No jubileu, Jucá pede reflexão
Depois de participar do encontro da ministro Ideli Salvatti com prefeitos do Estado,nesta sexta-feira, o senador Romero Jucá (PMDB), concedeu entrevista na rádio 93 FM, onde relembrou a criação do Estado de Roraima, a assinatura do texto da Constituição Federal, e os anos de trabalho dedicados ao Estado começando como governador do ex-território e, em seguida, senador da República. “Estes 25 anos de Roraima têm muito haver com minha vida, pois participei da implantação do Estado. Há 25 anos estou estava no Congresso, e vi Ulisses Guimarães assinar a Constituição. Então, para mim, é um momento de muita reflexão, de muita honra, muito orgulho”, afirmou Jucá. O senador ressaltou a experiência adquirida nestes anos de estrada. “A construção do nosso Estado é a construção do povo de Roraima. Pessoas que como você, como eu, adotaram esta terra para viver e trabalhar. Já avançamos muito no desenvolvimento, mas sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente.
Sobre a PEC 111, o senador falou da reunião entre a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, e o presidente da Associação dos Servidores do Ex-Território de Roraima, Josias Licata. “A ministra se sensibilizou com a luta dos servidores e disse que irá conversar com o ministério do Planejamento para que o governo dê o sinal verde para aprovação na Câmara. Já foi comprovado que o impacto deve ser de R$ 580 milhões, então menos que em Rondônia que é de R$ 1 bilhão e 600 milhões”, afirmou o senador. Segundo o parlamentar a matéria deve ser votada em segundo turno, neste mês de outubro, e assim que a PEC for para o Senado ele deverá ser o relator.
Jornal de Roraima
Durante à tarde, o senador visitou a redação do novo jornal impresso, o Jornal de Roraima. O parlamentar foi recepcionado pela editora- chefe, Eliane Rocha, conheceu as instalações, conversou com os funcionários e colocou-se à disposição do veículo de comunicação. “Estou muito feliz em conhecer o novo jornal, ver a qualidade da estrutura, e o mais importante, saber que o time de profissionais está entre os melhores do Estado. Roraima merece um trabalho de primeira como o do Jornal de Roraima”, finalizou Jucá.
Jucá acompanha Ideli
Na manhã desta sexta-feira, (04), o segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB), esteve com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), no Encontro Estadual de Prefeitos realizado na Universidade Federal de Roraima. A ministra também estava acompanhada pelo governador José de Anchieta (PSDB) e pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB).
O primeiro encontro da ministra foi com representantes da Universidade Federal de Roraima, onde foi solicitada a liberação de recursos para a melhoria da infraestrutura física e para a compra de equipamentos dos laboratórios da instituição. Em seguida, a ministra Ideli conversou com os gestores de todos os órgãos federais, em Roraima, para a organização do fórum de gestores, que é uma coordenação de cada estado responsável por solucionar as questões em parceria com as prefeituras, para reduzir a burocracia e o número de viagens de prefeitos e representantes de prefeituras à Brasília.
Representantes da Associação dos Servidores do ex-Território de Roraima fizeram uma manifestação em favor da aprovação da PEC 111, que enquadra os servidores dos ex-territórios do Amapá e de Roraima nos quadros da União. A matéria já aprovada em primeiro turno na Câmara e enfrenta um impasse com o ministério do Planejamento, por conta do impacto nas contas do Governo. A ministra recebeu o presidente da Associação, Josias Licata, e se dispôs a defender a proposta, em Brasília.
A ministra Ideli participou, ainda, da abertura do Encontro Estadual de Prefeitos, no auditório Alexandre Borges, da UFRR. Equipes de 13 ministérios estão em Boa Vista para o atendimento individualizado de cada prefeitura. O Encontro já foi realizado em 22 estados brasileiros. “É a forma de podermos ampliar e estreitar laços com os municípios, e ajudar resolver os problemas. Foi uma decisão da presidente Dilma a partir do Encontro Nacional que ela fez com os prefeitos eleitos, no início do ano. Esta aproximação é fundamental para que nós possamos ajudar a população brasileira que mora nas cidades mais distantes”, afirmou a ministra.
Para o senador Romero Jucá este encontro é essencial para que os prefeitos conheçam todos os projetos do governo federal e como ter acesso a eles. “O governo federal tem inúmeros programas voltados para os municípios brasileiros que muitas vezes não são realizados pela falta de comunicação, ou pela dificuldade de cada prefeito chegar a Brasília. Trazer estas informações para as prefeituras é muito importante, além de tirar dúvidas sobre os principais problemas enfrentados em cada município”, destacou o senador.