pessoas homenageadas por destaque em serviço prestado em prol do desenvolvimento de Roraima. Receberam, ainda, honrarias: o governador Ottomar de Souza Pinto, (in memoriam), o governador José de Anchieta (PSDB), o vice-governador Chico Rodrigues (PSB), a primeira-dama Shéridan de Anchieta, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), o jornalista Francisco Esperidião e o primeiro cinegrafista do estado Miro Lopes, como também, personalidades de famílias tradicionais, empresários, militares e trabalhadores que contribuíram com o crescimento do Estado.
Saiba mais
Luciano de Souza Castro nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1949. Tem três filhos. Em 1973, formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro e quatro anos depois graduou-se em Administração Pública pela Universidade Católica de Brasília. Em 1977, iniciou a vida pública como servidor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura.
Em 1984, Castro chegou a Roraima, onde se tornou secretário de Planejamento e Coordenação do então território de Roraima, no governo de Arídio Martins. Nove anos mais tarde foi eleito deputado federal pelo Partido Liberal. Assumiu o cargo, pela primeira vez, em 4 de janeiro de 1993. Desde então, tem se dedicado a representar o povo de Roraima. Nesses 20 anos, destacou-se na Câmara Federal na luta pelo desenvolvimento do Estado e da região Norte. Em 2010 foi reeleito para exercer o 6º mandato como deputado federal (2011/2015).